Trilha Sonora

Ética e Pesquisa em Educação: Caminhos para a Pós-Graduação [DED00151]

ÉTICA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO 

Tópicos Especiais em Sociologia da Educação [DED00151]

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (DED)

IEAR/UFF – PEDAGOGIA / GEOGRAFIA / POL. PÚBLICAS

PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA

Optativa / Eletiva (5ª Feira /18h)

 

OBJETIVO:

Estimular o conhecimento sobre áreas e temas de investigação emergentes nos programas de pós-graduação da área educacional brasileira, com o propósito de colaborar na pavimentação de potenciais trajetórias de pesquisas (em nível de especialização, mestrado e/ou doutorado) - como foco na reflexão sobre a dimensão ética da formação docente.


_________________________________

DATAS, EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:

 

Atividade I - 21/03/2024

- Apresentação do programa.

 

Atividades II, III e IV e V - 04, 11, 18 e 25/04/2024

1. Qual pós-graduação eu devo fazer?

• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2023.

• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Edital de Mestrado - 2024. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.

• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Política de ações afirmativasPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2019.


Atividade IV -  A definir

2. Como confeccionar um projeto de pesquisa? (Avaliação I)

• PPG-EEDUCAÇÃO-UFF. Roteiro para elaboração de proposta de pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2021.

[Entrega: 23/05/2024] 

 [Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários - Início]

 

Atividade V - A definir

3. A escrita acadêmica, o Currículo Lattes e outras plataformas 

• COSTA, Camila et al. A importância dos estilos de formatação de trabalhos acadêmicos: uma revisão de literaturaBrazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 5(3), 2023. (pp. 718–738).

• CNPQ. Manual de utilização e preenchimento - Currículo LattesCNPq, 2009.

[Avaliação I -  Alternativa / Entrega: 23/05/2024] 


Atividade VI - A definir

4. Evitando riscos: plágio e direito autoral

• UFF. Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio. UFF, 2010.

• MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Plágio e autoplágio. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 155-165).

• LOPES, Carlos. CiberplágioIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 63-74). 


Atividade VII - A definir

5.  Como sobreviver à pós-graduação? Os desafios de uma trajetória acadêmica

• Bastos Júnior, Nevaldo Leocádia. Para além da reprodução social: um estudo sobre a atípica trajetória acadêmica de Florestan Fernandes a partir da Sociologia da Educação de Bernard Lahire. Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), UFF, 2020.

 [Definição dos Grupos de Trabalho para a Avaliação II]


Atividade VIII - A definir

6. O cuidado no uso de imagens, dos arquivos e da Internet

• MARCELO, Fabiana de Amorim; SANTOS, Luís Henrique Sacchi. Ética no uso de imagensIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 114-126). 

• ALVES, Claudia. Arquivamento de dados.  In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 120-126).

• NUNES, João Batista Carvalho. Pesquisas Online. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 146-150).

 

Atividade IX - A definir

- Entrega da Avaliação I.

- Preparação para a Avaliação II.


Atividade X - A definir

7. Ética em Pesquisa: o sistema CEP/Conep

• CONEP/MS. Cartilha dos direitos dos participantes de pesquisaConep/ms, 2020.

• OLIVEIRA, Marcos Marques de. O Comitê de Ética em Humanas da Universidade Federal Fluminense: o lugar da EducaçãoIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 2). Rio de Janeiro, ANPEd, 2021. (pp. 137-148).

• MAINARDES, Jefferson; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 205-211).


Atividade XI - A definir

8. Dimensões da Ética em Pesquisa - Seminários (Avaliação II)

 CRUZ, Silvana Helena Vieira. Questões éticas na pesquisa com crianças, adolescentes ou pessoas em situação de diminuição de capacidade de decisãoIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 73-81).

 NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; MÜLLER, Fernanda. Ética no encontro com bebês e seus/suas cuidadores/asIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 2). Rio de Janeiro, ANPEd, 2021. (pp. 94-101).


Atividade XII - A definir

8. Dimensões da Ética em Pesquisa - Seminários (Avaliação II)

• WUNDER, Alik; SILVA, André Luiz Ferreira da. Pesquisas em comunidades indígenas, quilombolas e tradicionaisIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 1). Rio de Janeiro, ANPEd, 2019. (pp. 82-90).

• SILVA , Petronilha Beatriz Gonçalves e; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da; ARANTES, Adlene Silva. Considerações para uma prática eticamente engajada de pesquisa em educação e relações étnic0-raciaisIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 146-158). 


Atividade XIII - A definir

8. Dimensões da Ética em Pesquisa - Seminários (Avaliação II)

• BRUNETTO, Dayana Brunetto; POCAHY, Fernando; DAL'IGNA, Maria Cláudia. Gênero, sexualidade e ética na pesquisa em educação. In: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 189-198). 

• PASSEGGI, Maria da Conceição. A ética na pesquisa com narrativas de vida em educaçãoIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 199-211). 


Atividade XIV - A definir

8. Dimensões da Ética em Pesquisa - Seminários (Avaliação II)

•  FARE, Mónica de la; NETO, Pedro Savi. Papel dos orientadores/as na formação ética de seus orientandos para a ética em pesquisaIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 2). Rio de Janeiro, ANPEd, 2021. (pp. 87-93).

• CENCI, Angelo. Ética na docênciaIn: ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios (Vol. 3). Rio de Janeiro, ANPEd, 2023. (pp. 135-145). 

 

Atividade XV -  A definir

- Resultados Finais  & Avaliação do Curso.


_________________________________

AVALIAÇÃO:

– Proposta de Pesquisa (Currículo Lattes) + Seminários / VS .

– Presença (75%).


AMBIENTES DE APRENDIZAGEM:

BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com

DIGITAL: Google Classroom

 

CONTATOS:

E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/


Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...