SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II [DED00102]
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)
IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA
3º Período (6ª Feira / 18h)
_________________________________
OBJETIVO:
Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.
• Avaliação:
– Prova Individual + Seminários.
_________________________________
DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:
I. 08/04/2022 (Presencial)
- APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA.
II. 22/04/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)
1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano
→ Lutero. Alemanha, 2003. 121 min. Direção: Eric Till.
III. 29/04/2022 (Presencial)
1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano
• OLIVEIRA, M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.
→ Casa Grande e Senzala. Brasil, 1974. 15 min. Direção: Geraldo Sarno.
IV. 06/05/2022 (Presencial)
1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano
• KRAMER, Klaus. Martinho Lutero, o monge que revolucionou o mundo. DW Brasil, Especial, 31 out. 2016.
V. 13/05/2022 (Presencial)
2. Os Pioneiros da Educação Nova
• AZEVEDO, Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
2. Os Pioneiros da Educação Nova
→ Anísio Teixeira: Educação não é privilégio. Brasil, 1980(?). 42 min. Direção: Raimundo Chagas.
VII. 27/05/2022 (Presencial)
3. A Escola Paulista de Sociologia
• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).
→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.
[prazo final para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
VIII. 03/06/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)
3. A Escola Paulista de Sociologia
→ Vicente e Antonio: a história de uma amizade - Florestan Fernandes e Antonio Candido. Brasil, 2020. 60 min. Direção: Roberto Stefanelli.
IX. 10/06/2022 (Presencial)
- V Congresso de Diversidade e Interculturalidade.
X. 24/06/2022 (EPMT - Atividade Síncrona)
3. A teoria da Reprodução: o capital cultural de Pierre Bourdieu
• CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.
→ Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre Charles.
XI. 01/07/2022 (Presencial)
4. A Escola Paulista de Sociologia
• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes e o dilema educacional brasileiro. Pensata, UNIFESP, pp. 01-19, 2020.
XII. 08/07/2022 (Presencial)
Avaliação I: Prova objetiva.
XIII. 15/07/2022 (Presencial)
5. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)
• FRANCO, Dalva de Souza Franco. A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989 – 1991) e suas consequências. Pro-Posições | v. 25, n. 3 (75) | p. 103-121 | set./dez. 2014.
• GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
• BENJAMIN, César. Educação Básica: o começo de tudo. Conjuntura Brasil, Fundação João Mangabeira, n. 7, pp. 01-46, out. 2018.
• FMCSV. O impacto da pandemia da covid-19 no aprendizado e bem-estar das crianças. FMCSV, 2021.
• PADINHA, Thais Arantes; GOIA, Marisol Rodriguez. As escolas privadas bilíngues e a qualificação docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.51, e07113, 2021.
• GOMIDES, Fernanda de Paula; JÚNIOR, Luiz de Souza. Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: estudo entre São Paulo e Paraíba. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v.14, n.1, pp. 1-15, Jan/Abr. 2021.
• GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.
• VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educ. Pesqui, vol.41, n.3, pp.791-806, 2015.
- ARBIX, Glauco (et al.). O Brasil e a nova onda de manufatura avançada: o que aprender com Alemanha, China e Estados Unidos. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 36.03, pp. 29-49, nov. 2017.
- MOCARZEL, Marcelo Maia Vinagre; ROJAS, Angelina Accetta; PIMENTA, Maria de Fátima Barros. A reforma do Ensino Médio: novos desafios para a gestão escolar. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp.1, p. 159-176, mar., 2018.
- ALBUQUERQUE, Maria Bethânia Barbosa; BUECKE, Jane Elisa Otomar. Educação não escolar: Balanço da produção presente nos Congressos Brasileiros de História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, n. 19, 2019.
- CIGALES, Marcelo; FONSECA, Luca. Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica. Ciências Sociais Unisinos, 58 (2): 97-109, maio/agosto 2022.
XIV & XV. 22 e 29/07/2022
- Resultados Finais e Avaliação do Curso (+ VS).
_________________________________
Ambientes digitais de aprendizagem:
- Encontros on-line: Google-Meet.
- Plataforma: Google Classroom.
- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.
- Facebook: https://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff
_________________________________
CONTATO:
- E-mail: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário