OBJETIVO
Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.
PROGRAMA
Atividade I
- Apresentação.
Atividade II
1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira
• OLIVEIRA, Marcos Marques de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, nº. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.
• COSTA, Cátia Couto da. Os empresários da educação e o sindicalismo patronal. Revista Brasileira da Educação, nº 26, ago. 2004.
• LIMA, Mário Hélio Gomes de. Gilberto Freyre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores)
→ Casa Grande e Senzala. Brasil, 1974. 15 min. Direção: Geraldo Sarno.
Atividade III
Agenda Acadêmica
[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
Atividade IV
2. Reforma Protestante: a revolução da modernidade
• KRAMER, Klaus. Martinho Lutero, o monge que revolucionou o mundo. DW Brasil, Especial, 31 out. 2016.
→ Lutero. Alemanha, 2003. 121 min. Direção: Eric Till.
Atividade V
3. Período Vargas e os Pioneiros da Educação Nova
• AZEVEDO, Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores)
→ Anísio Teixeira: Educação não é privilégio. Brasil, TVE Bahia, 1980(?). 42 min. Direção: Raimundo Chagas.
Atividade VI
4. Pós-Guerra, Redemocratização e a nossa primeira LDB
• MEUCCI, Simone. Encaixes, desencaixes e bloqueios: sociologia e educação no Brasil da década de 1950. Lua Nova (110), May-Aug, 2020.
→ Jango. Brasil, 2012. 10 min. Produção: SESC/TV.
Atividade VII
5. A Escola Paulista de Sociologia: dilemas da Educação Brasileira
• OLIVEIRA, Marcos Marques de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).
• OLIVEIRA, Marcos Marques. Florestan Fernandes e o dilema educacional brasileiro. Pensata, UNIFESP, pp. 01-19, 2020.
• OLIVEIRA, Marcos Marques. Escritos florestânicos sobre comunicação, educação e política. Niterói, RJ: Amazon/Kindle, 2021.
→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo. Produção: MST/Fundação Darcy Ribeiro.
→ Vicente e Antonio: a história de uma amizade – Florestan Fernandes e Antonio Candido. Brasil, 2020. 60 min. Direção: Roberto Stefanelli.
Atividade VIII
6. A educação na Ditadura: características e legado
• CUNHA, Luiz Antônio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 127, p. 357-377, abr.-jun. 2014.
→ Professores da USP falam do papel da Universidade em 1968. Brasil, 2018. 17 min. Canal USP.
Atividade IX e X (Convite: Pierre Bourdieu)
7. Paulo Freire e os limites das teorias da reprodução
• FRANCO, Dalva de Souza Franco. A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989 – 1991) e suas consequências. Pro-Posições, v. 25, nº. 3 (75), p. 103-121, set./dez. 2014.
• JESUS, Eliane Maria de. Pedagogia libertadora: o discurso ideológico de Paulo Freire. Crítica Desapiedada, Sem Data. Acesso: 05/09/2024.
• TEIXEIRA, Carlos Sávio. A Mediocridade Nacional Expressa na Educação. Revista Problemas Brasileiros, v. 1, p. 15-24, 2024.
→ A face oculta de Paulo Freire. Brasil, 2024. 40 min. Brasil Paralelo.
Atividade XI
Avaliação I: Prova Objetiva
Atividade XII
8. Darcy Ribeiro: educação integral e a nossa última LDB
• GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
• FARIA, Lia; SILVA, Rosemaria J. Vieira. O encontro das águas: diálogos entre Paulo Freire e Darcy Ribeiro. Vertentes, nº 31, 2008.
→ Darcy Ribeiro, Paulo Freire e Lia Faria no Encontro das Águas. Brasil, 1991. 90 min. História da Educação no Brasil.
→ O Brasil de Darcy Ribeiro: o paraíso perdido (Episódio I). Brasil, 2023. 53 min. TV Cultura.
Atividades XIII e XIV
9. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)
• NEVES, Paulo S. C. Sistemas de classificação racial em disputa: comissões de heteroidentificação em três universidades públicas brasileiras. Mana, Nº 28 (3), 2022.
• VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educação e Pesquisa, vol.41, nº.3, pp.791-806, 2015.
• GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.
• MOCARZEL, Marcelo Maia Vinagre; ROJAS, Angelina Accetta; PIMENTA, Maria de Fátima Barros. A reforma do Ensino Médio: novos desafios para a gestão escolar. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, nº. esp.1, p. 159-176, mar., 2018.
• FREIRE, Fabio. Colégios Militares e a militarização da escola pública. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 18, nº 37, p. 133–158, 2022.
• FMCSV. O impacto da pandemia da covid-19 no aprendizado e bem-estar das crianças. FMCSV, 2021.
(Temas Reservas)
• SANTOS, Mateus Mota dos; IRFFI, Ivan; CASTERLAR, Ivan Castelar. Absenteísmo docente no Brasil: uma análise dos afastamentos por doença. 52º Encontro Nacional de Economia, Natal-RN, 2024.
• CIGALES, Marcelo; FONSECA, Luca. Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica. Ciências Sociais Unisinos, 58 (2): 97-109, maio/agosto 2022.
• OLIVEIRA, Marcos Marques. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Virtual En_Fil, Ano 3, nº 5, jul. 2015.
Atividade XV
- Avaliação do Curso & Resultados Finais / VS
AVALIAÇÃO:
– Prova Objetiva + Seminários / VS .
– Presença (75%).
CONTATOS:
BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário