O volume "Florestan Fernandes", da Coleção Educadores (INEP/MEC), escrito por mim |
"Em primeiro lugar, impõe-se estender o ensino primário a todos os indivíduos em idade escolar (ou acima desta, quanto não o possuam) e assegurar a todas as regiões do País, independentemente de sua estrutura demográfica e de suas riquezas econômicas, meios para incentivar esse desiderato.
Em segundo lugar, impõe-se diferenciar internamente o sistema educacional brasileiro, de modo a dar maior amplitude às funções educacionais dos diferentes tipos de escolas, ajustando-as convenientemente às necessidades educacionais das diversas comunidades humanas brasileiras.
Da escola primária à escola técnica e à escola superior, democratização do ensino, aqui, significa, literalmente, revolução educacional: leva-nos primordialmente para a mudança de mentalidade e de hábitos pedagógicos, redefinindo o uso social da educação através de novas concepções educacionais e da correspondência efetiva para com as exigências educacionais de nossa época.
Em terceiro lugar, por fim, impõe-se abolir a seleção educacional com fundamento em privilégios (de riqueza, de posição social, de poder, de raça ou de religião)".
(Florestan Fernandes, 1966).
Na lembrança do mestre, minha homenagem a todos os meus professores, que me instigaram, de alguma forma, a ser o educador em construção que hoje sou.
Obrigado!
Marcos Marques de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário