Trilha Sonora

TEMAS DE PESQUISA EM DDSE [ESE10117] - 2021.1

FEUFF / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO / MESTRADO

TEMAS DE PESQUISA EM DIVERSIDADE, DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCAÇÃO

[ESE10117] - T1 / 60h / 4 CRÉDITOS [2021.1]

PROFESSORES: ELIONALDO FERNANDES JULIÃO e MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA

DIA: 3ª Feira (18h-22h)


Ementa: Desenvolvimento de questões teórico-metodológicas relacionadas com os projetos discentes do campo de confluência Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação.

Descritor: Serão tratadas questões teórico-metodológicas de pesquisa no campo das Ciências Sociais e Humanas em geral e aspectos teórico-metodológicos pertinentes aos projetos discentes. Serão também apresentadas as pesquisas em desenvolvimento na linha de pesquisa.

Objetivos

Aprofundar os conhecimentos sobre investigação no campo das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase em Educação. Possibilitar a revisão dos projetos discentes, a partir da discussão de seus referenciais teóricos e metodológicos. Apresentar os eixos em desenvolvimento na linha de pesquisa, bem como os referenciais teórico-metodológicos privilegiados pelos professores pesquisadores.

Metodologia

O curso será desenvolvido por meio de palestras, leituras e discussões de textos que envolvem questões teóricas e metodológicas relacionadas aos projetos de pesquisa dos discentes, assim como análises críticas sobre estes projetos.

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo de desenvolvimento do curso. Serão solicitadas ao longo do curso, questões sobre os projetos apresentados e a produção de resenhas sobre textos (um para cada unidade). Ao final do curso, cada aluno produzirá uma nova versão do projeto de pesquisa, que apresente a incorporação das alterações teóricas e metodológicas que foram discutidas. Nessa versão, deverá estar inclusa uma auto-avaliação do nível de engajamento do aluno no curso respectivo.

Obs.: Os projetos deverão ser disponibilizados, por seus autores, aos demais colegas, com antecedência mínima de quinze dias.


Bibliografia básica:

[Textos disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/u/4/folders/1TzZjhU5-b0xCvyULkmQ7ayHRlQrVeOyt.]

BARROS, José D'Assunção. Equality and difference: a conceptual discussion mediated by the counterpoint of inequalities. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 78-92, 2018.

BRANDÃO, Zaia. Conversas com pós-graduandos. In: BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-Rio, 2002, p. 15-26.

DAUSTER, Tânia. "Entre a Antropologia e a Educação" - a produção de um diálogo imprescindível e de um conhecimento híbrido. In: ILHA - Florianópolis, v.6, n.1 e n.2, julho de 2004, p. 197-207.

DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. In: Cadernos de Pesquisa. nº 115, março de 2002.

GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004.

VARGAS, Hustana Maria. Métodos quantitativos e análise de dados: na pesquisa, em trabalhos acadêmicos e para a vida. In: PENEB (2015).

MILLS, Charles Wrigtht. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965, p.211-246 (Apêndice - Do artesanato intelectual).

NUNES, Clarice. As contribuições da sociologia da educação para a pesquisa histórica. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro e ZAGO, Nadir. Sociologia da educação; pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 60-75.

ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. Revista Brasileira de Educação. Jan./abril, ano/volume 12, número 34. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo: 2007, pp 7-16.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva, 2005. Leitura da parte intitulada "A pergunta de partida"

SPOSITO, Marília Pontes. Uma perspectiva não escolar no estudo sociológico da escola. Revista USP, São Paulo, n.57, p. 210-226, março/maio 2003.

 

Bibliografia complementar:

ALVES-MAZZOTTI, Alda J. A "revisão da bibliografia" em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. In: 2012 (41-59)

ANDRÉ, Marli E. D. A.. A etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-Rio, 2002.

CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.. Rio de Janeiro, 1989.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva – um guia para pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2013.

LAHIRE, Bernard. Crenças coletivas e desigualdades culturais. Educação e Sociedade, vol. 24, n. 84, p. 983-995, setembro 2003.

MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

PAIXÃO, Lea Pinheiro e ZAGO, Nadir. Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007.

ZAGO, Nadir; CARVALHO, M. Pinto de; VILELA, Rita A. T. (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

 


Cronograma

Abertura

Dia: 15/06

Apresentação da turma e dos professores. Apresentação e discussão do plano de trabalho. Indicação dos projetos de pesquisa em desenvolvimento na linha: temas privilegiados, questões de pesquisa e referenciais teórico-metodológicos utilizados, e previsão das apresentações.

 

Unidade I - A predisposição ao trabalho intelectual.  

Dia: 22/06

Leituras obrigatórias

BRANDÃO, Zaia. Conversas com pós-graduandos. In: BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-Rio, 2002, p. 15-26.

MILLS, Charles Wrigtht. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965, p.211-246 (Apêndice- Do artesanato intelectual).

 

Unidade II - A produção do conhecimento no campo das Ciências Sociais.

Dia: 29/06

Leituras obrigatórias

SPOSITO, Marília Pontes. Uma perspectiva não escolar no estudo sociológico da escola. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro e ZAGO, Nadir. Sociologia da educação; pesquisa e realidade brasileira.Petrópolis: Vozes, 2007, p. 19-43.

NUNES, Clarice. As contribuições da sociologia da educação para a pesquisa histórica. In:PAIXÃO, Lea Pinheiro e ZAGO, Nadir. Sociologia da educação; pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 60-75.

DAUSTER, Tânia. "Entre a Antropologia e a Educação" – a produção de um diálogo imprescindível e de um conhecimento híbrido. In: ILHA - Florianópolis, v.6, n.1 e n.2, julho de 2004, p. 197-207.


Dia: 06/07 

Atividade Complementar: a combinar. 


Unidade III - Discussão sobre diversidade, desigualdades sociais e educação. 

Dia: 13/07

Leituras obrigatórias

BARROS, José D'Assunção.  Igualdade e diferença: uma discussão conceitual mediada pelo contraponto das desigualdades. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. 78-92, 2018.

ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. Revista Brasileira de Educação. Jan./abril, ano/volume 12, número 34. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo: 2007, pp 7-16.

 

Unidade IV - Discussão dos projetos discentes.

Dias: 20 e 27/7 e 3, 10, 17, 24/08 e 31/08

 

Unidade V – Diálogos sobre experiências de pesquisa

14/09 – "Pesquisas em processo", com os pesquisadores Renan Saldanha e Suziane Gonçalves.

21/09 -  "Memória e História da Educação Popular e a EJA", com o Prof. Osmar Fávero. [Evento Adiado]

  

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