Trilha Sonora

Educação de Jovens e Adultos I [Pedagogia 2-2015]

IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA
PROGRAMA DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA

Curso de Pedagogia / Quinta-feira (14h às 18h)

OBJETIVO:
Ampliar a discussão sobre as políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil contemporâneo, destacando as lutas pelo reconhecimento da diversidade dos seus sujeitos. Recuperando a história da educação de jovens e adultos no Brasil e na América Latina, procurar-se-á, com fundamentação histórica e filosófica, esclarecer de que forma os movimentos sociais tem contribuído para a sua ampliação, assim como evidenciar questões que condicionam as políticas de inclusão aos determinantes econômicos.


EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:

1. Políticas Públicas de Educação no Brasil
HADDAD, Sérgio. A Educação Continuada e as políticas públicas no Brasil REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-113, ago. 2007. Link.
IBGE. Síntese dos Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Estudos e Pesquisas: Informação Demográfica e Socioeconômica n° 29. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Link.

2. Panorama Histórico da EJA: a partir do processo de redemocratização do Estado brasileiro (1945-1988)
DI PIERRO, Maria Clara; GRACIANO, Mariângela. A educação de jovens e adultos no Brasil: Informe apresentado à Oficina Regional da UNESCO para América Latina y Caribe. São Paulo, Brasil: Ação Educativa - Junho de 2003. Link.
RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Breve histórico da educação de jovens e adultos no Brasil. In: RIBEIRO, Vera Maria Masagão (org.) Educação de jovens e adultos Proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 1997. Link.

3. Memórias contemporâneas da EJA: Constituição, LDB e Diretrizes
MACHADO, Maria Margarida. A educação de jovens e adultos no Brasil pós-Lei nº 9.394/96: a possibilidade de constituir-se como política pública. In: MACHADO, Maria Margarida (org.). Educação de Jovens e Adultos. Em Aberto / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. v. 1, n. 1, (nov. 1981- ). – Brasília : INEP, 2009. Link.
IRELAND, Timothy; MACHADO, Maria Margarida; PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea, 1996-2004. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2007 (Coleção Educação para Todos – VOL.1). Link.

4. Políticas de Educação e concepções de diversidade na EJA: o desafio da juvenilização
DAYRELL, J. (et. all.). Os Jovens de 15 a 17 anos: Características e Especificidades Educativas. In: DAYRELL, J. (et. all.). Os Jovens de 15 a 17 anos  - caderno de reflexões. Brasília: Via Comunicação, 2011. (pp. 13-62). Link.
CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. Parecer CEB nº 11/2000. CNE: Brasília, 2000. Link.

5. Práticas pedagógicas em EJA
EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. O currículo na Educação de Jovens e Adultos. 28ª ANPED, GT EJA, nº 18 (s.d). Link.
BARCELOS, Valdo. O currículo na Educação de Jovens e Adultos. Uma perspectiva freiriana e intercultural de educação. IX ANPED-SUL, GT EJA, nº 18 , 2012. Link.
UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008. Link.


AVALIAÇÃO:
1) Fórum de discussão e apresentação de seminários, a partir da leitura prévia dos textos básicos.
2) A partir da escolha de um conteúdo vivenciado em um dia de estágio (PPP), será produzido um relato e apresentação de uma nova estratégia (organização de um Plano de Aula).
3) Presença (mínimo de 75%).

CONTATOS:
Blog: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
E-mail: marcos_marques@id.uff.br
Facebook: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...