Trilha Sonora

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I [DED00101] - 2021.2

IEAR/UFF – Curso de Pedagogia (35 vagas)/ Geografia (05 vagas)

Programa da Disciplina: Sociologia da Educação I

Professor: Marcos Marques de Oliveira

2º PERÍODO (2021.2) / 6ª feira, 18h

OBJETIVO:

Contribuir para a construção de uma análise crítica das relações sociais, especialmente as que permeiam a questão educacional, através do referencial teórico fornecido pelas principais correntes sociológicas que buscam investigar a nossa contemporaneidade.


AVALIAÇÃO:

– Prova Individual + Seminários.


DATAS, EMENTÁRIO E MATERIAIS DIDÁTICOS:

Atividade I - 22/10/2021 (On-line)

- Apresentação do Programa.

 

Atividade II - 29/10/2021 (On-line)

1. A sociologia como disciplina científica

- REINACH, Fernando. A educação, do ponto de vista biológicoO Estado de S. Paulo, Vida&, pág. A20, 29 mar. 2007.


Atividade III - 05/11/2021 (On-line)

- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Introdução. In: BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar, 2010.


Atividade IV - 12/11/2021 (On-line)

  O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.

 

Atividade V - 19/11/2021 (On-line)

2. Adam Smith e o capitalismo: a gênese de um sistema "social"

- SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973.

- Artigos sobre modelos de financiamento de ensino superior: 

    - Revista Ensino SuperiorUOLExtra.

[Início do prazo para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


Atividade VI - 26/11/2021 (Off-line)

  Doutores da Economia: Marx. Direção: Tristan Quinn. Inglaterra, 2012. 46 min. Realização: BBC.

- FERNANDES, Anaïs. Pandemia promove "qualificação forçada" do mercado de trabalho. Valor Econômico, 03 nov 2021.

- BAIÃO, Renata; TROSTER, Roberto. “Coopetição” entre moedasValor Econômico, Opinião, 18 out 2021.

- MATIAS, Alexandre. Músicos buscam remuneração nos NFTs. Valor Econômico, Eu &, 19 nov 2021.

 [Prazo final para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


Atividade VII - 03/12/2021 (On-line)

3. Augusto Comte: a matriz positivista na Educação Brasileira

- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período RepublicanoDiálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.

[Divisão de grupos de trabalho para os seminários]


Atividade VIII - 10/12/2021 (On-line)

4. A crítica materialista, histórica e dialética de Karl Marx

- OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.

- MAGNELLI, André. Liberalismo e socialismo: termos de um debate pré-eleitoral. Jornal do Brasil, 23 abr 2018.


Atividade IX - 17/12/2021 (Off-line)

- MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido ComunistaEstud. av. [online]. 1998, vol. 12, n.34, pp. 7-46.

- MAURO, Ezio. A última aula do professor Norberto BobbioREVISTA IHU ON-LINE, 18 out 2021.

- MAGNELLI, André. O comunismo como problema: a propósito de "A atualidade do Manifesto Comunista", de Slavoj Zizek. Fios do Tempo, 09 dez 2021.


Atividade X - 07/01/2022 (On-line)

5. A contribuição funcional-positivista de Émile Durkheim

- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).


Atividade XI - 14/01/2022 (On-line)

6. A sociologia compreensiva de Max Weber

- RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max Weber. Revista do Serviço Público, 57(2), p. 267-282, 2014.

 O legado de Max Weber – 100 anos depois, por Carlos Eduardo Sell. Brasil, 2020. 105 min. Realização: Ateliê de Humanidades.

→ Como os criminosos são tratados na AlemanhaEmbaixada da Alemanha no Brasil (Facebook).


Atividade XII - 21/01/2022 (Off-line)

- Avaliação I: Estudo Dirigido Individual.


Atividade XIII - 28/01/2022 (On-line)

7. Outras heranças "sociológicas"... (Avaliação II: Seminários)

- MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

- MELLO, Antônio Reis Lopes. Uma leitura do texto de Adorno: “Educação após Auschwitz”. Estudos – Revista da Faculdade Ciências Humanas da Unimar, v.1, 1997.  

- FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (Re)Produção. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, 2014.

 

Atividade XIV - 04/02/2022 (On-line)

- LIMA, Mário Hélio Gomes de. Gilberto Freyre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

- BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

    - JESUS, Eliane Maria de. Pedagogia libertadora: o discurso ideológico de Paulo Freire. Crítica Desapiedada, Sem             Data. Acesso: 08/12/2021.

     Paulo Freire, Documentário (TV Cultura).

- FERNANDES, Florestan. Tiago Marques Aipobureu: um bororo marginal. Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, v. 19, n. 2, pp. 293-323, nov 2007.

 

Atividade XV - 11/02/2022 (On-line)

- OLIVEIRA, Marcos Marques. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Virtual En_Fil, Ano 3,  nº 5, jul. 2015.

- VIRGINIO, Alexandre Silva. Educação e sociedade democrática: interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador. (176-212). Sociologias, vol. 14, nº 29, Porto Alegre Jan./Apr. 2012.

- IANNI, Octavio. As ciências sociais na época da globalização. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, n. 37, pp. 01-09, jun. 1998.

- BENJAMIN, Cesar. Concentração de renda: quase nada mudou nos últimos anos. Boletim Conjuntura Brasil, Fundação João Mangabeira, n.4, jun. 2016.


AMBIENTES DE APRENDIZAGEM:

BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com

TURMAS: Google Meet

SALA DE AULA: Google Classroom

 

CONTATOS:

E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/

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