ANÁLISE DOS DILEMAS EDUCACIONAIS BRASILEIROS: A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PAULISTA DE SOCIOLOGIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)
IEAR/UFF – PEDAGOGIA + OUTROS CURSOS (OPTATIVA / ELETIVA)
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA
Período (5ª Feira / 18h)
_________________________________
OBJETIVO:
Sob a metodologia de "rodas [virtuais] de leitura", o curso visa o aprendizado - através do diálogo e do debate - de teorias e conceitos criados e utilizados pela "Escola Paulista de Sociologia" para a compreensão da sociedade brasileira e de seus dilemas educacionais e culturais.
• Avaliação:
– Atividades de produção textual.
_________________________________
DATAS, TÓPICOS E REFERÊNCIAS:
I. 17/06/2021 (On-line)
- APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA.
II. 24/06/2021 (On-line)
1. A Ciências Sociais na USP
• MARTINS, José de Souza. O professor Florestan e nós. Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, n. 7(1-2), pp. 179-186, out 1995.
→ Um intelectual na política: informação, formação e prática política - Debate com Fernando Henrique Cardoso, José de Souza Martins e Maria Hermínia Tavares. Brasil, 2021. 90 min. Realização: Fundação FHC.
→ O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.
III. 01/07/2021 (On-line)
2. Dilemas da Escolarização na Infância e Juventude
• FERNANDES, Florestan. As “trocinhas” do Bom Retiro. Pro-Posições, v. 15, n. I (43), jan-abr 2004.
→ Vicente e Antonio: a história de uma amizade – Florestan Fernandes e Antonio Candido. Brasil, 2020. 60 min. Direção: Roberto Stefanelli.
IV. 08/07/2021 (On-line)
• SILVEIRA, Paulo Henrique Fernandes. A importância da tomada da palavra na escola. Estilos da Clínica, V. 24, nº 1, pp. 12-21, 2019.
→ Aula-Entrevista: Paulo Henrique Fernandes Silveira (USP). Brasil, 2020. 120 min. Mediação: Marcos Marques de Oliveira.
V. 15/07/2021 (On-line)
3. Dilemas das Dimensões Étnico-Raciais
• FERNANDES, Florestan. Tiago Marques Aipobureu: um bororo marginal. Tempo Social- Revista de Sociologia da USP, v. 19, n. 2, pp. 293-323, nov 2007.
• SÁEZ, Óscar Calavia. João de Camargo: sincretismo e identidades. Revista de Ciências Humanas Florianópolis, v. 16, n. 24, pp. 138-153, out 1998.
→ Cafundó. Brasil, 2005. 100 min. Direção: Paulo Betti.
VI. 22/07/2021 (Off-line)
→ Aula-Entrevista: Flávia Rios (UFF) e Edilza Correia Sotero (UFBA). Brasil, 2020. 120 min. Mediação: Marcos Marques de Oliveira.
→ Aula-Entrevista: Matheus Gato de Jesus (Unicamp). Brasil, 2020. 120 min. Mediação: Marcos Marques de Oliveira.
VII. 29/07/2021 (On-line)
• FERNANDES, Florestan. Projeto de lei – Título VIII: Da Ordem Social – Dos Negros. Revista de História, n. 129-131, pp. 237-242, ago/dez 1993 a ago/dez 1994.
• FERNANDES, Florestan. O protesto negro. Revista São Paulo em Perspectiva, 2(2), pp. 15-17, abr/jun 1988.
• RIOS, Flávia. O protesto negro no Brasil Contemporâneo (1978-2010). Lua Nova, n. 85, pp. 41-79, 2012.
→ Barravento. Brasil, 1962. 4:13 min. [Trecho]. Direção: Glauber Rocha.
→ Laurentino Gomes (Roda Viva). Brasil, 2021. 1:38:18 min. Produção: TV Cultura.
VIII. 05/08/2021 (Off-line)
Avaliação I - Produção textual: "A minha escolarização".
IX. 12/08/2021 (On-line)
4. Dilemas Educacionais sob o Capitalismo Dependente
4.1. As visões de Florestan Fernandes, Maria Sylvia de Carvalho Franco e José de Souza Martins
• MARTINS, José de Souza. Os sociólogos distraídos e a invasão ideológica nas Ciências Sociais. ihu-unisinos, 24 fev 2020. Entrevista a Patrícia Fachin.
X. 19/08/2021 (On-line)
4.2. As visões de Luiz Pereira e Marialice Foracchi
• LUDWIG, Carlos Alexandre Will. A revolução dentro da ordem: uma interpretação da sociologia de Luiz Pereira. UNESP, Dissertação de Mestrado (Sociologia), 2015.
• AUGUSTO, Maria Helena Oliva. Retomada de um legado: Marialice Foracchi e a sociologia da juventude. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 17, n. 12, pp. 11-33, nov. 2005.
XI. 26/08/2021 (Off-line)
5. Os Dilemas Sociais e Educacionais na Globalização
→ Florestan Fernandes por Fernando Henrique Cardoso. (54min.). Jornal da USP, Entrevista a Luiz Roberto Serrano, Marcello Rollemberg e Roberto C. G. Castro, 10 jul 2020.
XII. 02/09/2021 (On-line)
• DURHAM, Eunice. A educação no governo de Fernando Henrique Cardoso. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 11, n. 2, pp. 231-254, out. 1999.
XIII. 09/09/2021 (Off-line)
Avaliação II - Produção textual: "O meu projeto de pesquisa".
O objetivo do exercício avaliação é a produção de uma redação sobre o tema: "O meu projeto de pesquisa".
A ideia é que o estudante apresente o tema que está projetando para o seu "Trabalho de Conclusão de Curso" (TCC), levando em conta, obrigatoriamente, algumas das questões debatidas no curso sobre a produção científica realizada pela Escola Paulista de Sociologia.
Caso ainda não tenha tema escolhido, o estudante deverá optar por uma das temáticas abordadas no curso - propondo, a seguir, também em forma de redação, uma possível abordagem investigativa sobre a questão selecionada.
Em termos de formato, o texto deve estar em arquivo Word (ou similar), escrito em tipo de 12 e com no máximo 2 laudas - conformando, portanto, uma pequena proposta de pesquisa.
Qualquer dúvida, ao dispor.
PS: A entrega do exercício deverá ser feita até às 12h do dia 09/09/2021, através do e-mail: marcos_marques@id.uff.br.
XIV. 16/09/2021 (On-line)
• IANNI, Octavio. As ciências sociais na época da globalização. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, n. 37, pp. 01-09, jun. 1998.
Avaliação Final do Curso.
_________________________________
Ambientes de aprendizagem:
- Aulas On-line: Google_Meet.
- Plataforma: Google Classroom.
- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.
_________________________________
CONTATO: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário