IEAR/UFF - Cursos de Pedagogia
(OPTATIVA)
Cursos de Geografia e Políticas
Públicas (ELETIVA)
Disciplina: Educação do Campo
Professor: Marcos Marques de
Oliveira
QUINTA-FEIRA (18h às 22h)
A partir do diagnóstico da
escolarização no campo brasileiro, estimular a reflexão sobre as práticas
político-pedagógicas que visam o desenvolvimento sustentável do meio rural –
especialmente as engendradas pelos movimentos sociais campesinos.
EMENTÁRIO
E BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1. A questão agrária no Brasil:
ontem e hoje.
GUILHOTO,
Joaquim José M. et al. Agricultura familiar: contribuindo para a riqueza
nacional. Marco Social, vol. 9, nº 1,
julho 2007. (pp. 20-25). Link.
VEIGA,
José Eli da. Apresentação. In: PRADO Júnior, Caio. A questão agrária brasileira. 5ª ed. São Paulo (SP): Brasiliense,
2000. (pp. III-XXIII). Link.
2.
A educação rural brasileira: história, diagnóstico e perspectivas.
JESUS,
Vania Cristina Pauluk de. A educação no campo na história educacional
brasileira: alguns apontamentos. VII
Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no
Brasil”. Unicamp – FE, Campinas (SP), Brasil, 2006. Link.
MENDONÇA,
Sonia Regina de. A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960). Estudos Sociedade & Agricultura,
vol. 14, nº 1, abril 2006. (pp. 88-113). Link.
MUNARIM,
Antonio. O cenário de construção de uma política pública de Educação do Campo. Marco Social, vol. 12, nº 1, julho 2010.
(pp. 08-13). Link.
3. Juventude rural: a
questão da sucessão geracional
ABRAMOVAY,
Ricardo (et al.). Juventude e agricultura
familiar. Brasília: UNESCO/ FAO/INCRA/EPAGRI, 1998. Link.
OLIVEIRA,
Marcos Marques de. Juventude rural de Pedagogia da Alternância. Revista Sodebras, v. 10, n. 113, maio
2015. Link.
4. Movimentos sociais e Educação
do Campo
OLIVEIRA,
Marcos Marques de. A educação que nasce da luta pela terra. Marco Social, vol. 07, agosto 2005. (pp. 52 - 57). Link.
RIBEIRO,
Vândiner; PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo e MST: conflitos de saberes e
estratégias na produção de sujeitos. Educação
& Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 785-808, jul./set. 2015.
Link.
5. O campo (e a educação) sob
a perspectiva de uma “nova ruralidade”
MIRANDA,
Luiz Carlos; ADIB, Alberto Renault. Multifuncionalidade
e desenvolvimento rural sustentável. Marco Social, vol. 9, nº 1, julho
2007. (pp. 06-11). Link.
Schneider, Sérgio. Situando o
desenvolvimento rural no Brasil: o contexto e as questões em debate. Revista de Economia Política, vol. 30,
nº 3 (119), pp. 511-531, julho-setembro/2010. Link.
SOGLIO,
Fábio Del. Agroecologia: princípios para a construção de uma nova agricultura. Marco Social, vol. 9, nº 1, julho 2007.
(pp. 16-19). Link.
Bibliografia Complementar:
ABRAMOVAY, Ricardo. O futuro das regiões rurais. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.
ARROYO, Miguel. Educação do Campo: movimentos sociais e formação docente. Marco Social, vol. 12, nº 1, julho 2010. (pp. 12-15).
CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa Guaraná (Orgs.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Maud X, 2007.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
OLIVEIRA, Marcos Marques; STEPHAN, Gustavo; VALLE, Marcelo. Vozes e visões do campo: II Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Rio de Janeiro / São Paulo: Instituto Souza Cruz / Peirópolis, 2009.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Jovens e Educação no Campo: por uma política de reconhecimento dos movimentos sociais campesinos. Boletim Observatório Jovem, v. 03, pp. 01-10, 2014.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Jovens rurais em movimentos de Alternância: aproximações gramscianas. In: SEMERARO, Giovanni; OLIVEIRA, Marcos Marques de; SILVA, Percival Tavares da; LEITÃO, Sônia Nogueira (Orgs.). Gramsci e os movimentos populares. 2ª ed. Niterói (RJ): Editora da UFF (EDUFF), 2013, p. 163-177.
STROPOSOLAS, Valmir. O mundo rural no horizonte dos jovens. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.
VEIGA, José Eli da. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, 2002.
Filmografia:
Cafundó. Brasil, 2005. 102 min. Direção: Paulo Betti.
Jornadas e juventudes rurais. Brasil, 2009. 20 min. Direção: Roberto Novaes e Aída Marques.
Meninos da roça. Brasil, 1994. 90 min. Direção: Roberto Novaes.
O país de São Saruê. Brasil, 1971. 120 min. Direção: Wladimir Carvalho.
Jornadas e juventudes rurais. Brasil, 2009. 20 min. Direção: Roberto Novaes e Aída Marques.
Meninos da roça. Brasil, 1994. 90 min. Direção: Roberto Novaes.
O país de São Saruê. Brasil, 1971. 120 min. Direção: Wladimir Carvalho.
O sonho de Rose.
Brasil, 2000. 120 min. Direção: Tetê Moraes.
O mundo segundo a Monsanto.
França, 2007. 120 min. Direção: Maria-Monique Robin.
Avaliação:
–
Seminários + Trabalho Final.
–
Verificação Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
–
Frequência mínima: 75% das horas/aula.
Contatos:
Blog:
http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
E-mail:
marcos_marques@id.uff.br
Facebook: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/
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