Trilha Sonora

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I [DED00101]

IEAR/UFF – Curso de Pedagogia

Programa da Disciplina: Sociologia da Educação I

Professor: Marcos Marques de Oliveira

2º PERÍODO (2022.2) / 5ª feira, 18h

OBJETIVO:

Contribuir para a construção de uma análise crítica das relações sociais, especialmente as que permeiam a questão educacional, através do referencial teórico fornecido pelas principais correntes sociológicas que buscam investigar a nossa contemporaneidade.


AVALIAÇÃO:

– Prova Individual + Seminários.


DATAS, EMENTÁRIO E MATERIAIS DIDÁTICOS:

Atividade I - 08/09/2022

- Apresentação do Programa.


Atividade II - 15/09/2022

1. A sociologia como disciplina científica

 - REINACH, Fernando. A educação, do ponto de vista biológicoO Estado de S. Paulo, Vida&, pág. A20, 29 mar. 2007.

- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Introdução. In: BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar, 2010.

  O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.


Atividade III - 22/09/2022

2. Adam Smith e o capitalismo: a gênese de um sistema "social"

- SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973.

PS: Leitura dos capítulos 1, 2 e 4.

→ Adam Smith. Vídeo da UNIVESP.


Atividade IV - 29/09/2022

2. Adam Smith e o capitalismo: a gênese de um sistema "social"

→ Liberalismo Econômico. Podcast "História nos Stories", 18/02/2021.


Atividade V - 06/10/2022

3. A crítica materialista, histórica e dialética de Karl Marx

- OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.


Atividade VI - 13/10/2022

PRÉ-AGENDA ACADÊMICA

3. A crítica materialista, histórica e dialética de Karl Marx

  Doutores da Economia: Marx. Direção: Tristan Quinn. Inglaterra, 2012. 46 min. Realização: BBC.

  Capitalismo. Podcast "Filosofia Vermelha", 18/07/2022.

[Início do prazo para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


Atividade VII - 20/10/2022

AGENDA ACADÊMICA

[Prazo final para a escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


Atividade VIII - 27/10/2022

3. A crítica materialista, histórica e dialética de Karl Marx

- MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido ComunistaEstud. av. [online]. 1998, vol. 12, n.34, pp. 7-46.


Atividade IX - 03/11/2022

4. As contribuições funcional-positivista de Durkheim e Comte para a Educação Brasileira

- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período RepublicanoDiálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.


Atividade X - 10/11/2022

4. As contribuições funcional-positivista de Durkheim e Comte para a Educação Brasileira

- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período RepublicanoDiálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.


Atividade XI - 17/11/2022

5. A sociologia compreensiva de Max Weber

- RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max WeberRevista do Serviço Público, 57(2), p. 267-282, 2014.

 O legado de Max Weber – 100 anos depois, por Carlos Eduardo Sell. Brasil, 2020. 105 min. Realização: Ateliê de Humanidades.

Max Weber e o espírito do capitalismo. Brasil, 2020. 15 min. Realização: Casa do Saber.


Atividade XII - 24/11/2022

- Avaliação I: Estudo Dirigido Individual.



Atividade XIII - 01/12/2022

6. Outras heranças "sociológicas"... (Avaliação II: Seminários)

- MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

- MELLO, Antônio Reis Lopes. Uma leitura do texto de Adorno: “Educação após Auschwitz”Estudos – Revista da Faculdade Ciências Humanas da Unimar, v.1, 1997. 

- FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (Re)ProduçãoRevista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, 2014.

- VIRGINIO, Alexandre Silva. Educação e sociedade democrática: interpretações sociológicas e desafios à formação política do educador. (176-212). Sociologias, vol. 14, nº 29, Porto Alegre Jan./Apr. 2012.


Atividade XIV -  08/12/2022

6. Outras heranças "sociológicas"... (Avaliação II: Seminários)

- LIMA, Mário Hélio Gomes de. Gilberto Freyre. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

- JESUS, Eliane Maria de. Pedagogia libertadora: o discurso ideológico de Paulo FreireCrítica Desapiedada, Sem Data. Acesso: 08/12/2021.

- OLIVEIRA, Marcos Marques. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre BourdieuRevista Virtual En_Fil, Ano 3,  nº 5, jul. 2015.

- IANNI, Octavio. As ciências sociais na época da globalização. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, n. 37, pp. 01-09, jun. 1998.


- JESUS, Eliane Maria de. Pedagogia libertadora: o discurso ideológico de Paulo FreireCrítica Desapiedada, Sem Data. Acesso: 08/12/2021.


• FRANCO, Dalva de Souza Franco. A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989 – 1991) e suas consequências. Pro-Posições | v. 25, n. 3 (75) | p. 103-121 | set./dez. 2014.


• MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005.

• GOMIDES, Fernanda de Paula; JÚNIOR, Luiz de Souza. Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: estudo entre São Paulo e Paraíba. Rev. Espaço do Currículo, João Pessoa, v.14, n.1, pp. 1-15, Jan/Abr. 2021.

- ALBUQUERQUE, Maria Bethânia Barbosa; BUECKE, Jane Elisa Otomar. Educação não escolar: Balanço da produção presente nos Congressos Brasileiros de História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, n. 19, 2019.

• FMCSV. O impacto da pandemia da covid-19 no aprendizado e bem-estar das crianças. FMCSV, 2021.

- CIGALES, Marcelo; FONSECA, Luca. Habitus docente em Sociologia: elementos pertinentes da leitura sociológica. Ciências Sociais Unisinos, 58 (2): 97-109, maio/agosto 2022.

Atividade XV - 15/12/2022

- Resultados Finais  & Avaliação do Curso (+VS)


AMBIENTES DE APRENDIZAGEM:

BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com

DIGITAL: Google Classroom

 

CONTATOS:

E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...