Trilha Sonora

TEMAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO [DED00151]

TEMAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO [DED00151]

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)

IEAR/UFF – PEDAGOGIA / GEOGRAFIA / POL. PÚBLICAS

PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA


[Tópicos Especiais em Sociologia da educação II]

Optativa / Eletiva (6ª Feira / 14h)

 

OBJETIVO:

Estimular o conhecimento sobre os temas de investigação emergentes nos programas de pós-graduação da área educacional brasileira, com o propósito de pavimentar potenciais trajetórias de pesquisas futuras (em nível de especialização, mestrado e/ou doutorado) - sem descurar da necessária reflexão teórica sobre a formação docente em processo na graduação. 

 

• AVALIAÇÃO:

– Trabalhos (Lattes + Projeto de Pesquisa) e Seminário. 

  

_________________________________

DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:

 

I. 08/04/2022 (Presencial)

- Apresentação do programa.

[Definição dos grupos de trabalho para os seminários]

 

II. 22/04/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)

1. Conhecendo um edital

A pós-Graduação na luta pela democracia. PPG-Educação da UFF, 2021. 150min.


III. 29/04/2022 (Presencial)

1. Conhecendo um edital

• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Edital de Mestrado - 2021. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.

 

IV. 06/05/2022  (Presencial)

1. Conhecendo um edital (Continuação)

• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Edital de Mestrado - 2021. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.

 

V. 13/05/2022 (Presencial)

2. Construindo um projeto de pesquisa (Avaliação I)

• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Roteiro para elaboração de proposta de pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.

[Entrega: 15/07/2022]


VI. 20/05/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)

- Seminário: Preparação.

[Definição de grupos e temas: 27/05/2022]

 

VII. 27/05/2022 (Ensino Presencial)

3. Planejando, elaborando e apresentando um trabalho acadêmico

• CHEMIN, Beatriz Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadêmicos: planejamento, elaboração e apresentação. Lajeado, SC: Univates, 2012.

 

VIII. 03/06/2022 (EPMT - Atividade Assíncrona)

- Seminário: Preparação.

 

IX. 10/06/2022 (Presencial)

- V Congresso de Diversidade e Interculturalidade.


X. 24/06/2022 (EPMT - Atividade Síncrona)

4. Apontamentos metodológicos

• BEIRAL, Hellen Jannisy Vieira. Percepções sobre a utilização de atividades práticas/experimentais em ciências nos anos iniciais da EJA. In: Julião, Elionaldo Fernandes (Org.). Em diálogo com a Educação de Jovens e Adultos: questões, reflexões e perspectivasUberlândia (MG): Navegando Publicações, 2020. pp. 111-134.


XI. 01/07/2022 (Presencial)

5. Configurando o Currículo Lattes - e outras plataformas (Avaliação III)

• CNPQ. Manual de utilização e preenchimento - Currículo Lattes. CNPq, 2009.

[Entrega do Currículo Lattes: 22/07/2022] 


XII. 08/07/2022 (Presencial)

6. Escolhendo uma linha de pesquisa (Avaliação II - Seminário)

- Ciência Cultura e Educação (CCE)

• AYRES, Ana Cléa Moreira; SELLES, Sandra Escovedo. História da formação de professores: diálogos com a disciplina escolar ciências no ensino fundamentalEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 02, pp. 95-107, Ago 2012.

- Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação (DDSE)

• FANTINATO, Maria Cecília de Castello Branco. A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São CarlosEspaço Aberto, Rio de Janeiro, n. 27, pp. 109-124, Dez 2004.

- Estudos do Cotidiano da Educação Popular (ECEP)

• ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidianoEspaço Aberto, Rio de Janeiro, n. 19, Abr 2002.

- Filosofia, Estética e Sociedade (FES)

• SEMERARO, Giovanni. Da Liberação à Hegemonia: Freire e Gramsci no processo de democratização do Brasil.  [pp. 23-44]. In: FICHTNER, Bernd [et al.] orgs. Cultura, dialética e hegemonia : práticas pedagógicas e pesquisas em educação. Vitória : EDUFES, 2013.

- Intelectuais, Juventude e Educação Democrática (IJED)

• BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues Carrano. Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantesEducação e Sociedade, Campinas, 35 (129), pp. 1223-1240, Oct-Dec 2014.

- Linguagem, Cultura e Processos Formativos (LCPF)

• GOULART, Cecilia; CORAIS, Maria Cristina. Alfabetização, discurso e produção de sentidos sociais: dimensões e balizas para a pesquisa e para o ensino da escritaBakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso, 15 (4), pp. 76-97, Oct-Dec 2020.

- Política, Educação, Formação e Sociedade (PEFS)

• NAJJAR, Jorge; MOCARZEL, Marcelo; Morgan, Karine. Os Planos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro: um mapeamento de metas, estratégias e desafios. Ensaio, Rio de Janeiro, v.28, n.109, p. 1033-1053, out./dez. 2020.

- Trabalho-Educação (TE)

• TREIN, Eunice; CIAVATTA, Maria. A HISTORICIDADE DO PERCURSO DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE PARA DEBATE. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7,suplemento, p. 15-49, 2009.


XIII. 15/07/2022 (Presencial)

7. Plágio, direito autoral e ética em pesquisa

XIV. 22/07/2022 (Presencial) 

- Resultados Finais 


XV. 29/07/2022 (Presencial)

- Avaliação do Curso (+VS).

  

_________________________________ 

AMBIENTES DIGITAIS DE APRENDIZAGEM:

- Encontros On-line: Google_Meet.

- Plataforma: Google Classroom.

- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.

- Facebook: https://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff

 

_________________________________

CONTATO: 

- E-mail: marcos_marques@id.uff.br

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...