TEMAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO [DED00151]
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)
IEAR/UFF – PEDAGOGIA / GEOGRAFIA / POL. PÚBLICAS
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA
[Tópicos Especiais em Sociologia da educação II]
Optativa / Eletiva (6ª Feira / 14h)
OBJETIVO:
Estimular o conhecimento sobre os temas de investigação emergentes nos
programas de pós-graduação da área educacional brasileira, com o propósito de
pavimentar potenciais trajetórias de pesquisas futuras (em nível de
especialização, mestrado e/ou doutorado) - sem descurar da necessária reflexão
teórica sobre a formação docente em processo na graduação.
• AVALIAÇÃO:
– Trabalhos (Lattes + Projeto de Pesquisa) e Seminário.
_________________________________
DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:
I. 08/04/2022 (Presencial)
- Apresentação do programa.
[Definição dos grupos de trabalho para os seminários]
II. 22/04/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)
1. Conhecendo um edital
→ A pós-Graduação na luta pela democracia. PPG-Educação da UFF, 2021. 150min.
III. 29/04/2022 (Presencial)
1. Conhecendo um edital
• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Edital de Mestrado - 2021. Programa de
Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.
IV. 06/05/2022 (Presencial)
1. Conhecendo um edital (Continuação)
• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Edital de Mestrado - 2021. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.
V. 13/05/2022 (Presencial)
2. Construindo um projeto de pesquisa (Avaliação I)
• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Roteiro para elaboração de proposta de pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.
[Entrega: 15/07/2022]
VI. 20/05/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)
- Seminário: Preparação.
[Definição de grupos e temas: 27/05/2022]
VII. 27/05/2022 (Ensino Presencial)
3. Planejando, elaborando e apresentando um trabalho acadêmico
• CHEMIN, Beatriz Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação. Lajeado, SC: Univates, 2012.
VIII. 03/06/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)
- Seminário: Preparação.
IX. 10/06/2022 (Presencial)
- V Congresso de Diversidade e Interculturalidade.
X. 24/06/2022 (EPMT - Atividade Síncrona)
4. Apontamentos metodológicos
• BEIRAL, Hellen Jannisy Vieira. Percepções sobre a utilização de atividades práticas/experimentais em ciências nos anos iniciais da EJA. In: Julião, Elionaldo Fernandes (Org.). Em diálogo com a Educação de Jovens e Adultos: questões, reflexões e perspectivas. Uberlândia (MG): Navegando Publicações, 2020. pp. 111-134.
XI. 01/07/2022 (Presencial)
5. Configurando o Currículo Lattes - e outras plataformas (Avaliação III)
• CNPQ. Manual de utilização e preenchimento - Currículo Lattes. CNPq, 2009.
[Entrega do Currículo Lattes: 22/07/2022]
XII. 08/07/2022 (Presencial)
6. Escolhendo uma linha de pesquisa (Avaliação II - Seminário)
- Ciência Cultura e Educação (CCE)
• AYRES, Ana Cléa Moreira; SELLES, Sandra Escovedo. História da formação de professores: diálogos com a disciplina escolar ciências no ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 02, pp. 95-107, Ago 2012.
- Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação (DDSE)
• FANTINATO, Maria Cecília de Castello Branco. A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, n. 27, pp. 109-124, Dez 2004.
- Estudos do Cotidiano da Educação Popular (ECEP)
• ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, n. 19, Abr 2002.
- Filosofia, Estética e Sociedade (FES)
• SEMERARO, Giovanni. Da Liberação à Hegemonia: Freire e Gramsci no processo de democratização do Brasil. [pp. 23-44]. In: FICHTNER, Bernd [et al.] orgs. Cultura, dialética e hegemonia : práticas pedagógicas e pesquisas em educação. Vitória : EDUFES, 2013.
- Intelectuais, Juventude e Educação Democrática (IJED)
• BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues Carrano. Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes. Educação e Sociedade, Campinas, 35 (129), pp. 1223-1240, Oct-Dec 2014.
- Linguagem, Cultura e Processos Formativos (LCPF)
• GOULART, Cecilia; CORAIS, Maria Cristina. Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escrita. Bakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso, 15 (4), pp. 76-97, Oct-Dec 2020.
- Política, Educação, Formação e Sociedade (PEFS)
• NAJJAR, Jorge; MOCARZEL, Marcelo; Morgan, Karine. Os Planos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: um mapeamento de metas, estratégias e desafios. Ensaio, Rio de Janeiro, v.28, n.109, p. 1033-1053, out./dez. 2020.
- Trabalho-Educação (TE)
• TREIN, Eunice; CIAVATTA, Maria. A HISTORICIDADE DO PERCURSO DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE PARA DEBATE. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7,suplemento, p. 15-49, 2009.
XIII. 15/07/2022 (Presencial)
7. Plágio, direito autoral e ética em pesquisa
• UFF. Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio. UFF, 2010.
• CONEP/MS. Cartilha dos direitos dos participantes de pesquisa. Conep/ms, 2020.
XIV. 22/07/2022 (Presencial)
- Resultados Finais
XV. 29/07/2022 (Presencial)
- Avaliação do Curso (+VS).
_________________________________
AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM:
-
Encontros On-line: Google_Meet.
-
Plataforma: Google Classroom.
-
Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.
-
Facebook: https://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff
_________________________________
CONTATO:
- E-mail: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário