Trilha Sonora

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II [DED00102]

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II [DED00102]

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)

IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA

PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA

3º Período (6ª Feira / 18h)

_________________________________

OBJETIVO:

Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.


 Avaliação:

– Prova Individual + Seminários. 

_________________________________

DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:


I. 08/04/2022 (Presencial)

- APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA.


II. 22/04/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)

1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano

→ Lutero.  Alemanha, 2003. 121 min. Direção: Eric Till.


III. 29/04/2022 (Presencial)

1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano

• OLIVEIRA, M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensinoRevista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.

→ Casa Grande e Senzala. Brasil, 1974. 15 min. Direção: Geraldo Sarno.


IV. 06/05/2022  (Presencial)

1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano

• KRAMER, Klaus. Martinho Lutero, o monge que revolucionou o mundoDW Brasil, Especial, 31 out. 2016.


V. 13/05/2022 (Presencial)

2. Os Pioneiros da Educação Nova

• AZEVEDO, Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.



VI. 20/05/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)

2. Os Pioneiros da Educação Nova

→ Anísio Teixeira: Educação não é privilégio. Brasil, 1980(?). 42 min. Direção: Raimundo Chagas.


VII. 27/05/2022 (Presencial)

3. A Escola Paulista de Sociologia

• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).

→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.

[prazo final para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


VIII. 03/06/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)

3. A Escola Paulista de Sociologia

→ Vicente e Antonio: a história de uma amizade - Florestan Fernandes e Antonio Candido. Brasil, 2020. 60 min. Direção: Roberto Stefanelli.


IX. 10/06/2022 (Presencial)

- V Congresso de Diversidade e Interculturalidade.


X. 24/06/2022 (EPMT - Atividade Síncrona)

3. A teoria da Reprodução: o capital cultural de Pierre Bourdieu

• CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiroRevista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.

→ Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre Charles.


XI. 01/07/2022 (Presencial)

4. A Escola Paulista de Sociologia

• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes e o dilema educacional brasileiroPensata, UNIFESP, pp. 01-19, 2020.


XII. 08/07/2022 (Presencial)

Avaliação I: Prova objetiva.


XIII. 15/07/2022 (Presencial)

5. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)

• FRANCO, Dalva de Souza Franco. A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989 – 1991) e suas consequências. Pro-Posições | v. 25, n. 3 (75) | p. 103-121 | set./dez. 2014.

• GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

• BENJAMIN, César. Educação Básica: o começo de tudo. Conjuntura Brasil, Fundação João Mangabeira, n. 7, pp. 01-46, out. 2018.

• PADINHA, Thais Arantes; GOIA, Marisol Rodriguez. As escolas privadas bilíngues e a qualificação docente. Cadernos de PesquisaSão Paulo, v.51, e07113, 2021.

• GOMIDES, Fernanda de Paula; JÚNIOR, Luiz de Souza. Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: estudo entre São Paulo e Paraíba. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v.14, n.1, pp. 1-15, Jan/Abr. 2021.

• GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de ArendtRevista Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.

• VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educ. Pesqui,  vol.41, n.3, pp.791-806, 2015.

• MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB)Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005.

- ARBIX, Glauco (et al.). O Brasil e a nova onda de manufatura avançada: o que aprender com Alemanha, China e Estados UnidosNovos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 36.03, pp. 29-49, nov. 2017.

MOCARZEL, Marcelo Maia Vinagre; ROJAS, Angelina Accetta; PIMENTA, Maria de Fátima Barros. A reforma do Ensino Médio: novos desafios para a gestão escolarRevista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp.1, p. 159-176, mar., 2018.

- ALBUQUERQUE, Maria Bethânia Barbosa; BUECKE, Jane Elisa Otomar. Educação não escolar: Balanço da produção presente nos Congressos Brasileiros de História da EducaçãoRevista Brasileira de História da Educação, n. 19, 2019.

CIGALES, Marcelo; FONSECA, Luca. Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológicaCiências Sociais Unisinos58 (2): 97-109, maio/agosto 2022.



XIV & XV. 22 e 29/07/2022

- Resultados Finais e Avaliação do Curso (+ VS).


_________________________________ 

Ambientes digitais de aprendizagem:

- Encontros on-line: Google-Meet.

- Plataforma: Google Classroom.

- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.

- Facebook: https://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff

_________________________________

CONTATO: 

- E-mail: marcos_marques@id.uff.br


Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...