IEAR/UFF – Curso de Pedagogia
Programa da Disciplina: Sociologia da Educação I
Professor: Marcos Marques de Oliveira
2º PERÍODO (2024.1) / 5ª feira, 14h às 18h
OBJETIVO:
Contribuir para a construção de uma análise crítica das relações sociais, especialmente as que permeiam as questões educacionais, através do referencial teórico fornecido pelas principais correntes sociológicas pioneiras que buscaram investigar a gênese de nossa contemporaneidade.
DATAS, EMENTÁRIO E MATERIAIS DIDÁTICOS:
Atividade I
- Apresentação da Turma e do Programa.
Atividades II, III e IV
1. A sociologia como disciplina científica
- REINACH, Fernando. A educação, do ponto de vista biológico. O Estado de S. Paulo, Vida&, pág. A20, 29 mar. 2007.
- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Introdução. In: BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar, 2010.
Atividade V
2. Adam Smith: a gênese de um sistema "social"
- SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973.
PS: Leitura dos capítulos 1, 2 e 4.
Atividades VI e VII
3. O materialismo histórico-dialético de Marx
- OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.
- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998.
[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
Atividade VIII
4. O funcionalismo-positivista de Durkheim
- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
Atividade IX
5. A sociologia compreensiva de Max Weber
- RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max Weber. Revista do Serviço Público, 57(2), p. 267-282, 2014.
- WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Atividade X
6. A (re)produção do social em Bourdieu
- CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.
Atividade XI
- Avaliação I: Prova Objetiva.
Atividade XII
7. Caminhos para "Sociologia da Educação II"
- GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
- OLIVEIRA, Marcos Marques. de. Florestan Fernandes e o dilema educacional brasileiro. Pensata, UNIFESP, pp. 01-19, 2020.
Atividades XIII, XIV e XV
8. Outras heranças "sociológicas"... (Avaliação II: Seminários)
- CAMPOS, Luna Ribeiro; DAFLON, Verônica Tostes. Harriet Martineau. (pp. 75-94). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
- VIEIRA, Giulle. Marianne Weber. In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
- FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (Re)Produção. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, 2014.
- MELLO, Antônio Reis Lopes. Uma leitura do texto de Adorno: “Educação após Auschwitz”. Estudos – Revista da Faculdade Ciências Humanas da Unimar, v.1, 1997.
- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período Republicano. Diálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.
- LIMA, Mário Hélio Gomes de. Gilberto Freyre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
_________________________________
AVALIAÇÃO:
– Prova Objetiva + Seminários / VS .
– Presença (75%).
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM:
BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
DIGITAL: Google Classroom
CONTATOS:
E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário