Música é poesia...

Sociologia da Educação I [2024.2]


OBJETIVO

Contribuir para a construção de uma análise crítica das relações sociais, especialmente as que permeiam as questões educacionais, através do referencial teórico fornecido pelas principais correntes sociológicas pioneiras que buscaram investigar a gênese de nossa contemporaneidade.


PROGRAMA

Atividade I (23/09/2024)

- Apresentação.

- REINACH, Fernando. A educação, do ponto de vista biológicoO Estado de S. Paulo, Vida&, pág. A20, 29 mar. 2007.


Atividade II (30/09/2024)

1. A sociologia como disciplina científica

- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Introdução. In: BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar, 2010.

  O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.


Atividade III (07/10/2024)

2. Adam Smith: a gênese de um sistema "social"

- SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973. PS: Leitura dos capítulos 1, 2 e 4.

→ Adam Smith. Vídeo da UNIVESP, 2015.


Atividade IV (14/10/2024)

Agenda Acadêmica

[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


Atividade V (21/10/2024)

3. O materialismo histórico-dialético de Marx e Engels

- OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.

→ Pedreira de São Diogo. Brasil, 1962. 20 min. Direção: Leon Hirszman.


Atividade VI (28/10/2024)

3. O materialismo histórico-dialético de Marx e Engels

- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998.

Karl Marx conversa com Adam Smith. Oposições entre o marxismo e o liberalismo clássico. Netmundi.org: Arte, Cultura e Filosofia, 2017.


Atividade VII (04/11/2024)

4. O funcionalismo-positivista de Durkheim

- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

→ Émile Durkheim. Vídeo da UNIVESP, 2012.


Atividade VIII (11/11/2024)

5. A sociologia compreensiva de Max Weber

- RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max WeberRevista do Serviço Público, 57(2), p. 267-282, 2014.

- WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

→ Max Weber e o espírito do capitalismo. Vídeo da Casa do Saber, 2023.


Atividade IX (25/11/2024)

- Avaliação I: Prova Objetiva. 


Atividade X (02/12/2024)

6. Questão de gênero: pioneiras do pensar sociológico

- DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Introdução. (pp. 17-38). Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022. 

- CAMPOS, Luna Ribeiro; DAFLON, Verônica Tostes. Harriet Martineau. (pp. 75-94). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

→ Harriet Martineau: A primeira socióloga?! Vídeo de SOBRE ELAS, 2017.


Atividade XI (09/12/2024)

7. A (re)produção do social em Bourdieu

- CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiroRevista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.

- OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. A recepção de Bourdieu na sociologia da educação brasileira. Teorias, métodos e pesquisa educacional. Cadernos de Pesquisa, n º 51, 2021.

Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre Charles. Corte: Educação e reprodução social.


Atividade XII (16/12/2024)

8. Outras heranças sociológicas (Avaliação II: Seminários)

- VIEIRA, Giulle. Marianne Weber. (pp. 237-256). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

- DIOGO, Luciana. Maria Firmina dos Reis. (pp. 137-148). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

CAMPOS, Luna Ribeiro. Flora Tristan. (pp. 95-110). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.


Atividade XIII (13/01/2025)

8. Outras heranças sociológicas (Avaliação II: Seminários)

- FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (Re)ProduçãoRevista Contemporânea de Educação, v. 9, nº. 17, 2014.

- MELLO, Antônio Reis Lopes. Uma leitura do texto de Adorno: “Educação após Auschwitz”Estudos – Revista da Faculdade Ciências Humanas da Unimar, v.1, 1997.

- TONET, Ivo. Marxismo, Educação e Pedagogia SocialistaGerminal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, nº. 1, p. 37-46, jun. 2016.


Atividade XIV (20/01/2025)

8. Outras heranças sociológicas (Avaliação II: Seminários)

- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período RepublicanoDiálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.

- LIMA, Mário Hélio Gomes de. Gilberto Freyre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores)


Atividade XV (27/01/2025)

- Avaliação do Curso & Resultados Finais / VS


AVALIAÇÃO:

– Prova Objetiva + Seminários / VS .

– Presença (75%).

 

CONTATOS:

BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com

E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br


Nenhum comentário:

Disciplinas do próximo semestre (2024.2)