Prezad@s,
Só para lembrar: no dia 12 de novembro, próxima sexta-feira, às 19h, o IEAR vai receber Paulo Carrano, professor da FEUFF, para falar sobre "Os jovens e a cidade: identidades e práticas culturais em Angra de tantos reis e rainhas".
Nesse estudo, fruto de sua tese de doutorado, realizada enquanto lecionava no antigo NEAP, Carrano identifica a cidade como espaço social de práticas educativas. Trabalha, portanto, como estamos vendo nas aulas de Sociologia, com um conceito de educação ampliado, na qual a dinâmica da vida cultural acaba por incorporar os relacionamentos sociais que ocorrem para além das práticas concebidas para gerar aprendizagens.
No que tange à juventude, ela é vista - também como vimos nas aulas - como um modelo geracional para toda a sociedade e não apenas como uma definição etária.
E para os que moram - e estudam - em Angra dos Reis, será extremamente relevante ouvi-lo falar de sua pesquisa de campo sobre os relacionamentos dos jovens em seus grupos de lazer na cidade que hoje nos abriga.
Por fim, vale reforçar o que sugere a tese de Carrano: a necessária invenção de rituais culturais públicos que favoreçam o encontro entre os diferentes grupos juvenis, como forma de ampliação da solidariedade social e fortalecimento da cultura pública democrática.
Ou seja, o encontro será uma ótima oportunidade para reforçar o que estamos trabalhando na disciplina: o "mito" de supervalorização da escola precisa ser combatido justamente para que ocorra a sua refuncionalização nas condições hodiernas de existência.
Afinal, lembrando o velho Marx, os espaços educativos da sociedade civil - onde o concreto opera - não devem ser desprezados para uma verdadeira transformação revolucionária de qualquer sociedade.
Para quem se dispuser, clique aqui para conhecer o "Observatório Jovem", outra bela iniciativa do professor Carrano, destinada à divulgação de estudos sobre o tema da juventude. Lá, inclusive, pode-se fazer o download de sua tese.
Até sexta.
Abs, Marcos Marques
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Informativo das Disciplinas de Sociologia do IEAR-UFF / Prof. Marcos Marques de Oliveira
Música é poesia...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
(Monitoria) Sociologia da Educação
O Departamento de Educação de Angra dos Reis da UFF anuncia a abertura do processo seletivo para monitoria, com um total de 4 vagas disponív...

-
Prezados alunos, segue o texto indicado para a nossa próxima aula do dia 02/05/2013. A educação, do ponto de vista biológico ...
-
A pedagogia de Paulo Freire: a propedêutica de uma revolução esvaecida [i] Marcos Marques de Oliveira [ii] “Eu preferia vir pa...
-
Muito honrado em participar do segundo volume do e-book “Ética e pesquisa em Educação: subsídios”, organizado pela Comissão de Ética em Pesq...
Nenhum comentário:
Postar um comentário