DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)
IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA
3º Período (6ª Feira / 18h)
_________________________________
OBJETIVO:
Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.
• Avaliação:
– Seminários + Prova Individual.
_________________________________
DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:
I. 18/06/2021 (On-line)
- APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA.
→ O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.
II. 25/06/2021 (On-line)
1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano
• OLIVEIRA, M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.
III. 02/07/2021 (On-line)
→ Lutero. Alemanha, 2003. 121 min. Direção: Eric Till.
→ Casa Grande e Senzala. Brasil, 1974. 15 min. Direção: Geraldo Sarno.
IV. 09/07/2021 (On-line)
→ Reportagens sobre Astolfo Marques: 1 e 2. Brasil, 2021. 6 min. Realização: Globo News.
[início do prazo para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
V. 16/07/2021 (On-line)
2. Os Pioneiros da Educação Nova
• AZEVEDO, Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
→ Anísio Teixeira: Educação não é privilégio. Brasil, 1980(?). 42 min. Direção: Raimundo Chagas.
VI. 23/07/2021 (Off-line)
3. A Escola Paulista de Sociologia
→ Vicente e Antonio: a história de uma amizade - Florestan Fernandes e Antonio Candido. Brasil, 2020. 60 min. Direção: Roberto Stefanelli.
[prazo final para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
VII. 30/07/2021 (On-line)
• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).
[divisão de grupos de trabalho para os seminários]
VIII. 06/08/2021 (On-line)
→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.
→ Florestan. Brasil, 2021. 3.40 min. Compositor: Salomão Habib.
IX. 13/08/2021 (On-line)
4. CIEP: A Educação Integral como Norte do Ensino Público
• GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
→ O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro). Brasil, 2002. min. Direção: Isa G. Ferraz.
X. 20/08/2021 (On-line)
5. A teoria da Reprodução: o capital cultural de Pierre Bourdieu
• CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.
→ Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre Charles.
XI. 27/08/2021 (Off-line)
Avaliação I: Estudo Dirigido Individual.
XII. 03/09/2021 (On-line)
5. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)
• GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.
• CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias. Porto Alegre, ano 4, n. 8, jul/dez 2002.
XIII. 10/09/2021 (On-line)
• VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educ. Pesqui, vol.41, n.3, pp.791-806, 2015.
• BREDEL, Michele Guedes. Infância e culturas infantis: um diálogo com Florestan Fernandes. Revista de Ciências da Educação. UNISAL, Americana, SP, ano XVII n. 33, pp. 99-114, jul/dez 2015.
• FERREIRA, Márcia Santos Ferreira. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, pp. 279-292, mai/ago 2008.
• JESUS, Sonia Meire S. Azevedo. Educação do campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades e limites de acesso à educação no contexto do projeto neoliberal. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, pp. 167-186, jan/mar 2015.
Textos excedentes
• FAVATO, Maria Nilse; RUIZ, Maria José Ferreira Ruiz. REUNI: política para a democratização da educação superior? Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 2, pp. 448-463, mai/ago 2018.
• MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005.
XV. 24/09/2021 (A definir)
Avaliação Final do Curso.
_________________________________
Ambientes de aprendizagem:
- Aulas On-line: Google_Meet.
- Plataforma: Google Classroom.
- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.
_________________________________
CONTATO: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário