Trilha Sonora

[2019-1] Política e Educação: contribuições conservadoras, liberais e socialistas para o pensamento democrático



UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)
OPTATIVA / ELETIVA - 2019-1

[Quinta-feira, 14h às 18h]


POLÍTICA E EDUCAÇÃO:
Contribuições conservadoras, liberais e socialistas para o pensamento democrático
[DED00155] - TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO]

Prof. Marcos Marques de Oliveira


EMENTA
Sob a metodologia de “rodas de leitura”, o curso visa o aprendizado – através do diálogo e do debate – de teorias e conceitos clássicos da Ciência Política, com foco nas contribuições de autores conservadores, liberais e socialistas para a emergência do que denominamos de "pensamento democrático moderno".


TÓPICOS / BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. Fundamentos históricos e filosóficos sobre o nascimento da política.

• SANTOS, Maria Carolina Alves dos. Nós e os gregos. Trans/Form/Ação, Sao Paulo, 17: 133-141, 1994. Link.

2. Matrizes ideológico-estruturais do pensamento "crítico" moderno.

• SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, 1996. [Os economistas, Vol. 1]. Link.
• MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando Publicações, 2011. Link.

3. Os pilares "conservadores" do pensamento político moderno.

• CAMPOS, Luiz Augusto. Os pais fundadores da política moderna. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 883-891, set./dez. 2009. Link.
• MENDES, Felipe Landim Ribeiro. Escravidão e ordem política: uma comparação entre a Política de Aristóteles e A Utopia de Thomas More. Primeiros Estudos, São Paulo, n. 6, p. 65-75, nov. 2014. Link.
• MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. RCM: Edição Eletrônica, 2002. Link.

4. A invenção do “indivíduo” e a constituição do Estado moderno.

• MELLO, Leonel Itaussu Almeida. John Locke e o individualismo liberal. In: WEFFORT, Francisco. Os clássicos da política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, “O Federalista”. V.1. São Paulo: Ática, 2001. Link.
RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: WEFFORT, Francisco. Os clássicos da política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, “O Federalista”. V.1. São Paulo: Ática, 2001. Link.
• SOËTARD, Michel. Jean Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores]. Link.
• PLEINES, Jürgen-Eckardt. Hegel. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores]. Link.
               
5. Educação para a liberdade. Mas qual?

• FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores]. Link.
WESTBROOK. Robert B. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores]. Link.
• MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores]. Link.
• BUENO, Roberto. A democracia e seus fundamentos em Norberto Bobbio. Eidos [online], n.12, 2010. Link.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 

• BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Giafranco. Dicionário de Política. V. I e II. Brasília: UNB, 2009.


AVALIAÇÃO
– Duas provas individuais.
– Verificação Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
– Freqüência mínima: 75%.


CONTATOS
Blog: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com / E-mail: marcos_marques@id.uff.br / Facebook: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/


Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...