Trilha Sonora

9 de dezembro de 2010

Por um IEAR + Augusto!

Prezad@s,

Desconsiderando as intempéries de uma consulta apressada e confusa, não posso deixar de expressar meus sentimentos pela torcida, como já brinquei, por um IEAR + Augusto! - que, como nos ensina o Dicionário Aurélio, significa ser respeitável, venerável, sublime e majestoso.

Não é tão fácil encontrar alguém que tenha um nome tão apropriado à pessoa. E Augusto, é sim, um desses casos. Pelo menos é o que tenho visto nesse pouco mais de um ano em sua companhia, quando tem se mostrado objetivo, generoso, equilibrado, paciente e - acima de tudo - um grande mediador.

Qualidades que, a meu ver, são mais que necessárias para assumir qualquer cargo, em qualquer instituição. Mas que, no caso do IEAR, torna-se imprescindível.

Isso não significa que Augusto não tenha defeitos. Porém, ele possui outras duas virtudes que compensam suas possíveis limitações, que é a capacidade de ouvir e aprender. Também tem sido assim, nesse aspecto, especialmente com seus colegas professores.

E é por isso que parte significativa deste corpo docente está - nesse momento e a pedido deles, vale ressaltar - ao seu lado nessa campanha.

Foi isso, inclusive, que fez com que seu nome fosse sempre lembrado quando da necessidade de algum de nós assumir a Coordenação do Curso de Pedagogia, de forma transitória.

É, pois, chegada a hora de retribuir sua dedicação e empenho. E faço aqui em forma de apoio à sua candidatura.

Não que isso seja um prêmio. Sabemos que ao assumir um cargo como esse, Augusto - como qualquer um de nós - terá que deixar em segundo plano suas aspirações de pesquisa e extensão. Mas, esse é um fardo necessário para que tenhamos condições institucionais de funcionamento.

E, certamente, tudo ficará facilitado - e isso serve para qualquer candidatura - com o apoio de todos (professores, alunos e funcionários) para o bom exercício das funções administrativas.

Fica aqui, pois, minha torcida por um IEAR + Augusto!

Atenciosamente,

Marcos Marques

PS: Vejam o jingle da campanha em: "Gente Boa! Classe A! Classe Augusto".

3 de dezembro de 2010

Mídia e violência urbana

Nesses tempos de UPPs, vale à pena conferir a seguinte notícia. A Editora da UFF (Eduff) lançará dia 8 de dezembro, às 18h, o livro “Notícias da violência urbana: um estudo antropológico”, do antropólogo Edilson Márcio Almeida da Silva. O lançamento será na Livraria da Travessa, Rua 7 de Setembro, 54, Centro, Rio de Janeiro.

O livro trata da importância da mídia na vida moderna e na construção social da realidade. O autor busca identificar quais são os critérios de seleção e hierarquização das notícias de violência, que dão mais visibilidade ao tema. Para fazer o livro, Silva frequentou a redação de um jornal e entrevistou jornalistas.



Fica a sugestão. Quem quiser o livro e não puder vir ao Rio. É só pedir pelo site da Eduff: www.editora.uff.br.


Abs, Marcos Marques



[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...