Trilha Sonora

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II [DED00102] - 2020.2

Sociologia da Educação II [DED00102]

Departamento de Educação (DED)

IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA

PROGRAMA DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA

3º Período de pedagogia (Sextas-Feiras – 14h)

 

OBJETIVO:

Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.

 

Avaliação:

– Seminários + Prova Individual + Produção Textual.

 

DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:

 

05/02/2021 (On-line)

- APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA.

 

12/02/2021 (Off-line)

1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano

Anísio Teixeira: Educação não é privilégio. Brasil, 1980(?). 42 min. Direção: Raimundo Chagas.

 

19/02/2021 (Off-line)

Lutero.  Alemanha, 2003. 121 min. Direção: Eric Till.

 

26/02/2021 (On-line)

• OLIVEIRA, M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.

 

05/03/2021 (On-line)

• Continuação.


12/03/2021 (On-line)

2. Os Pioneiros da Educação Nova

• AZEVEDO, Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.


18/03/2021 (Off-line)

3. A Escola Paulista de Sociologia

→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.


19/03/2021 (On-line)

• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).

 

25/03/2021 (Off-line)

Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre Charles.

 

26/03/2021 (On-line)

4. Escolas sociológicas marxistas: Althusser e a Escola de Frankfurt

• FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, educação, estado e (re)produçãoRevista Contemporânea de Educação, vol. 9, n.17, jan/jun 2014.

• VILELA, Rita Amelia Teixeira. Críticas e possibilidades da educação e da escola na contemporaneidade: lições de Theodor Adorno para o currículoEducação em Revista, Belo Horizonte, n. 45, pp. 223-248, Jun 2007.


5. A teoria da Reprodução: o capital cultural de Pierre Bourdieu

• CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.

 

09/04/2021 (On-line)

6. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)

• GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

• BREDEL, Michele Guedes. Infância e culturas infantis: um diálogo com Florestan Fernandes. Revista de Ciências da Educação. UNISAL, Americana, SP, ano XVII n. 33, pp. 99-114, jul/dez 2015.

• CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias. Porto Alegre, ano 4, n. 8, jul/dez 2002.

 

16/04/2021 (On-line)

• MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Horizonte Antropológico, Porto Alegre, v. 11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005.

• GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.

• FAVATO, Maria Nilse; RUIZ, Maria José Ferreira Ruiz. REUNI: política para a democratização da educação superior? Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 2, pp. 448-463, mai/ago 2018.

• SALLES, Walter; GENTILINI, Maria Augusta. Desafios do ensino religioso em um mundo secular. Cad. Pesqui.,  São Paulo, v. 48, n. 169, p. 856-875, Set.  2018.


23/04/2021 (Off-line)

Avaliação I: Prova Individual.

 

30/04/2021 (On-line)

• FERREIRA, Márcia Santos Ferreira. Os Centros de Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, pp. 279-292, mai/ago 2008.

• JESUS, Sonia Meire S. Azevedo. Educação do campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades e limites de acesso à educação no contexto do projeto neoliberal. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, pp. 167-186, jan/mar 2015.

• DURHAM, Eunice Ribeiro. A política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso: uma visão comparada. Novos Estudos, n. 88, pp. 153-179, nov 2010.

 • VIANNA, Cláudia Pereira. O movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual: perdas, ganhos e desafios. Educ. Pesqui,  vol.41, n.3, pp.791-806, 2015.

 

07/05/2021 (On-line)

Avaliação III: Produção Textual (2 resenhas).

Encontro de Avaliação Final do Curso.

 

Ambientes de aprendizagem:

- Aulas On-line: Google_Meet.

- Plataforma: Google Classroom.

- Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.

 

CONTATO: marcos_marques@id.uff.br


Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...