Música é poesia...

24 de março de 2025

(Monitoria) Sociologia da Educação

O Departamento de Educação de Angra dos Reis da UFF anuncia a abertura do processo seletivo para monitoria, com um total de 4 vagas disponíveis. Esta é uma excelente oportunidade para estudantes interessados em aprimorar suas habilidades acadêmicas e colaborar em projetos de relevância.

Detalhes das vagas:
1- Ações Afirmativas:
Projeto: Sociologia, Educação e Sociedade: Teoria e Métodos (1 bolsa);
Projeto: Formação Filosófica e Educação (1 bolsa).
2- Ampla Concorrência (incluindo estudantes de ações afirmativas):
Projeto: Monitoria nas disciplinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) (1 bolsa);
Projeto: Monitoria em Antropologia e Educação (1 bolsa).
Período de inscrição:
De 24/03/2025 a 30/03/2025.
Como se inscrever:
A inscrição deve ser realizada no site oficial: [https://app.uff.br/monitoria]

Solicitamos que os candidatos leiam atentamente os editais disponíveis e sigam as orientações, incluindo o envio dos documentos necessários por meio do link indicado no edital.
Contamos com sua participação e desejamos boa sorte a todos(as) os(as) candidatos(as)!
Atenciosamente,
Paulo Maciel
Coordenador de Monitoria do DED.



21 de março de 2025

(Lançamento) Atividades práticas experimentais e formação docente

 

O Núcleo de Apoio Experimental em Bioquímica para o ensino de Ciências e Biologia – mais conhecido por sua sigla NAEB – foi idealizado, em 2015, como um projeto de pesquisa e extensão universitária pela docente Hellen Jannisy Vieira Beiral, que dava seus primeiros passos institucionais na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Seu objetivo inicial era desenvolver atividades práticas experimentais na disciplina de Bioquímica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da unidade, sediada no município de São Gonçalo, localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro – e que de acordo com as projeções do IBGE, segundo o Censo de 2024, é, com quase um milhão de habitantes, a 17ª cidade mais populosa do Brasil.

[...]

Uma atuação que, em suma, no seu conjunto, justamente por ser efetivada em territórios com singulares marcas étnicas, raciais, de gênero e classe, pode ser considerada como uma genuína política de “ação afirmativa” – se entendida aqui num sentido amplo, tal como definida por um importante grupo de especialistas: “todo programa, público ou privado, que tem por objetivo conferir recursos ou direitos especiais para membros de um grupo social desfavorecido, com vistas a um bem coletivo” (Feres Júnior et al., 2018, p. 13). No caso, o direito a uma educação de qualidade, laica e gratuita – que tem por base uma prática universitária extensionista, que não esquece a vibrante lição de Carlos Chagas, um dos mais renomados cientistas brasileiros: “Aqui se ensina porque se pesquisa” (Pavão, 2021, p. 13).

Marcos Marques de Oliveira (Doutor em Educação Brasileira, UFF), no Prefácio.

Link para download.







(Monitoria) Sociologia da Educação

O Departamento de Educação de Angra dos Reis da UFF anuncia a abertura do processo seletivo para monitoria, com um total de 4 vagas disponív...