A nossa primeira avaliação será uma "Redação", de até 3 laudas jornalísticas (1400 caracteres cada), sobre o seguinte tema: "A minha concepção de democracia".
Para a confecção deste pequeno ensaio, que objetiva estimular uma reflexão individualizada sobre o sentido e a validade da democracia entre educadores em formação, é indicada a incorporação das questões fundamentais levantadas nos dois primeiros tópicos do nosso curso:
1. Fundamentos históricos e filosóficos sobre o nascimento da política.
2. Dos impérios de Roma: a longa tradição do catolicismo como tentativa de governo do mundo.
Outra fonte alternativa para o exercício pode ser encontrada em "Vantagens do sistema político ocidental", artigo de Steven Pinker, publicado na Folha de S. Paulo no último domingo - texto, inclusive, que será tema do debate que travaremos no dia 08/05/2018, data de entrega desta avaliação.
Qualquer dúvida, falaremos sobre isso no nosso encontro de amanhã (23/04/2018), às 18h, quando apreciaremos o filme "Martinho Lutero".
E, por fim, segue as datas combinadas dos seminários, nossa segunda etapa avaliativa:
15/05 - 3. O surgimento do Estado Moderno: a política como ciência da vida em sociedade
22/05 - 4. Racionalismo, Sociabilidade e Ordem Política: o Leviatã de Thomas Hobbes
29/05 - 5. Servidão e liberdade: os dilemas de John Locke e Jean-Jacques Rousseau
05/06 - 6. Estados Unidos: o nascimento contraditório de uma nação “livre”
12/06 - 7. Virtudes e vícios do capitalismo e a dialética da revolução: a dimensão política do socialismo “científico”
19/06 - 8. Virtudes e vícios do capitalismo e a dialética da revolução: a dimensão política do socialismo “científico”
26/06 - 9. A jaula de ferro: capitalismo e socialismo como distopias da sociabilidade e da política em Max Weber
03/07 - 10. O pensamento educacional de Florestan Fernandes: ciência e política como base de uma pedagogia socialista
Lembramos que os grupos devem ter, no máximo, 5 integrantes - identificados pelos líderes identificados na nossa última aula. Além da apresentação, será exigida a entrega de um fichamento dos textos-base de cada tópico.
E é bom também não esquecer da importância da presença de todos, por dois motivos: 1) o (auto)controle da frequência exigida para a aprovação no curso; b) e o fato de que os conteúdos poderão formar a base avaliativa da nossa VS (Verificação Suplementar), se for o caso.
É isso!
Att. Marcos Marques
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