Sociologia da Educação II [DED00102]
Departamento de Educação (DED)
IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA
PROGRAMA DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA
3º Período de
pedagogia (Quintas-Feiras – 18h)
OBJETIVO:
Estimular a
reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim
como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de
ensino e a outros mecanismos de socialização.
• Avaliação:
– Seminários +
Prova Individual.
DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:
17/09/2020 (On-line)
- APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA.
24/09/2020 (On-line)
1. Gênese e desenvolvimento da Educação
Brasileira: um olhar weberiano
• OLIVEIRA, M.
M. de. As origens da
educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de
organização do ensino. Revista
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12,
n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.
03/10/2020 (Off-line)
→ Anísio
Teixeira: Educação não é privilégio. Brasil, 1980(?). 42 min. Direção:
Raimundo Chagas.
08/10/2020 (On-line)
2. Os Pioneiros da Educação Nova
• FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
• TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: WESTBROOK, Robert B. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
• AZEVEDO,
Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos
educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora
Massangana, 2010.
10/10/2020
(On-line/Opcional)
3. A Escola Paulista de Sociologia
→ Entrevista: O Protesto Negro na Atualidade: gênero e
representação política, dialogando com Flávia Rios (UFF) e Edilza Correia
Sotero.
• RIOS,
Flávia. O protesto
negro no Brasil Contemporâneo (1978-2010). Lua
Nova, n. 85, pp. 41-79, 2012.
• SOTERO,
Edilza Correia. Negros
candidatos e candidatos negros: partidos políticos e campanhas eleitorais na
cidade de São Paulo após o fim do Estado Novo. PLURAL,
Revista do Programa de Pós‑Graduação em
Sociologia da USP, São Paulo, v. 23.1, pp. 9-35, 2016.
15/10/2020 (Agenda Acadêmica)
→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.
22/10/2020 (On-line)
• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).
29/10/2020 (On-line)
4. As teorias da Reprodução de Pierre
Bourdieu e Althusser
• FERRARO,
José Luís Schifino. Althusser,
educação, estado e (re)produção. Revista
Contemporânea de Educação, vol. 9, n.17, jan/jun 2014.
• CATANI,
Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu
no campo educacional brasileiro. Revista
Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.
https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n17/n17a05.pdf
→ Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França,
2002. 140 min. Direção: Pierre Charles.
05/11/2020 (On-line)
• Avaliação Parcial do Curso.
12/11/2020 (Off-line)
- Avaliação I: Prova Individual
19/11/2020 (On-line)
6. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)
Tema 1
• GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
- Eduarda Araújo
- Taís Silva Santos
- Thamires Souza
Tema 2
• MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005.
- Ana Julia
- Jéssica Ferreira
- Maria Beatriz Teixeira dos Santos
26/11/2020 (On-line)
6. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)
Tema 1
- Matheus Gabriel
- Thamirez dos Santos
Tema 2
• BREDEL, Michele Guedes. Infância e culturas infantis: um diálogo com Florestan Fernandes. Revista de Ciências da Educação. UNISAL, Americana, SP, ano XVII n. 33, pp. 99-114, jul/dez 2015.
- Andresa Ramos
- Camila de Oliveira
- Debora Mello
- Eduarda da Silva
- Maria Eduarda Silva Chagas
Tema 3
• FERNANDES, Florestan. As “trocinhas” do Bom Retiro. Pro-Posições, v. 15, n. I (43), jan-abr 2004.
- Josiane de Oliveira
- Maria Eduarda Silva de Souza
- Mikaela Peres
- Raiane Castro
- Tatiane Rodrigues
Tema 4
• GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.
- Laressa Ferreira Martins
- Jean Muniz
03/12/2020 (On-line)
6. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)
Tema 1
• NAJJAR, Jorge; MOCARZEL, Marcelo; MORGAN, Karine. Os Planos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: um mapeamento de metas, estratégias e desafios. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2020.
- Gabriela Rosa
- Thamirez dos Santos
Tema 2
• CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias. Porto Alegre, ano 4, n. 8, jul/dez 2002.
- Alexsandra Duarte
- Evanildo Oliveira
- Gesivan Santos
- Jacqueline Carmo
- Jéssica Rosa
- Lorrayne Mello
• ABRAMOVAY, Miriam (Org.). Conversando sobre violência e convivência nas escolas. FLACSO, 2012.
- Maria Eduarda Monteiro
- Rayssa Marques
- Thayna Gomes
- Victor de Souza
- Vitória Cabral
Tema 4
- Isis Braga
- Milena Rodrigues
Temas opcionais:
• JESUS, Sonia Meire S. Azevedo. Educação do campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades e limites de acesso à educação no contexto do projeto neoliberal. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, pp. 167-186, jan/mar 2015.
• DURHAM,
Eunice Ribeiro. A política
educacional do governo Fernando Henrique Cardoso: uma visão comparada. Novos Estudos, n. 88, pp. 153-179, nov
2010.
10/12/2020 (Off-line)
5. Escolas sociológicas marxistas: o “crítico” pensamento de Frankfurt e o Gramscismo
• MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. Domínio Público / CultVox, 2001.
• VILELA, Rita Amelia Teixeira. Críticas e possibilidades da educação e da escola na contemporaneidade: lições de Theodor Adorno para o currículo. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 45, pp. 223-248, Jun 2007.
• MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
→ Gramsci e a Revolução Russa. Depoimento de Marcos Del Royo. TV Boitempo – Dicionário Gramsciano. 20 min. 2017.
• Avaliação Final do Curso / Verificação Suplementar.
Ambientes de
aprendizagem:
-
Aulas On-line: <meet.google.com/pzh-rfws-twf>.
-
Turma Google Classroom: <fmnf5hk>.
-
Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.
CONTATO: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário