Trilha Sonora

Sociologia da Educação I [DED00101]

IEAR/UFF – Curso de Pedagogia

Programa da Disciplina: Sociologia da Educação I

Professor: Marcos Marques de Oliveira

2º PERÍODO (2024.1) / 5ª feira, 14h às 18h

 OBJETIVO:

Contribuir para a construção de uma análise crítica das relações sociais, especialmente as que permeiam as questões educacionais, através do referencial teórico fornecido pelas principais correntes sociológicas pioneiras que buscaram investigar a gênese de nossa contemporaneidade.


DATAS, EMENTÁRIO E MATERIAIS DIDÁTICOS:

Atividade I - 21/03/2024

- Apresentação da Turma e do Programa.


Atividades II, III e IV - 04, 11 e 25/04/2024

1. A sociologia como disciplina científica

- REINACH, Fernando. A educação, do ponto de vista biológicoO Estado de S. Paulo, Vida&, pág. A20, 29 mar. 2007.

- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Introdução. In: BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar, 2010.


Atividade V - 25/04/2024

2. Adam Smith: a gênese de um sistema "social"

- SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973.

PS: Leitura dos capítulos 1, 2 e 4.


Atividades VI - A definir

3. O materialismo histórico-dialético de Marx

- OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.

- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 1998.

[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários - Início]


Atividade VII - A definir

4. O funcionalismo-positivista de Durkheim

- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários - Final]


Atividade VIII - A definir

5. A sociologia compreensiva de Max Weber

- RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max WeberRevista do Serviço Público, 57(2), p. 267-282, 2014.

- WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


Atividade IX - A definir

- Avaliação I: Prova Objetiva. 

[Preparação dos grupos de trabalho para os seminários]


Atividade X - A definir

6. A (re)produção do social em Bourdieu

- CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiroRevista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.


Atividade XI - A definir

7. Outras heranças "sociológicas"... (Avaliação II: Seminários)

- CAMPOS, Luna Ribeiro; DAFLON, Verônica Tostes. Harriet Martineau. (pp. 75-94). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

- VIEIRA, Giulle. Marianne Weber. In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.


Atividade XII - A definir

- FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (Re)ProduçãoRevista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, 2014.

- MELLO, Antônio Reis Lopes. Uma leitura do texto de Adorno: “Educação após Auschwitz”Estudos – Revista da Faculdade Ciências Humanas da Unimar, v.1, 1997. 


Atividade XIII - A definir

- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período RepublicanoDiálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.

- LIMA, Mário Hélio Gomes de. Gilberto Freyre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.


Atividade XIV - A definir

- GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

- OLIVEIRA, Marcos Marques. de. Florestan Fernandes e o dilema educacional brasileiroPensata, UNIFESP, pp. 01-19, 2020.


Atividade XV -  A definir

- Resultado Final & Avaliação do Curso.

 

AVALIAÇÃO:

– Prova Objetiva + Seminários / VS .

– Presença (75%).


AMBIENTES DE APRENDIZAGEM:

BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com

DIGITAL: Google Classroom

 

CONTATOS:

E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...