IEAR/UFF – Curso de Pedagogia
Programa: PPP (Estágio em Educação de Jovens e
Adultos)
Professor: Marcos Marques de Oliveira
Curso
de Pedagogia / Segunda-Feira (14h às 18h)
EMENTA:
Investigações e
intervenções por meio de práticas de ensino e/ou projetos pedagógicos
envolvendo temáticas e/ou categorias trabalhadas nos semestres anteriores, além
das relacionadas com a disciplina teórica de EJA, tais como: geração;
juventude; idade adulta; trabalhadores; analfabetismo; suplência; e educação
profissional.
OBJETIVOS:
Em forma de estágio
supervisionado, tem a finalidade de relacionar teoria e prática na educação,
visando a aprendizagem da profissão com base na experiência direta,
especialmente através de investigações sobre projetos pedagógicos e/ou
intervenções em práticas de ensino, em instituições ou contextos de EJA.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
O aluno deverá
realizar estágio de observação e prática de ensino em turma(s) de EJA,
perfazendo a carga horária de 50 horas (em 12 encontros). As 20 horas restantes
serão destinadas à produção do relatório final.
DOCUMENTAÇÃO:
- Formulário de
dados da instituição e do aluno (azul);
- Formulário de
entrada de dados;
- Registro de
atividades do estagiário.
ROTEIRO
DE OBSERVAÇÃO:
1. Diagnóstico da
escola: espaço físico e infraestrutura; recursos humanos; contexto geográfico
(bairro, cidade); história da escola; Projeto Político Pedagógico.
2. Diagnóstico
social: perfil da comunidade escolar.
3. Perfil docente: formação,
experiência profissional e relação com a EJA.
4. Relato das aulas
e atividades observadas: conteúdo trabalhado; metodologia; recursos utilizados;
material didático; atuação docente e participação discente. Observar as
seguintes relações: aluno/aluno; aluno/escola; aluno/professor.
5. Considerações
finais: produção descritiva de uma análise das questões observadas, dialogando
com as abordagens teóricas estudas e/ou já trazidas por cada um.
Estrutura e desenvolvimento do relatório final:
1. Apresentação:
informações sobre o desenvolvimento do estágio (local, período e metodologia
desenvolvida).
2. Informações
sobre o diagnóstico da escola e do meio social.
3. Perfil docente e
discente.
4. Relato das aulas/atividades
observadas.
5. Considerações
finais.
6. Previsão de
entrega: 31/03/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário