Prezad@s,
Como combinado, o link para a apresentação do curso.
E, por fim, o acesso para o texto da próxima aula, o meu livro "Florestan", da Coleção Educadores.
Att. Marcos Marques
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Informativo das Disciplinas de Sociologia do IEAR-UFF / Prof. Marcos Marques de Oliveira
Trilha Sonora
28 de maio de 2014
27 de maio de 2014
Educação do Campo no Brasil: um diálogo com alfabetizadores das classes populares
Prezad@s,
Como combinado, segue a apresentação da nossa aula de sábado (24/05/2014), na especialização em "Alfabetização dos estudantes das classes populares", do IEAR/UFF.
Desde já, meus agradecimentos pela acolhida.
E até uma próxima oportunidade!
Como combinado, segue a apresentação da nossa aula de sábado (24/05/2014), na especialização em "Alfabetização dos estudantes das classes populares", do IEAR/UFF.
Desde já, meus agradecimentos pela acolhida.
E até uma próxima oportunidade!
Att. Marcos Marques de Oliveira Prof. de Sociologia / Educação do Campo (IEAR/UFF) Programa de Pós-Graduação em Educação (FEUFF) http://sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com.br
22 de maio de 2014
[Sociologia da Educação II] Apresentações dos tópicos I, II e III
Prezad@s,
Como combinado, segue o link para as apresentações do nosso curso até aqui.
Att. Marcos Marques
Como combinado, segue o link para as apresentações do nosso curso até aqui.
Att. Marcos Marques
[Agenda] Educação do Campo no Brasil: um diálogo com alfabetizadores das classes populares
Prezad@s,
Segue o material indicado para a próxima aula de sábado (24/05/2014), na Pós-Graduação (Especialização) "Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares", do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF).
Objetivo:
A partir de um breve diagnóstico da escolarização no campo brasileiro, estimular a reflexão crítica coletiva sobre algumas práticas políticas e pedagógicas que visam o chamado "desenvolvimento sustentável" do meio rural, especialmente as engendradas pelos movimentos sociais campesinos, que tem por base o (re)conhecimento dos interesses sociais e das características culturais das diversas populações que compõem e habitam as áreas não urbanas desta nossa nação.
Textos-Base:
- OLIVEIRA, Marcos Marques de. A educação que nasce da luta pela terra. Revista Marco Social, vol. 07, agosto 2005. (pp. 52 - 57).
- OLIVEIRA, Marcos Marques de. Jovens rurais em movimentos de alternância: aproximações gramscianas. Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares, Faculdade de Educação da UFF, Niterói (RJ), setembro 2010. (Apresentação/Seminário).
- SOUZA, Maria Antônia. Educação do Campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Revista Educação e Sociedade, Campinas (SP), vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008.
Até lá!
Marcos Marques
Assinar:
Postagens (Atom)
[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"
Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...
-
OLIVEIRA, Marcos Marques de. A mercantilização dos direitos e os novos dilemas da educação brasileira (p. 92-99). ANDES, Revista Universida...
-
Muito honrado em participar do segundo volume do e-book “Ética e pesquisa em Educação: subsídios”, organizado pela Comissão de Ética em Pesq...
-
Vicente e Antonio: a história de uma amizade* Alerrandro Adrian É uma conversa entre duas pessoas, ou melhor, entre quatro pessoas, o Jov...