FEUFF / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO / MESTRADO
TEMAS DE PESQUISA EM DIVERSIDADE,
DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCAÇÃO
[ESE10117] - T1 / 60h / 4 CRÉDITOS
[2021.1]
PROFESSORES: ELIONALDO FERNANDES
JULIÃO e MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA
DIA: 3ª Feira (18h-22h)
Ementa: Desenvolvimento de questões teórico-metodológicas relacionadas com
os projetos discentes do campo de confluência Diversidade, Desigualdades
Sociais e Educação.
Descritor:
Serão tratadas questões teórico-metodológicas de pesquisa no campo das Ciências
Sociais e Humanas em geral e aspectos
teórico-metodológicos pertinentes aos projetos discentes. Serão também
apresentadas as pesquisas em desenvolvimento na linha de pesquisa.
Objetivos
Aprofundar os conhecimentos sobre
investigação no campo das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase em Educação. Possibilitar
a revisão dos projetos discentes, a partir da discussão de seus referenciais
teóricos e metodológicos. Apresentar os eixos em desenvolvimento na linha de
pesquisa, bem como os referenciais teórico-metodológicos privilegiados pelos
professores pesquisadores.
Metodologia
O curso será desenvolvido por meio de palestras, leituras e
discussões de textos que envolvem questões teóricas e metodológicas
relacionadas aos projetos de pesquisa dos discentes, assim como análises
críticas sobre estes projetos.
Avaliação
A avaliação será realizada durante
todo o processo de desenvolvimento do curso. Serão solicitadas ao longo do
curso, questões sobre os projetos apresentados e a produção de resenhas sobre
textos (um para cada unidade). Ao final do curso, cada aluno produzirá uma nova
versão do projeto de pesquisa, que apresente a incorporação das alterações
teóricas e metodológicas que foram discutidas. Nessa versão, deverá estar
inclusa uma auto-avaliação do nível de engajamento do aluno no curso
respectivo.
Obs.: Os projetos deverão ser disponibilizados, por seus autores, aos demais colegas, com antecedência mínima de quinze dias.
Bibliografia
básica:
[Textos disponíveis no link: https://drive.google.com/drive/u/4/folders/1TzZjhU5-b0xCvyULkmQ7ayHRlQrVeOyt.]
BARROS, José
D'Assunção. Equality and difference: a conceptual discussion mediated by the
counterpoint of inequalities. Revista
Brasileira de Educação, v. 23, p. 78-92, 2018.
BRANDÃO, Zaia.
Conversas com pós-graduandos. In: BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-Rio, 2002, p.
15-26.
DAUSTER, Tânia.
"Entre a Antropologia e a Educação" - a produção de um diálogo imprescindível
e de um conhecimento híbrido. In: ILHA
- Florianópolis, v.6, n.1 e n.2, julho de 2004, p. 197-207.
DUARTE, Rosália.
Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. In: Cadernos de Pesquisa.
nº 115, março de 2002.
GATTI, Bernardete
A. Estudos quantitativos em educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr.
2004.
VARGAS, Hustana
Maria. Métodos quantitativos e análise
de dados: na pesquisa, em trabalhos acadêmicos e para a vida. In: PENEB (2015).
MILLS, Charles
Wrigtht. A imaginação sociológica.
Rio de Janeiro: Zahar, 1965, p.211-246 (Apêndice - Do artesanato intelectual).
NUNES, Clarice.
As contribuições da sociologia da educação para a pesquisa histórica. In:
PAIXÃO, Lea Pinheiro e ZAGO, Nadir. Sociologia
da educação; pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007, p.
60-75.
ORTIZ, Renato.
Anotações sobre o universal e a diversidade. Revista Brasileira de Educação. Jan./abril, ano/volume 12, número
34. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo:
2007, pp 7-16.
QUIVY, Raymond;
CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de
investigação em ciências sociais. Gradiva, 2005. Leitura da parte
intitulada "A pergunta de partida"
SPOSITO, Marília
Pontes. Uma perspectiva não escolar no estudo sociológico da escola. Revista USP, São Paulo, n.57, p.
210-226, março/maio 2003.
Bibliografia
complementar:
ALVES-MAZZOTTI, Alda J. A "revisão da bibliografia" em teses e
dissertações: meus tipos inesquecíveis. In: 2012 (41-59)
ANDRÉ,
Marli E. D. A.. A etnografia da prática
escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BOGDAN, R.;
BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora,
1994.
BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em educação. Rio de Janeiro:
Loyola/PUC-Rio, 2002.
CARDANO, Mario. Manual de pesquisa qualitativa: a
contribuição da teoria da argumentação. Petrópolis: Vozes, 2017.
GEERTZ,
C. A interpretação das culturas.
Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.. Rio de Janeiro, 1989.
KAUFMANN, Jean-Claude. A
entrevista compreensiva – um guia para pesquisa de campo. Petrópolis, RJ:
Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2013.
LAHIRE, Bernard.
Crenças coletivas e desigualdades culturais. Educação e Sociedade, vol. 24, n. 84, p. 983-995, setembro 2003.
MARTINS, Heloisa
Helena T. de Souza. Metodologia
qualitativa de pesquisa. Revista
Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.
PAIXÃO, Lea
Pinheiro e ZAGO, Nadir. Sociologia da
educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007.
ZAGO, Nadir;
CARVALHO, M. Pinto de; VILELA, Rita A. T. (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da
educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
Cronograma
Abertura
Dia: 15/06
Apresentação da turma e dos professores. Apresentação e discussão
do plano de trabalho. Indicação dos projetos de pesquisa em desenvolvimento na
linha: temas privilegiados, questões de pesquisa e referenciais
teórico-metodológicos utilizados, e previsão das apresentações.
Unidade I - A
predisposição ao trabalho intelectual.
Dia: 22/06
Leituras obrigatórias
BRANDÃO, Zaia. Conversas com
pós-graduandos. In: BRANDÃO, Zaia.
Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: Loyola/PUC-Rio, 2002, p. 15-26.
MILLS, Charles Wrigtht. A imaginação sociológica. Rio de
Janeiro: Zahar, 1965, p.211-246 (Apêndice- Do artesanato intelectual).
Unidade II - A produção do
conhecimento no campo das Ciências Sociais.
Dia: 29/06
Leituras obrigatórias
SPOSITO, Marília Pontes. Uma perspectiva não escolar no estudo
sociológico da escola. In: PAIXÃO,
Lea Pinheiro e ZAGO, Nadir. Sociologia da
educação; pesquisa e realidade brasileira.Petrópolis: Vozes, 2007, p.
19-43.
NUNES, Clarice. As contribuições da sociologia da educação para a
pesquisa histórica. In:PAIXÃO, Lea
Pinheiro e ZAGO, Nadir. Sociologia da
educação; pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 2007, p.
60-75.
DAUSTER, Tânia. "Entre a Antropologia e a Educação" – a
produção de um diálogo imprescindível e de um conhecimento híbrido. In: ILHA - Florianópolis,
v.6, n.1 e n.2, julho de 2004, p. 197-207.
Dia: 06/07
Atividade Complementar: a combinar.
Unidade III - Discussão
sobre diversidade, desigualdades sociais e educação.
Dia: 13/07
Leituras obrigatórias
BARROS,
José D'Assunção. Igualdade e diferença: uma
discussão conceitual mediada pelo contraponto das desigualdades. REVISTA
BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. 78-92, 2018.
ORTIZ, Renato. Anotações sobre o
universal e a diversidade. Revista
Brasileira de Educação. Jan./abril, ano/volume 12, número 34. Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo: 2007, pp 7-16.
Unidade IV - Discussão dos projetos discentes.
Dias: 20 e 27/7 e 3, 10, 17, 24/08 e 31/08
Unidade V – Diálogos sobre experiências de pesquisa
14/09 – "Pesquisas em processo", com os pesquisadores Renan Saldanha e Suziane Gonçalves.
21/09 - "Memória e História da Educação Popular e a EJA", com o Prof. Osmar Fávero. [Evento Adiado]
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