IEAR/UFF
– Curso de Políticas Públicas
Programa
da Disciplina: Introdução à Sociologia
Professor:
Marcos Marques de Oliveira
1º Período de Políticas públicas / Sexta-feira
(18h às 22h)
OBJETIVOS:
Compreender
o contexto histórico do surgimento e desenvolvimento da sociologia. Identificar
e desenvolver os conceitos básicos das escolas clássicas da sociologia.
Propiciar um contato com o universo do conhecimento sociológico, permitindo uma
reflexão mais aprofundada e crítica sobre a realidade social na qual estão
inseridos. Desenvolver uma visão crítica sobre as diversas formas de
sociabilização, exclusão, integração, desigualdade social e controle social.
EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
1. A Sociologia como
disciplina científica
BAUMAN,
Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar
com a Sociologia. RJ: Zahar.
2. Capitalismo: a gênese de
um sistema "social"
SMITH, Adam. A riqueza
das nações. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973.
BALBACHEVSKY,
Elizabeth. Stuart Mill: liberdade e representação. In: WEFFORT, Francisco. Os clássicos da política - Burke, Kant,
Hegel, Tocqueville, Stuart Mill, Marx. 10ª ed. SP: Ática, 2004. (pp.
191-199).
3. A crítica materialista,
histórica e dialética de Karl Marx: ascensão e "queda" do sistema da
propriedade privada
MARX,
Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do
Partido Comunista. POA: L&PM, 2009.
OLIVEIRA,
Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada:
o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação
(IEAR/UFF), 21 mar 2012.
4. A contribuição
funcional-positivista de Émile Durkheim: a crise civilizatória de uma sociedade
"individualista"
DURKHEIM.
Émile. As regras do método sociológico.
SP: Abril, 1973. (Os Pensadores).
5. A lição compreensiva de
Max Weber: a crise civilizatória de uma sociedade "racionalizada"
WEBER,
Max. A ética protestante e o espírito do
capitalismo. 4ª ed. SP:
Martin Claret, 2009.
6. Outras heranças
"sociológicas": Bourdieu, Gramsci e Mannheim
RODRIGUES,
Alberto Tosi. Sociologia da Educação.
6ª ed. RJ: Lamparina, 2007.
Bibliografia
Complementar:
ARON,
Raymond. As etapas do pensamento
sociológico. 4ª ed. SP: Martins Fontes, 1993.
BOURDIEU,
Pierre. O poder simbólico. RJ: Bertand Brasil, 1989.
COHN,
Gabriel. Sociologia: para ler os
clássicos. RJ: Livro Técnico e Científico, 1997.
GIDDENS,
Anthony. Sociologia. 4ª ed. POA:
L&M, 2001.
OLIVEIRA,
Marcos M. de (et al.)(Org.). Gramsci e os
movimentos populares. Niterói, RJ: EDUFF, 2011.
MANNHEIM,
Karl e STEWART, W. Introdução à
Sociologia da Educação. SP: Cultrix/EDUSP, 1972. MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 38ª ed. SP:
Brasiliense, 1994.
TOURAINE,
Alain. Em defesa da sociologia. RJ:
Zahar, 1976.
filmografia:
Eles não usam Black-tie.
Brasil, 1981. 120 min. Direção: Leon Hirszman.
Martinho Lutero. Alemanha,
1953. 105 min. Direção: Irving Pichel.
Pedreira de São Diogo,
1962. 20 min. Direção: Leon Hirszman.
avaliação:
–
Duas Provas Individuais.
–
Verificação Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
–
Frequência mínima: 75%.
Blog:
http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com / E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/
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