Sociologia da
Educação II [DED00102]
Departamento de
Educação (DED)
IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA
PROGRAMA DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
DA EDUCAÇÃO II
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE
OLIVEIRA
3º
Período de pedagogia (Sextas-Feiras – 14h)
OBJETIVO:
Estimular
a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim
como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de
ensino e a outros mecanismos de socialização.
•
Avaliação:
–
Seminários + Prova Individual + Produção Textual.
DATAS, EMENTÁRIO E
BIBLIOGRAFIA:
05/02/2021
(On-line)
- APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA.
12/02/2021
(Off-line)
1. Gênese e desenvolvimento
da Educação Brasileira: um olhar weberiano
→
Anísio Teixeira: Educação não é privilégio.
Brasil, 1980(?). 42 min. Direção: Raimundo Chagas.
19/02/2021
(Off-line)
→
Lutero. Alemanha, 2003. 121 min. Direção: Eric Till.
26/02/2021
(On-line)
•
OLIVEIRA, M. M. de. As
origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de
organização do ensino. Revista
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12,
n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004.
05/03/2021
(On-line)
• Continuação.
12/03/2021 (On-line)
2. Os Pioneiros da Educação Nova
• AZEVEDO, Fernando de. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
3. A Escola Paulista de Sociologia
→ Pensando com Florestan Fernandes. Brasil, 2015. 49 min. Direção: André Amparo.
19/03/2021
(On-line)
• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC).
25/03/2021
(Off-line)
→
Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte
de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre
Charles.
26/03/2021
(On-line)
4. Escolas sociológicas marxistas: Althusser e a Escola de Frankfurt
• FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, educação, estado e (re)produção. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n.17, jan/jun 2014.
• VILELA, Rita Amelia Teixeira. Críticas e possibilidades da educação e da escola na contemporaneidade: lições de Theodor Adorno para o currículo. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 45, pp. 223-248, Jun 2007.
5. A teoria da
Reprodução: o capital cultural de Pierre Bourdieu
•
CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As
apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro.
Revista Brasileira de Educação, Rio
de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.
09/04/2021
(On-line)
6. Temas
contemporâneos em Sociologia da Educação (Avaliação II: Seminários)
•
GOMES, Candido Alberto. Darcy Ribeiro.
Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
•
BREDEL, Michele Guedes. Infância
e culturas infantis: um diálogo com Florestan Fernandes.
Revista de Ciências da Educação.
UNISAL, Americana, SP, ano XVII n. 33, pp. 99-114, jul/dez 2015.
•
CHARLOT, Bernard. A
violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão.
Sociologias. Porto Alegre, ano 4, n.
8, jul/dez 2002.
16/04/2021
(On-line)
•
MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas
raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do
vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Horizonte Antropológico, Porto Alegre,
v. 11, n. 23, p. 181-214, Jun 2005.
•
GUILHERME, Alexandre Anselmo Guilherme; PICOLI, Bruno Antonio. Escola
sem Partido — elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a
partir de Arendt. Revista
Brasileira de Educação, v. 23, e230042, 2018.
•
FAVATO, Maria Nilse; RUIZ, Maria José Ferreira Ruiz. REUNI:
política para a democratização da educação superior? Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 2,
pp. 448-463, mai/ago 2018.
•
SALLES, Walter; GENTILINI, Maria Augusta. Desafios
do ensino religioso em um mundo secular. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 48, n. 169, p. 856-875, Set. 2018.
23/04/2021 (Off-line)
Avaliação I: Prova Individual.
30/04/2021
(On-line)
•
FERREIRA, Márcia Santos Ferreira. Os Centros de
Pesquisas Educacionais do INEP e os estudos em ciências sociais sobre a
educação no Brasil. Revista
Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, pp. 279-292, mai/ago 2008.
•
JESUS, Sonia Meire S. Azevedo. Educação do
campo nos governos FHC e Lula da Silva: potencialidades e limites de acesso à
educação no contexto do projeto neoliberal. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n.
55, pp. 167-186, jan/mar 2015.
•
DURHAM, Eunice Ribeiro. A política
educacional do governo Fernando Henrique Cardoso: uma visão comparada.
Novos Estudos, n. 88, pp. 153-179,
nov 2010.
• VIANNA, Cláudia Pereira. O
movimento LGBT e as políticas de educação de gênero e diversidade sexual:
perdas, ganhos e desafios. Educ. Pesqui, vol.41, n.3, pp.791-806, 2015.
07/05/2021
(On-line)
Avaliação III:
Produção Textual (2 resenhas).
Encontro de Avaliação
Final do Curso.
Ambientes de
aprendizagem:
-
Aulas On-line: Google_Meet.
-
Plataforma: Google Classroom.
-
Blog: <sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com>.
CONTATO: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário