ÉTICA
E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
Tópicos Especiais em Sociologia da
Educação [DED00151]
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)
IEAR/UFF – PEDAGOGIA / GEOGRAFIA / POL. PÚBLICAS
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA
Optativa
/ Eletiva (5ª Feira /18h)
OBJETIVO:
Estimular o conhecimento sobre áreas e temas de investigação emergentes nos programas de pós-graduação da área educacional brasileira, com o propósito de colaborar na pavimentação de potenciais trajetórias de pesquisas (em nível de especialização, mestrado e/ou doutorado) - como foco na reflexão sobre a dimensão ética da formação docente.
_________________________________
DATAS,
EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:
Atividade I
- Apresentação do
programa.
Atividades II, III e IV e V
1. Qual pós-graduação eu devo fazer?
• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2023.
• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Edital de Mestrado - 2024. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.
Atividade VI
1. Qual pós-graduação eu devo fazer?
• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Política de ações afirmativas. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2019.
Atividade VII
2. Como confeccionar um projeto de pesquisa? (Avaliação I)
• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Roteiro para elaboração de proposta de pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.
[Entrega: 08/08/2024]
[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
Atividade VIII
3. A escrita acadêmica, o Currículo Lattes e outras plataformas
• COSTA, Camila et al. A importância dos estilos de formatação de trabalhos acadêmicos: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(3), 2023. (pp. 718–738).
• CNPQ. Manual de utilização e preenchimento - Currículo Lattes. CNPq, 2009.
[Avaliação I - Alternativa / Entrega: 08/08/2024]
Atividade IX
4. Evitando riscos: plágio e direito autoral
• UFF. Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio. UFF, 2010.
• MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Plágio e autoplágio. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 155-165).
• LOPES, Carlos. Ciberplágio. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 63-74).
Atividade X
5. Ética em Pesquisa: o sistema CEP/Conep
• CONEP/MS. Cartilha dos direitos dos participantes de pesquisa. Conep/ms, 2020.
• MAINARDES, Jefferson; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 205-211).
Atividade XI
6. O cuidado no uso de imagens, dos arquivos e da Internet
• MARCELO, Fabiana de Amorim; SANTOS, Luís Henrique Sacchi. Ética no uso de imagens. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 114-126).
• ALVES, Claudia. Arquivamento de dados. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 120-126).
• NUNES, João Batista Carvalho. Pesquisas Online. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 146-150).
[Entrega da Avaliação I ]
Atividade XII
7. Como sobreviver à pós-graduação? Os desafios de uma trajetória acadêmica
• Bastos Júnior, Nevaldo Leocádia. Para além da reprodução social: um estudo sobre a atípica trajetória acadêmica de Florestan Fernandes a partir da Sociologia da Educação de Bernard Lahire. Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), UFF, 2020.
Atividades XIII, XIV e XV
8. Dimensões da Ética em Pesquisa - Seminários (Avaliação II)
• CRUZ, Silvana Helena Vieira. Questões éticas na pesquisa com crianças, adolescentes ou pessoas em situação de diminuição de capacidade de decisão. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 73-81).
• NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; MÜLLER, Fernanda. Ética no encontro com bebês e seus/suas cuidadores/as. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 2). Rio de Janeiro, ANPEd, 2021. (pp. 94-101).
• SILVA , Petronilha Beatriz Gonçalves e; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da; ARANTES, Adlene Silva. Considerações para uma prática eticamente engajada de pesquisa em educação e relações étnic0-raciais. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 146-158).
• PASSEGGI, Maria da Conceição. A ética na pesquisa com narrativas de vida em educação. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 199-211).
_________________________________
AVALIAÇÃO:
– Proposta de Pesquisa (Currículo Lattes) + Seminários / VS .
– Presença (75%).
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM:
BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
DIGITAL: Google Classroom
CONTATOS:
E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/
Nenhum comentário:
Postar um comentário