OBJETIVO
Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.
PROGRAMA
Atividade I
- Apresentação.
→ Um grito parado no ar. Brasil, 2021. 22 min. Direção: Leonardo Souza.
Atividade II
1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira
• OLIVEIRA, Marcos Marques de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, nº. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.
Material auxiliar:
• GOMES, Angela Castro. Gilberto Freyre: Alguns comentários sobre o contexto historiográfico de produção de Casa grande e senzala. Remate de Males, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 47–57, 2012.
• LIMA, Mário Hélio Gomes de. Gilberto Freyre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores)
• OLIVEIRA, Marcos Marques de. Visões do Inferno. A sociabilidade do "homem comum" brasileiro em Florestan Fernandes e Maria Sylvia de Carvalho Franco. Sociologia On Line - Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, v.1, p.33 - 55, 2021.
→ Casa Grande e Senzala. Brasil, 1974. 15 min. Direção: Geraldo Sarno.
→ A escravidão na História e na África. Brasil, 2016. 17 min. Realização: Nós Transatlânticos.
→ Abolition de l'esclavage: un travail de mémoire indispensable pour Tidiane Ndiaye. França, 2018. 04 min. France 24.
→ Conheça os sete povos das missões de São Miguel. Brasil, 2023. 06 min. Rede Bandeirantes.
→ 7 povos das missões: convivência entre indígenas e jesuítas. Brasil, 2023. 06 min. Rede Bandeirantes.
Atividade III
2. Reforma Protestante: a revolução da modernidade
- KRAMER, Klaus. Martinho Lutero, o monge que revolucionou o mundo. DW Brasil, Especial, 31 out. 2016.
→ Lutero. Alemanha, 2003. 121 min. Direção: Eric Till.
Material auxiliar:
- WESTHELLE, Vitor. 500 Anos da Reforma: Luteranismo e Cultura nas Américas. Cadernos Teologia Pública - Unisinos, Ano XII, Vol. 12, Nº 97, 2015.
- UHR, Daniel de Abreu Pereira et al. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo: Preferências quanto ao Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e a Estrutura Familiar no Brasil. Economia Aplicada, v.25, n.3, 2021. pp. 395-420.
→ Qual o perfil dos fiéis das igrejas evangélicas? 34 min. Folha de S. Paulo, 22 de jul. de 2024.
→ Cultura pentecostal e os imaginários sobre judeus em favelas: O caso do complexo de Israel (Rio de Janeiro/Brasil). Palestra da Dra. Christina Vital (UFF). Universidade de Coimbra (Portugal), 2025.
→ Igrejas evangélicas de bairro são as que mais crescem no Brasil. 09 min. Rede Globo (Fantástico), 006 abr. 2025.
[Avaliação I: Estudo Dirigido]
Atividade IV
3. Período Vargas e os Pioneiros da Educação Nova
• AZEVEDO, Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores)
Material auxiliar:
• BOEIRA, Daniel Alves. O Patronato Agrícola de Anitápolis (SC). O núcleo colonial, os “menores” e a comunidade (1918-1930). Tempos Históricos, Vol. 16, Vol. 1, 2012.
• CIGALES, Marcelo Pinheiro. A sociologia na constituição do campo educacional brasileiro. pp. 159-184. In: MIGLIEVICH-Ribeiro, Adelia; MATIAS Filho, Manoel (Orgs.). O espaço do sociólogo: um balanço de trinta anos. Vitória, ES : EDUFES, 2019.
• SEYFERTH, Giralda. Socialização e etnicidade: a questão escolar teuto-brasileira. Mana, nº 23 (3), sep-dec, 2017.
• VEIGA, Edison. Quem foi o 1º e único presidente negro do Brasil. BBC News Brasil, 20 nov. 2024.
→ Anísio Teixeira: Educação não é privilégio. Brasil, TVE Bahia, 1980(?). 42 min. Direção: Raimundo Chagas.
[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
Atividade V
4. Pós-Guerra, Redemocratização e a nossa primeira LDB
• MEUCCI, Simone. Encaixes, desencaixes e bloqueios: sociologia e educação no Brasil da década de 1950. Lua Nova (110), May-Aug, 2020.
Material auxiliar:
→ Jango. Brasil, 2012. 10 min. Produção: SESC/TV.
Atividades VI e VII
5. A Escola Paulista de Sociologia: dilemas da Educação Brasileira
• OLIVEIRA, Marcos Marques. Florestan Fernandes e o dilema educacional brasileiro. Pensata, UNIFESP, pp. 01-19, 2020.
Material auxiliar:
• BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Do ISEB a Cepal à Teoria da Dependência. In: TOLEDO, Caio Navarro de (Org.). Intelectuais e Política no Brasil: A Experiência do ISEB. São Paulo: Editora Revan, 2005. (pp. 201-232).
• BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O marxismo-neoliberal da USP. A Terra é Redonda, 30 mar. 2025.
• OLIVEIRA, Marcos Marques de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).
• OLIVEIRA, Marcos Marques. Escritos florestânicos sobre comunicação, educação e política. Niterói, RJ: Amazon/Kindle, 2021.
→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo. Produção: MST/Fundação Darcy Ribeiro.
→ Vicente e Antonio: a história de uma amizade – Florestan Fernandes e Antonio Candido. Brasil, 2020. 60 min. Direção: Roberto Stefanelli.
→ Circuito BBLA. Padrões e dilemas, de Florestan Fernandes. Brasil, 2024. 100 min. Produção: Ateliê de Humanidades.
Atividades VIII
6. A educação na Ditadura: características e legado
• CUNHA, Luiz Antônio. O legado da ditadura para a educação brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 127, p. 357-377, abr.-jun. 2014.
Material auxiliar:
• OLIVEIRA, Marcos Marques de; BASTOS Júnior, Nevaldo Leocádia. Metamorfoses do ensino superior brasileiro: da "formação de elites" ao "pragmatismo desenfreado" - Entrevista com Afrânio Catani. Movimento - Revista de Educação, 7 (14), 2020.
→ Professores da USP falam do papel da Universidade em 1968. Brasil, 2018. 17 min. Canal USP.
→ Eles não Usam Black-tie. Leon Hirszman. Brasil, 1981.
Atividade IX
7. Paulo Freire e os limites das teorias da reprodução
• KOHAN, Walter Omar. A favor ou contra Paulo Freire? Pensar filosoficamente a partir de um legado, entre a desqualificação ideológica e a crítica académica. Pedagogía y Saberes, nº 55 Bogotá July/Dec. 2021.
Material auxiliar:
• BRAYNER, Flavio Henrique Albert. "Paulofreireanismo": instituindo uma teologia laica? Revista Brasileira de Educação, 22 (70), jul./set. 2017.
• FRANCO, Dalva de Souza Franco. A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989 – 1991) e suas consequências. Pro-Posições, v. 25, nº. 3 (75), p. 103-121, set./dez. 2014.
• JESUS, Eliane Maria de. Pedagogia libertadora: o discurso ideológico de Paulo Freire. Crítica Desapiedada, Sem Data. Acesso: 05/09/2024.
• ROCHA, Ronai. Entre a Filosofia, Paulo Freire e a Universidade: entrevista com Ronai Rocha. (pp. 01-10). Revista Pontes, v. 7, 2020.
• TEIXEIRA, Carlos Sávio. A Mediocridade Nacional Expressa na Educação. Revista Problemas Brasileiros, v. 1, p. 15-24, 2024.
→ A face oculta de Paulo Freire. Brasil, 2024. 40 min. Brasil Paralelo.
→ Paulo Freire - Biografia. Brasil, s. d. 25 min. Direção: Moacir de Oliveira.
→ Ronai Rocha. Entrevista. 12 min. TV Campus UFSM, 2018
Atividade X
8. Darcy Ribeiro: educação integral e a nossa última LDB
• GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores)
Material auxiliar:
• FARIA, Lia; SILVA, Rosemaria J. Vieira. O encontro das águas: diálogos entre Paulo Freire e Darcy Ribeiro. Vertentes, nº 31, 2008.
→ O Brasil de Darcy Ribeiro. 52 min. TV Cultura, 2023;
Atividade XI
- Avaliação II: Prova Objetiva.
Atividades XII, III e XIV
9. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação
(Avaliação III: Seminários)
Conjunto 1
• GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.
• ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Por quê silenciar gênero na escola? (pp. 89-103). In: CASTRO, Mary Garcia. Educação, gênero e decolonialidade do saber: esperançando outros tempos. Brasília (DF): Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), 2022.
• VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educação e Pesquisa, vol.41, nº.3, pp.791-806, 2015.
Conjunto 2
• João Feres Júnior ... [et al.]. Ação afirmativa: conceito, história e debates. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. (Capítulos 1 e 2).
• NEVES, Paulo S. C. Sistemas de classificação racial em disputa: comissões de heteroidentificação em três universidades públicas brasileiras. Mana, Nº 28 (3), 2022.
• FREIRE, Fabio. Colégios Militares e a militarização da escola pública. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 18, nº 37, p. 133–158, 2022.
Conjunto 3
• MICHETTI, Miqueli. Entre a legitimação e a crítica: as disputas acerca da Base Nacional Comum curricular. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 35, n° 102, 2020.
• FMCSV. O impacto da pandemia da covid-19 no aprendizado e bem-estar das crianças. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), 2021.
• SANTOS, Mateus Mota dos; IRFFI, Ivan; CASTERLAR, Ivan Castelar. Absenteísmo docente no Brasil: uma análise dos afastamentos por doença. 52º Encontro Nacional de Economia, Natal-RN, 2024.
• SETUBAL, Fundação Tide. O fenômeno do apagão das canetas – Efeitos da dinâmica do controle para servidores e para políticas públicas de áreas-fim. São Paulo: Fundação Tide Setubal, 2024.
Atividade XV
- Avaliação do Curso & Resultados Finais / VS
AVALIAÇÃO:
– Estudo Dirigido (2) + Prova Objetiva (5) + Seminários (3) / VS .
– Presença (75%).
CONTATOS:
BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário