IEAR/UFF – Curso de Pedagogia
Programa da Disciplina: Sociologia da Educação I
Professor: Marcos Marques de Oliveira
2º PERÍODO (2022.2) / 5ª feira, 18h
OBJETIVO:
Contribuir para a construção de uma análise crítica das relações sociais, especialmente as que permeiam a questão educacional, através do referencial teórico fornecido pelas principais correntes sociológicas que buscam investigar a nossa contemporaneidade.
AVALIAÇÃO:
– Prova Individual + Seminários.
DATAS, EMENTÁRIO E MATERIAIS DIDÁTICOS:
Atividade I - 08/09/2022
- Apresentação do Programa.
Atividade II - 15/09/2022
1. A sociologia como disciplina científica
- REINACH, Fernando. A educação, do ponto de vista biológico. O Estado de S. Paulo, Vida&, pág. A20, 29 mar. 2007.
- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Introdução. In: BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar, 2010.
→ O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.
Atividade III - 22/09/2022
2. Adam Smith e o capitalismo: a gênese de um sistema "social"
- SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973.
PS: Leitura dos capítulos 1, 2 e 4.
→ Adam Smith. Vídeo da UNIVESP.
Atividade IV - 29/09/2022
2. Adam Smith e o capitalismo: a gênese de um sistema "social"
→ Liberalismo Econômico. Podcast "História nos Stories", 18/02/2021.
Atividade V - 06/10/2022
3. A crítica materialista, histórica e dialética de Karl Marx
- OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.
Atividade VI - 13/10/2022
PRÉ-AGENDA ACADÊMICA
3. A crítica materialista, histórica e dialética de Karl Marx
→ Doutores da Economia: Marx. Direção: Tristan Quinn. Inglaterra, 2012. 46 min. Realização: BBC.
→ Capitalismo. Podcast "Filosofia Vermelha", 18/07/2022.
[Início do prazo para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
Atividade VII - 20/10/2022
AGENDA ACADÊMICA
[Prazo final para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
Atividade VIII - 27/10/2022
3. A crítica materialista, histórica e dialética de Karl Marx
- MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. Estud. av. [online]. 1998, vol. 12, n.34, pp. 7-46.
Atividade IX - 03/11/2022
4. As contribuições funcional-positivista de Durkheim e Comte para a Educação Brasileira
- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período Republicano. Diálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.
Atividade X - 10/11/2022
4. As contribuições funcional-positivista de Durkheim e Comte para a Educação Brasileira
- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período Republicano. Diálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.
Atividade XI - 17/11/2022
5. A sociologia compreensiva de Max Weber
- RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max Weber. Revista do Serviço Público, 57(2), p. 267-282, 2014.
→ O legado de Max Weber – 100 anos depois, por Carlos Eduardo Sell. Brasil, 2020. 105 min. Realização: Ateliê de Humanidades.
→ Max Weber e o espírito do capitalismo. Brasil, 2020. 15 min. Realização: Casa do Saber.
Atividade XII - 24/11/2022
- Avaliação I: Estudo Dirigido Individual.
Atividade XIII - 01/12/2022
6. Outras heranças "sociológicas"... (Avaliação II: Seminários)
- MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
- MELLO, Antônio Reis Lopes. Uma leitura do texto de Adorno: “Educação após Auschwitz”. Estudos – Revista da Faculdade Ciências Humanas da Unimar, v.1, 1997.
- FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (Re)Produção. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, 2014.
- VIRGINIO, Alexandre Silva. Educação e sociedade democrática: interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador. (176-212). Sociologias, vol. 14, nº 29, Porto Alegre Jan./Apr. 2012.
Atividade XIV -
6. Outras heranças "sociológicas"... (Avaliação II: Seminários)
- LIMA, Mário Hélio Gomes de. Gilberto Freyre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
- JESUS, Eliane Maria de. Pedagogia libertadora: o discurso ideológico de Paulo Freire. Crítica Desapiedada, Sem Data. Acesso: 08/12/2021.
- OLIVEIRA, Marcos Marques. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Virtual En_Fil, Ano 3, nº 5, jul. 2015.
- IANNI, Octavio. As ciências sociais na época da globalização. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, n. 37, pp. 01-09, jun. 1998.
- JESUS, Eliane Maria de. Pedagogia libertadora: o discurso ideológico de Paulo Freire. Crítica Desapiedada, Sem Data. Acesso: 08/12/2021.
• FRANCO, Dalva
de Souza Franco. A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de
Educação de São Paulo (1989 – 1991) e suas consequências. Pro-Posições | v. 25,
n. 3 (75) | p. 103-121 | set./dez. 2014.
•
MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os
"olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular
da Universidade de Brasília (UnB). Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v.
11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005.
• GOMIDES,
Fernanda de Paula; JÚNIOR, Luiz de Souza. Reforma do Ensino Médio e Base
Nacional Comum Curricular: estudo entre São Paulo e Paraíba. Rev. Espaço do
Currículo, João Pessoa, v.14, n.1, pp. 1-15, Jan/Abr. 2021.
-
ALBUQUERQUE, Maria Bethânia Barbosa; BUECKE, Jane Elisa Otomar. Educação não
escolar: Balanço da produção presente nos Congressos Brasileiros de História da
Educação. Revista Brasileira de História da Educação, n. 19, 2019.
•
FMCSV. O impacto da pandemia da covid-19 no aprendizado e bem-estar das
crianças. FMCSV, 2021.
-
CIGALES, Marcelo; FONSECA, Luca. Habitus docente em Sociologia: elementos
pertinentes da leitura sociológica. Ciências Sociais Unisinos, 58 (2): 97-109,
maio/agosto 2022.
Atividade XV - 15/12/2022
- Resultados Finais & Avaliação do Curso (+VS)
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM:
BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
DIGITAL: Google Classroom
CONTATOS:
E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário