UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)
OPTATIVA / ELETIVA - 2019-1
[Quinta-feira, 14h às
18h]
POLÍTICA E EDUCAÇÃO:
Contribuições conservadoras, liberais e
socialistas para o pensamento democrático
[DED00155] - TÓPICOS
ESPECIAIS EM CIÊNCIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO]
Prof. Marcos Marques de Oliveira
EMENTA
Sob a metodologia de “rodas
de leitura”, o curso visa o aprendizado – através do diálogo e do debate – de
teorias e conceitos clássicos da Ciência Política, com foco nas contribuições
de autores conservadores, liberais e socialistas para a emergência do que
denominamos de "pensamento democrático moderno".
TÓPICOS / BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. Fundamentos históricos e filosóficos sobre o
nascimento da política.
• SANTOS, Maria Carolina Alves dos. Nós e os gregos. Trans/Form/Ação, Sao Paulo, 17: 133-141,
1994. Link.
2. Matrizes ideológico-estruturais do
pensamento "crítico" moderno.
• SMITH, Adam. A riqueza das
nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova
Cultural, 1996. [Os economistas, Vol. 1]. Link.
• MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Textos
sobre educação e ensino. Campinas: Navegando Publicações, 2011. Link.
3. Os pilares "conservadores" do
pensamento político moderno.
• CAMPOS, Luiz Augusto. Os pais fundadores da política moderna. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n.
3, p. 883-891, set./dez. 2009. Link.
• MENDES, Felipe Landim Ribeiro. Escravidão e ordem política: uma
comparação entre a Política de Aristóteles e A Utopia de Thomas More. Primeiros Estudos, São Paulo, n. 6, p.
65-75, nov. 2014. Link.
• MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe.
RCM: Edição Eletrônica, 2002. Link.
4. A invenção do “indivíduo” e a constituição
do Estado moderno.
• MELLO, Leonel Itaussu Almeida. John Locke e o individualismo liberal.
In: WEFFORT, Francisco. Os clássicos da
política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, “O Federalista”. V.1. São
Paulo: Ática, 2001. Link.
RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: WEFFORT,
Francisco. Os clássicos da política:
Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, “O Federalista”. V.1. São Paulo: Ática,
2001. Link.
• SOËTARD,
Michel. Jean Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora
Massangana, 2010. [Os educadores]. Link.
• PLEINES, Jürgen-Eckardt. Hegel.
Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores]. Link.
5. Educação para a liberdade. Mas qual?
• FILLOUX,
Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora
Massangana, 2010. [Os educadores]. Link.
WESTBROOK. Robert B. John Dewey.
Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os educadores]. Link.
• MONASTA, Attilio. Antonio
Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. [Os
educadores]. Link.
• BUENO, Roberto. A democracia e seus fundamentos em Norberto Bobbio. Eidos [online], n.12, 2010. Link.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
• BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Giafranco. Dicionário de Política. V. I e II. Brasília: UNB, 2009.
AVALIAÇÃO
– Duas provas
individuais.
– Verificação
Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
– Freqüência mínima:
75%.
CONTATOS
Blog:
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marcos_marques@id.uff.br / Facebook: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/
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