Trilha Sonora

Sociologia da Educação II [DED00102] - 2020.1

Sociologia da Educação II [DED00102]

Departamento de Educação (DED)

IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA

PROGRAMA DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA

3º Período de pedagogia (Quintas-Feiras – 18h)

 

OBJETIVO:

Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.

 

Avaliação:

– Seminários + Prova Individual.

 

DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:

 

17/09/2020 (On-line)

- APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA.

 

24/09/2020 (On-line)

1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano

• OLIVEIRA, M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.


01/10/2020 (On-line)

- Continuação do tópico anterior.

 

03/10/2020 (Off-line)

Anísio Teixeira: Educação não é privilégio. Brasil, 1980(?). 42 min. Direção: Raimundo Chagas.

 

08/10/2020 (On-line)

2. Os Pioneiros da Educação Nova

• FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

• TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: WESTBROOK, Robert B. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

• AZEVEDO, Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

 

10/10/2020 (On-line/Opcional)

3. A Escola Paulista de Sociologia

→ Entrevista: O Protesto Negro na Atualidade: gênero e representação política, dialogando com Flávia Rios (UFF) e Edilza Correia Sotero.

• RIOS, Flávia. O protesto negro no Brasil Contemporâneo (1978-2010). Lua Nova, n. 85, pp. 41-79, 2012.

• SOTERO, Edilza Correia. Negros candidatos e candidatos negros: partidos políticos e campanhas eleitorais na cidade de São Paulo após o fim do Estado Novo. PLURAL, Revista do Programa de PósGraduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 23.1, pp. 9-35, 2016.

 

15/10/2020 (Agenda Acadêmica)

→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.

 

22/10/2020 (On-line)

• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).

 

29/10/2020 (On-line)

4. As teorias da Reprodução de Pierre Bourdieu e Althusser

• FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, educação, estado e (re)produção. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n.17, jan/jun 2014.

• CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.

https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n17/n17a05.pdf

Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre Charles.

 

05/11/2020 (On-line)

• Avaliação Parcial do Curso.

 

12/11/2020 (Off-line)

- Avaliação I: Prova Individual

 

19/11/2020 (On-line)

6. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)

Tema 1

• GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

- Eduarda Araújo

Taís Silva Santos

- Thamires Souza

Tema 2

• MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB)Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005.

- Ana Julia

- Jéssica Ferreira

- Maria Beatriz Teixeira dos Santos


26/11/2020 (On-line)

6. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)

Tema 1


• FERREIRA, Márcia Santos Ferreira. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no BrasilRevista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, pp. 279-292, mai/ago 2008.

- Matheus Gabriel

- Thamirez dos Santos

Tema 2

• BREDEL, Michele Guedes. Infância e culturas infantis: um diálogo com Florestan FernandesRevista de Ciências da Educação. UNISAL, Americana, SP, ano XVII n. 33, pp. 99-114, jul/dez 2015.

- Andresa Ramos

- Camila de Oliveira

- Debora Mello

- Eduarda da Silva

- Maria Eduarda Silva Chagas

Tema 3

• FERNANDES, Florestan. As “trocinhas” do Bom Retiro. Pro-Posições, v. 15, n. I (43), jan-abr 2004.

- Josiane de Oliveira

- Maria Eduarda Silva de Souza

- Mikaela Peres

- Raiane Castro

- Tatiane Rodrigues

Tema 4

• GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de ArendtRevista Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.

- Laressa Ferreira Martins

- Jean Muniz


03/12/2020 (On-line)

6. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)

Tema 1

• NAJJAR, Jorge; MOCARZEL, Marcelo; MORGAN, Karine. Os Planos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: um mapeamento de metas, estratégias e desafiosRevista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2020.

- Gabriela Rosa

- Thamirez dos Santos

Tema 2

• CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questãoSociologias. Porto Alegre, ano 4, n. 8, jul/dez 2002.

- Alexsandra Duarte

- Evanildo Oliveira

- Gesivan Santos

- Jacqueline Carmo

- Jéssica Rosa

- Lorrayne Mello


Tema 3

 ABRAMOVAY, Miriam (Org.). Conversando sobre violência e convivência nas escolas. FLACSO, 2012.

- Maria Eduarda Monteiro

- Rayssa Marques

- Thayna Gomes

- Victor de Souza

- Vitória Cabral

Tema 4


• FAVATO, Maria Nilse; RUIZ, Maria José Ferreira Ruiz. REUNI: política para a democratização da educação superior? Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 2, pp. 448-463, mai/ago 2018.

- Isis Braga

- Milena Rodrigues


Temas opcionais:

• JESUS, Sonia Meire S. Azevedo. Educação do campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades e limites de acesso à educação no contexto do projeto neoliberal. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, pp. 167-186, jan/mar 2015.

• DURHAM, Eunice Ribeiro. A política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso: uma visão comparada. Novos Estudos, n. 88, pp. 153-179, nov 2010.

 

10/12/2020 (Off-line)

5. Escolas sociológicas marxistas: o “crítico” pensamento de Frankfurt e o Gramscismo

• MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. Domínio Público / CultVox, 2001.

• VILELA, Rita Amelia Teixeira. Críticas e possibilidades da educação e da escola na contemporaneidade: lições de Theodor Adorno para o currículoEducação em Revista, Belo Horizonte, n. 45, pp. 223-248, Jun 2007.

• MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

→ Gramsci e a Revolução Russa. Depoimento de Marcos Del RoyoTV Boitempo – Dicionário Gramsciano. 20 min. 2017.


• Avaliação Final do Curso / Verificação Suplementar.

 

Ambientes de aprendizagem:

- Aulas On-line: <meet.google.com/pzh-rfws-twf>.

- Turma Google Classroom: <fmnf5hk>.

- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.

CONTATO: marcos_marques@id.uff.br

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...