Trilha Sonora

Cinema e Política: fragmentos de um discurso sociológico para uma Educação Estética (Tópicos Especiais em Sociologia da Educação) [2-2016]

IEAR/UFF – Curso de Pedagogia
Professor: Marcos Marques de Oliveira
Programa da Disciplina: Tópicos Especiais em Sociologia da Educação


Cinema e Política: fragmentos de um discurso sociológico para uma educação estética

Optativa (Pedagogia) e Eletiva (Políticas Públicas – Geografia) / Sexta-feira (18h às 22h)


objetivos:
A partir de clássicos do Cinema Europeu do Século XX, este exercício disciplinar visa estimular debates sobre produções áudios-visuais como instrumento didático de uma prática educativa circunstanciada e sensível, para analisar, a partir de conceitos sociológicos, a relação entre estética e política na sociedade contemporânea. Na linha do que afirma Rosália Maria Duarte (FERRARI; CASTRO, 2012, p.08), objetivamos “colocar em jogo diferentes opiniões sobre o que os filmes ensinam e o que se aprende com eles”, realizando, portanto, “uma atividade essencialmente pedagógica”. Por complemento, além de buscar configurar, desse modo, uma “comunidade política convocada pela experiência estética”, temos a intenção pedagógica de “tomar o cinema como detonador da escrita” (FERRARI; CASTRO, 2012, p.12), a partir das reflexões individuais e coletivas que nos forem provocadas pelas imagens e discursos destas verdadeiras obras primas.
                  


EMENTÁRIO, FILMOGRAIA E BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

1. Revolução em movimento, imagem e som.
Filme 1: O Encouraçado Potemkin. URSS, 1925. 68 min. Direção: Sergei Eisenstein.
Filme 2:  Metropolis. Alemanha, 1927. 148 min. Direção: Fritz Lang.

Texto: MARINETTI, Filipo Tommaso Marinetti. Manifesto Futurista (1909). Acesso: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Futurista.

2. O pesadelo da razão.
Filme 3: Roma, Cidade Aberta. Itália, 1945. 102 min. Direção: Roberto Rosselini.
Filme 4:  Hiroshima, Mon Amour. França, 1959. 90 min. Direção: Alain Resnais.

Texto: BRETON, André. Manifesto Surrealista (1924). Acesso: https://www.marxists.org/portugues/breton/1924/mes/surrealista.htm.

3. As razões do pesadelo.
Filme 5: Os Incompreendidos. França, 1959. 100 min. Direção: François Truffaut.
Filme 6: O Deserto Vermelho. Itália, 1964. 122 min. Direção: Michelangelo Antonioni.

Texto: ANDRADE, Oswald. Manifesto Pau-Brasil (1924) / Manifesto Antropofágico (1928). Acesso: http://www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf.

4. Em busca do tempo perdido.
Filme 7: Os Girassóis da Rússia. Itália/Rússia, 1970. 101 min. Direção: Vittorio de Sica.
Filme 8: Fitzcarraldo. Alemanha, 1982. 157 min. Direção: Werner Herzog.

Texto: CAMPOS, Augusto de. Poesia Concreta: Um Manifesto (1956). Acesso: http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poesiaconc.htm.

5. Desejar o paraíso nos leva ao inferno.
Filme 9: Asas do Desejo. Alemanha, 1987. 128 min. Direção: Wim Wenders.
Filme 10: Cinema Paradiso. Itália/Alemanha, 1988. 123 min. Direção: Giuseppe Tornatore.

Música: VELOSO, Caetano. Língua (Velô, 1984). Acesso: https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/44738/.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
D’ANGELO, Martha. Educação estética e crítica de arte na obra de Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: Nau, 2011.

FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney Polato. Política e poética das imagens como processos educativos. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012.

OLIVEIRA, M. M. de. Cidades-totais: o (nada)sublime espaço pós-moderno. São Paulo (SP): Ideias&Letras, 2015.



avaliação:
– Sinopses + Trabalho Final.
– Verificação Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
– Frequência mínima: 75%.

CONTATOS:
Blog: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
E-mail: marcos_marques@id.uff.br
Facebook: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/

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