UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)
OPTATIVA (PEDAGOGIA) / ELETIVA (OUTROS
CURSOS) - 2020-2
[Sexta-feira, 18h]
PROGRAMA DA DISCIPLINA
POLÍTICA, EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA:
REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE CONSERVADORISMO,
LIBERALISMO E SOCIALISMO
[DED00155 - TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO]
Prof. Marcos Marques de Oliveira
EMENTA
Sob a metodologia de “rodas [virtuais] de leitura”, o curso visa o
aprendizado – através do diálogo e do debate – de teorias e conceitos clássicos
da Ciência Política, com foco nas contribuições de autores conservadores,
liberais e socialistas para a emergência do que denominamos de "pensamento
democrático moderno" – e suas articulações com as respectivas e diversas “práxis”
pedagógicas.
DATAS,
EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:
05/02/2021 (On-line)
- Apresentação do Programa.
12/02/2021 (Off-line)
→ Democracia em vertigem.
Brasil, 2019. 121 min. Direção: Petra Costa.
• “Democracia em Vertigem” é um filme notável que ficará para a história. Entrevista com Henri Gervaiseau. Rádio USP - Jornal da USP no Ar 1ª Edição. 06/02/2020.
19/02/2021 (Off-line)
→ Belo Monte: anúncio de uma guerra. Brasil, 2012. 105 min. Direção: André D’Elia.
→ Belo monte: depois da inundação. Brasil, 2016. 53 min. Direção: Todd Southgate.
26/02/2021 (On-line)
1. Matrizes ideológico-estruturais do pensamento
"crítico" moderno:
1.1. Liberalismo
• SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, 1998. [Os economistas,
Vol. 1].
05/03/2021 (On-line)
1.2. Socialismo
• SOËTARD, Michel. Jean
Jacques Rousseau. Recife:
Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores].
12/03/2021 (On-line)
1.3. Conservadorismo
• PLEINES,
Jürgen-Eckardt. Hegel.
Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores].
19/03/2021 (On-line)
1.4. Comunismo
• MARX, Karl; ENGELS,
Friederich. Textos sobre
educação e ensino. Campinas: Navegando Publicações, 2011.
26/03/2021 (On-line)
2. Educação para a liberdade. Mas qual?
2.1. O caso francês
• FILLOUX, Jean-Claude. Émile
Durkheim. Recife:
Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores].
09/04/2021 (On-line)
2.2. O caso norte-americano
• WESTBROOK. Robert B. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores].
15/04/2021 (Off-line)
2.3. O caso italiano
→ Gramsci e a Revolução Russa. Depoimento de Marcos Del Royo.
TV Boitempo – Dicionário Gramsciano. 20 min. 2017.
16/04/2021 (On-line)
• MONASTA, Attilio. Antonio
Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os
educadores].
23/04/2021 (Off-line)
Avaliação I: Prova Individual.
29/04/2021 (Off-line)
2.4. O caso brasileiro
→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.
30/04/2021 (On-line)
• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010.
(Coleção Educadores - INEP/MEC).
07/05/2021 (On-line)
Avaliação
II: Produção Textual (2 resenhas).
Encontro
de Avaliação Final do Curso.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
• BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO,
Giafranco. Dicionário de Política. V.
I e II. Brasília: UNB, 2009.
Ambientes
de aprendizagem:
- Aulas On-line: Google Meet.
- Turma: Google Classroom.
- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.
AVALIAÇÃO: Prova Individual + Produção Textual.
CONTATO:
marcos_marques@id.uff.br
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