Trilha Sonora

POLÍTICA, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA / TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO [DED00155] - 2020.2


UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)

OPTATIVA (PEDAGOGIA) / ELETIVA (OUTROS CURSOS) - 2020-2

[Sexta-feira, 18h]

 

PROGRAMA DA DISCIPLINA

POLÍTICA, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA:

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE CONSERVADORISMO, LIBERALISMO E SOCIALISMO

[DED00155 - TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO]

Prof. Marcos Marques de Oliveira


EMENTA

Sob a metodologia de “rodas [virtuais] de leitura”, o curso visa o aprendizado – através do diálogo e do debate – de teorias e conceitos clássicos da Ciência Política, com foco nas contribuições de autores conservadores, liberais e socialistas para a emergência do que denominamos de "pensamento democrático moderno" – e suas articulações com as respectivas e diversas “práxis” pedagógicas.

  

DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:

05/02/2021 (On-line)

- Apresentação do Programa.


12/02/2021 (Off-line)

Democracia em vertigem. Brasil, 2019. 121 min. Direção: Petra Costa.

• “Democracia em Vertigem” é um filme notável que ficará para a história. Entrevista com Henri Gervaiseau. Rádio USP - Jornal da USP no Ar 1ª Edição. 06/02/2020.

 

19/02/2021 (Off-line)

Belo Monte: anúncio de uma guerra. Brasil, 2012. 105 min. Direção: André D’Elia.

Belo monte: depois da inundação. Brasil, 2016. 53 min. Direção: Todd Southgate.


26/02/2021 (On-line)

1. Matrizes ideológico-estruturais do pensamento "crítico" moderno:

1.1. Liberalismo

• SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, 1998. [Os economistas, Vol. 1].

 

05/03/2021 (On-line)

1.2. Socialismo

• SOËTARD, Michel. Jean Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores].

 

12/03/2021 (On-line)

1.3. Conservadorismo

• PLEINES, Jürgen-Eckardt. Hegel. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores].

 

19/03/2021 (On-line)

1.4. Comunismo

• MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando Publicações, 2011.

 

26/03/2021 (On-line)

2. Educação para a liberdade. Mas qual? 

2.1. O caso francês

• FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores].

 

09/04/2021 (On-line)

2.2. O caso norte-americano

• WESTBROOK. Robert B. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores].

 

15/04/2021 (Off-line)

2.3. O caso italiano

Gramsci e a Revolução Russa. Depoimento de Marcos Del Royo. TV Boitempo – Dicionário Gramsciano. 20 min. 2017.

 

16/04/2021 (On-line)

• MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores].


23/04/2021 (Off-line)

Avaliação I: Prova Individual.

 

29/04/2021 (Off-line)

2.4. O caso brasileiro

Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.

 

30/04/2021 (On-line)

• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).

 

07/05/2021 (On-line)

Avaliação II: Produção Textual (2 resenhas).

Encontro de Avaliação Final do Curso.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

• BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Giafranco. Dicionário de Política. V. I e II. Brasília: UNB, 2009.

 

Ambientes de aprendizagem:

- Aulas On-line: Google Meet.

- Turma: Google Classroom.

- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.


AVALIAÇÃO: Prova Individual + Produção Textual.


CONTATO: marcos_marques@id.uff.br

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