Olá, amig@s.
Demos, pois, início ao nosso curso.
Debatendo sobre a importância da Sociologia para formação do pedagogo, chegamos a seguinte conclusão:
[Contribuir para o desenvolvimento da análise crítica das relações entre educação e sociedade por meio dos referenciais oferecidos pelas principais teorias sociológicas.]
Destacamos, além da articulação do tema educacional para o desenvolvimento da Sociologia como ciência, algumas de suas especificidades que podem contribuir para o melhor entendimento das questões relativas ao ensino - formal ou não.
Entender para - claro - podermos (enquanto força social) intervir.
Não esqueçam de reler o texto do Horace Miner ("Ritos corporais entre os Nacirema"), que, em resumo, nos deixa a seguinte lição primária, aproveitando de uma velha reflexão de Karl Marx, aqui livremente reproduzida: "Se a essência se confundisse com a aparência, não se precisaria de ciência".
E não esqueçam também das questões que trataremos no próximo encontro:
"Por quê 'resistimos' tanto à Sociologia?"
"Quais os desafios para uma educação (que se presume) democrática?
As bases para o debate, reforço, estão nos textos já indicados: "Ser sociólogo", de Alain Touraine; e "A sociologia para o educador e a sociologia da educação", de Karl Mannheim.
Para completar, ressaltando a trajetória de constituição histórica da Sociologia enquanto ciência, a dica é: "O que é sociologia?", de Anthony Giddens.
Forte abraço e até a próxima aula.
Marcos Marques
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Informativo das Disciplinas de Sociologia do IEAR-UFF / Prof. Marcos Marques de Oliveira
Música é poesia...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
(Monitoria) Sociologia da Educação
O Departamento de Educação de Angra dos Reis da UFF anuncia a abertura do processo seletivo para monitoria, com um total de 4 vagas disponív...

-
Prezados alunos, segue o texto indicado para a nossa próxima aula do dia 02/05/2013. A educação, do ponto de vista biológico ...
-
A pedagogia de Paulo Freire: a propedêutica de uma revolução esvaecida [i] Marcos Marques de Oliveira [ii] “Eu preferia vir pa...
-
Muito honrado em participar do segundo volume do e-book “Ética e pesquisa em Educação: subsídios”, organizado pela Comissão de Ética em Pesq...
2 comentários:
Adorei conhecer os Nacirema sob a ótica antropológica. Acho que agora entendo um pouco mais os antropólogos. São loucos, coitados. Deviam viver mais e observar menos. Suas observações "neutras" ficam muito longe da realidade. Viva o senso comum!!!
Viva o senso comum, claro - desde que a caminho dialógico para o "bom senso". Abração, André. Valeu pela participação! Marcos Marques
Postar um comentário