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23 de abril de 2018

[24/04/2018] CPE: Avaliação I e Divisão de Seminários

Prezad@s,

A nossa primeira avaliação será uma "Redação", de até 3 laudas jornalísticas (1400 caracteres cada), sobre o seguinte tema: "A minha concepção de democracia".

Para a confecção deste pequeno ensaio, que objetiva estimular uma reflexão individualizada sobre o sentido e a validade da democracia entre educadores em formação, é indicada a incorporação das questões fundamentais levantadas nos dois primeiros tópicos do nosso curso:

1. Fundamentos históricos e filosóficos sobre o nascimento da política.

2. Dos impérios de Roma: a longa tradição do catolicismo como tentativa de governo do mundo.

Outra fonte alternativa para o exercício pode ser encontrada em "Vantagens do sistema político ocidental", artigo de Steven Pinker, publicado na Folha de S. Paulo no último domingo - texto, inclusive, que será tema do debate que travaremos no dia 08/05/2018, data de entrega desta avaliação.

Qualquer dúvida, falaremos sobre isso no nosso encontro de amanhã (23/04/2018), às 18h, quando apreciaremos o filme "Martinho Lutero".

E, por fim, segue as datas combinadas dos seminários, nossa segunda etapa avaliativa:

15/05 - 3. O surgimento do Estado Moderno: a política como ciência da vida em sociedade

22/05 - 4. Racionalismo, Sociabilidade e Ordem Política: o Leviatã de Thomas Hobbes

29/05 - 5. Servidão e liberdade: os dilemas de John Locke e Jean-Jacques Rousseau

05/06 - 6. Estados Unidos: o nascimento contraditório de uma nação “livre”

12/06 - 7. Virtudes e vícios do capitalismo e a dialética da revolução: a dimensão política do socialismo “científico”

19/06 - 8. Virtudes e vícios do capitalismo e a dialética da revolução: a dimensão política do socialismo “científico”

26/06 - 9. A jaula de ferro: capitalismo e socialismo como distopias da sociabilidade e da política em Max Weber

03/07 - 10. O pensamento educacional de Florestan Fernandes: ciência e política como base de uma pedagogia socialista

Lembramos que os grupos devem ter, no máximo, 5 integrantes - identificados pelos líderes identificados na nossa última aula. Além da apresentação, será exigida a entrega de um fichamento dos textos-base de cada tópico.

E é bom também não esquecer da importância da presença de todos, por dois motivos: 1) o (auto)controle da frequência exigida para a aprovação no curso; b) e o fato de que os conteúdos poderão formar a base avaliativa da nossa VS (Verificação Suplementar), se for o caso.

É isso!

Att. Marcos Marques

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(Ciclo de Debates) Padrões e Dilemas com Florestan Fernandes

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