Trilha Sonora

[2019-1] Sociologia da Educação II



IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA

3º Período de pedagogia / Quinta-Feira (18h às 22h)


OBJETIVO:
Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.


EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:

1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano

• OLIVEIRA, M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004. Link.

Textos-complementares:
• OLIVEIRA, M. M. de. O Desenvolvimento da Ação Sindical do Ensino Privado Brasileiro. Rio de Janeiro. PREAL - Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina; FGV - Fundação Getúlio Vargas, 2001 (Caderno de Documentos).

• OLIVEIRA, M. M. de. Os empresários da educação e o sindicalismo patronal: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista (SP): EDUSF, 2000.

2. A Sociologia da Educação no Brasil: os pioneiros e a Escola Paulista de Sociologia

• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC). Link.

Textos-complementares:
• OLIVEIRA, M. M de. O articulista Florestan: democracia e educação em tempos de neoliberalismo. (149-200). In: FÁVERO, Osmar (Org.). Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas (SP) - Niterói (RJ): Autores Associados - EDUFF, 2005. Link.

• OLIVEIRA, M. M. de. Elementos para a constituição de uma pedagogia socialista a partir dos escritos "jornalísticos" de Florestan Fernandes. (191-220). In: NAJJAR, Jorge; FERREIRA, Sueli Camargo. Educação se faz (na) política. 2ª ed. Niterói (RJ): EDUFF, 2015. Link.

3. A Teoria da Reprodução: o impacto da obra de Pierre Bourdieu no Brasil

• OLIVEIRA, M. M. de. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Virtual En_Fil [Encontros com a Filosofia], v. 3, n. 5, p. 1, 2015.

Textos-complementares:
  NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Ano XXIII, n. 78, pp. 15-36, abr 2002.

• BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.

4. A Escola de Chicago: a cidade como laboratório pedagógico do indivíduo e da sociedade.

• BECKER, Howard. A escola de Chicago. Mana [online]. 1996, vol.2, n.2 [cited  2018-07-20], pp.177-188. Link.


Texto-complementar:
• BECKER, Howard S. Outsiders: estudos da sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

5. Marxismos e Educação: Teorias "Críticas" da sociedade capitalista.

• MAGRONE, Eduardo. Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida. Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 70, p. 353-372, set./dez. 2006. Link.

• FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (re)produção. Revista Contemporânea de Educação. V. 9, n. 17, 2014. Link.

• PUCCI, Bruno. Teoria Crítica e Educação: contribuições da Teoria Crítica para a
formação do professor. Comunicações: Caderno do PPG-Educação da UNIMEP. Piracicaba, ano 07, nº 02, dez. 2000. Link.

Textos-complementares:
• ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.

• MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre ensino e educação. Campinas: UNICAMP, 2011.

• SEMERARO, Giovanni; OLIVEIRA, Marcos Marques de; SILVA, Percival; LEITÃO, Sônia Nogueira (Org.). Gramsci e os movimentos populares. Niterói: Eduff, 2011.

6. Outras Temas em Sociologia da Educação

• BREDEL, Michele Guedes. Infância e culturas infantis: um diálogo com Florestan Fernandes. Revista de Ciências da Educação. UNISAL, Americana, SP, ano XVII no 33 p. 99-114 jul./dez. 2015. Link.

• CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias. Porto Alegre, ano 4, n. 8, jul/dez 2002. Link.

• FERREIRA, Patrick Vieira. Panorama histórico: desenvolvimento da Educação Básica privada no Brasil. Cadernos de Educação, v.15, n. 31, jul.-dez. 2016. Link.

• MACEDO, Elizabeth. As demandas conservadores do movimento Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, nº. 139, p.507-524, abr.-jun., 2017. Link.

• MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005. Link.

• OLIVEIRA, Marcos Marques de.. Florestan Fernandes e o mito da democracia racial brasileira. En_Fil - Encontros com a Filosofia, v. 2, p. 1, 2014. Link.

• OLIVEIRA, Marcos Marques de. Juventude rural e pedagogia da alternância. Revista SODEBRAS, v. 10, p. 168-173, 2015. Link.

• OLIVEIRA, Marcos Marques de. O PROFESSOR FLORESTAN E A CONSTITUINTE: A POLÍTICA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA. Olhares Sociais, v. 03, p. 46-75, 2014. Link.

• OLIVEIRA, M. M. de. O projeto político-pedagógico da terceira via. Achegas.Net. Niterói, n. 14, dez. 2003. Link.

• SETTON, Maria da Graça J.; VALENTE, Gabriela. Religião e educação no Brasil: uma leitura em periódicos (2003-2013). Cadernos de Pesquisa, 46(160), 410-440. Link.


FILMOGRAFIA:
Martinho Lutero. Alemanha, 1953. 105 min. Direção: Irving Pichel.
Florestan Fernandes – O mestre. Brasil, 2004. 50 min. Direção: Roberto Stefanelli.
Antonio Gramsci - Os dias no cárcere. Itália, 1977. 122 min. Direção: Lino Del Fra.


AVALIAÇÃO:
– Prova Individual + Seminário.
– Verificação Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
– Freqüência mínima: 75%.


CONTATOS:
Blog: https://sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com.br/
E-mail: marcos_marques@id.uff.br
Facebook: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/

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