Trilha Sonora

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II [DED00102] - 2021.1

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)

IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA

PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA

3º Período (6ª Feira / 18h)

_________________________________

OBJETIVO:

Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.

 Avaliação:

– Seminários + Prova Individual.


_________________________________

DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:


I. 18/06/2021 (On-line)

- APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA.

O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.


II. 25/06/2021 (On-line)

1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano

 • OLIVEIRA, M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensinoRevista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.


III. 02/07/2021 (On-line)

→ Lutero.  Alemanha, 2003. 121 min. Direção: Eric Till.

→ Casa Grande e Senzala. Brasil, 1974. 15 min. Direção: Geraldo Sarno.


IV. 09/07/2021 (On-line)

→ Reportagens sobre Astolfo Marques1 2. Brasil, 2021. 6 min. Realização: Globo News.

[início do prazo para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


V. 16/07/2021 (On-line)

2. Os Pioneiros da Educação Nova

• AZEVEDO, Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

→ Anísio Teixeira: Educação não é privilégio. Brasil, 1980(?). 42 min. Direção: Raimundo Chagas.


VI. 23/07/2021 (Off-line)

3. A Escola Paulista de Sociologia

Vicente e Antonio: a história de uma amizade - Florestan Fernandes e Antonio Candido. Brasil, 2020. 60 min. Direção: Roberto Stefanelli.

[prazo final para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


VII. 30/07/2021 (On-line)

• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).

[divisão de grupos de trabalho para os seminários]


VIII. 06/08/2021 (On-line)

→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.

Florestan. Brasil, 2021. 3.40 min. Compositor: Salomão Habib.


IX. 13/08/2021 (On-line)

4. CIEP: A Educação Integral como Norte do Ensino Público

• GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

→ O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro). Brasil, 2002.  min. Direção: Isa G. Ferraz.


X. 20/08/2021 (On-line)

5. A teoria da Reprodução: o capital cultural de Pierre Bourdieu

• CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiroRevista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.

→ Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre Charles.


XI. 27/08/2021 (Off-line)

Avaliação I: Estudo Dirigido Individual.


XII. 03/09/2021 (On-line)

5. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)

• GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de ArendtRevista Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.

• CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questãoSociologias. Porto Alegre, ano 4, n. 8, jul/dez 2002.


XIII. 10/09/2021 (On-line)

• VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educ. Pesqui,  vol.41, n.3, pp.791-806, 2015.


XIV. 17/09/2021 (On-line)

• BREDEL, Michele Guedes. Infância e culturas infantis: um diálogo com Florestan FernandesRevista de Ciências da Educação. UNISAL, Americana, SP, ano XVII n. 33, pp. 99-114, jul/dez 2015.

• FERREIRA, Márcia Santos Ferreira. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no BrasilRevista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, pp. 279-292, mai/ago 2008.

• JESUS, Sonia Meire S. Azevedo. Educação do campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades e limites de acesso à educação no contexto do projeto neoliberalEducar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, pp. 167-186, jan/mar 2015.


• SALLES, Walter; GENTILINI, Maria Augusta. Desafios do ensino religioso em um mundo secular. Cad. Pesqui.,  São Paulo, v. 48, n. 169, p. 856-875, Set.  2018.


Textos excedentes

• FAVATO, Maria Nilse; RUIZ, Maria José Ferreira Ruiz. REUNI: política para a democratização da educação superior? Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 2, pp. 448-463, mai/ago 2018.

• MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB)Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005.


XV. 24/09/2021 (A definir)

Avaliação Final do Curso.


_________________________________ 

Ambientes de aprendizagem:

- Aulas On-line: Google_Meet.

- Plataforma: Google Classroom.

- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.


_________________________________

CONTATO: marcos_marques@id.uff.br

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...