IEAR/UFF – Curso de Pedagogia (35 vagas)/ Geografia (05 vagas)
Programa da Disciplina: Sociologia da Educação I
Professor: Marcos Marques de Oliveira
2º PERÍODO (2021.2) / 6ª feira, 18h
OBJETIVO:
Contribuir para a construção de uma análise crítica das relações sociais, especialmente as que permeiam a questão educacional, através do referencial teórico fornecido pelas principais correntes sociológicas que buscam investigar a nossa contemporaneidade.
AVALIAÇÃO:
– Prova Individual + Seminários.
DATAS, EMENTÁRIO E MATERIAIS DIDÁTICOS:
Atividade I - 22/10/2021 (On-line)
- Apresentação do Programa.
Atividade II - 29/10/2021 (On-line)
1. A sociologia como disciplina científica
- REINACH, Fernando. A educação, do ponto de vista biológico. O Estado de S. Paulo, Vida&, pág. A20, 29 mar. 2007.
Atividade III - 05/11/2021 (On-line)
- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Introdução. In: BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar, 2010.
Atividade IV - 12/11/2021 (On-line)
→ O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.
Atividade V - 19/11/2021 (On-line)
2. Adam Smith e o capitalismo: a gênese de um sistema "social"
- SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973.
- Artigos sobre modelos de financiamento de ensino superior:
- Revista Ensino Superior; UOL; Extra.
[Início do prazo para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
Atividade VI - 26/11/2021 (Off-line)
→ Doutores da Economia: Marx. Direção: Tristan Quinn. Inglaterra, 2012. 46 min. Realização: BBC.
- FERNANDES, Anaïs. Pandemia promove "qualificação forçada" do mercado de trabalho. Valor Econômico, 03 nov 2021.
- BAIÃO, Renata; TROSTER, Roberto. “Coopetição” entre moedas. Valor Econômico, Opinião, 18 out 2021.
- MATIAS, Alexandre. Músicos buscam remuneração nos NFTs. Valor Econômico, Eu &, 19 nov 2021.
Atividade VII - 03/12/2021 (On-line)
3. Augusto Comte: a matriz positivista na Educação Brasileira
- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período Republicano. Diálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.
[Divisão de grupos de trabalho para os seminários]
Atividade VIII - 10/12/2021 (On-line)
4. A crítica materialista, histórica e dialética de Karl Marx
- OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.
- MAGNELLI, André. Liberalismo e socialismo: termos de um debate pré-eleitoral. Jornal do Brasil, 23 abr 2018.
Atividade IX - 17/12/2021 (Off-line)
- MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. Estud. av. [online]. 1998, vol. 12, n.34, pp. 7-46.
- MAURO, Ezio. A última aula do professor Norberto Bobbio. REVISTA IHU ON-LINE, 18 out 2021.
- MAGNELLI, André. O comunismo como problema: a propósito de "A atualidade do Manifesto Comunista", de Slavoj Zizek. Fios do Tempo, 09 dez 2021.
Atividade X - 07/01/2022 (On-line)
5. A contribuição funcional-positivista de Émile Durkheim
- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
Atividade XI - 14/01/2022 (On-line)
6. A sociologia compreensiva de Max Weber
- RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max Weber. Revista do Serviço Público, 57(2), p. 267-282, 2014.
→ O legado de Max Weber – 100 anos depois, por Carlos Eduardo Sell. Brasil, 2020. 105 min. Realização: Ateliê de Humanidades.
→ Como os criminosos são tratados na Alemanha. Embaixada da Alemanha no Brasil (Facebook).
Atividade XII - 21/01/2022 (Off-line)
- Avaliação I: Estudo Dirigido Individual.
Atividade XIII - 28/01/2022 (On-line)
7. Outras heranças "sociológicas"... (Avaliação II: Seminários)
- MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
- MELLO, Antônio Reis Lopes. Uma leitura do texto de Adorno: “Educação após Auschwitz”. Estudos – Revista da Faculdade Ciências Humanas da Unimar, v.1, 1997.
- FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (Re)Produção. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, 2014.
Atividade XIV - 04/02/2022 (On-line)
- LIMA, Mário Hélio Gomes de. Gilberto Freyre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
- BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
- JESUS, Eliane Maria de. Pedagogia libertadora: o discurso ideológico de Paulo Freire. Crítica Desapiedada, Sem Data. Acesso: 08/12/2021.
→ Paulo Freire, Documentário (TV Cultura).
- FERNANDES, Florestan. Tiago Marques Aipobureu: um bororo marginal. Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, v. 19, n. 2, pp. 293-323, nov 2007.
Atividade XV - 11/02/2022 (On-line)
- OLIVEIRA, Marcos Marques. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Virtual En_Fil, Ano 3, nº 5, jul. 2015.
- VIRGINIO, Alexandre Silva. Educação e sociedade democrática: interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador. (176-212). Sociologias, vol. 14, nº 29, Porto Alegre Jan./Apr. 2012.
- IANNI, Octavio. As ciências sociais na época da globalização. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, n. 37, pp. 01-09, jun. 1998.
- BENJAMIN, Cesar. Concentração de renda: quase nada mudou nos últimos anos. Boletim Conjuntura Brasil, Fundação João Mangabeira, n.4, jun. 2016.
AMBIENTES
DE APRENDIZAGEM:
BLOG:
http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
TURMAS: Google Meet
SALA DE AULA: Google Classroom
CONTATOS:
E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário