Trilha Sonora

Introdução à Sociologia (Políticas Públicas)


IEAR/UFF – Curso de Políticas Públicas
Programa da Disciplina: Introdução à Sociologia
Professor: Marcos Marques de Oliveira

1º Período de Políticas públicas / Sexta-feira (18h às 22h)

OBJETIVOS:
Compreender o contexto histórico do surgimento e desenvolvimento da sociologia. Identificar e desenvolver os conceitos básicos das escolas clássicas da sociologia. Propiciar um contato com o universo do conhecimento sociológico, permitindo uma reflexão mais aprofundada e crítica sobre a realidade social na qual estão inseridos. Desenvolver uma visão crítica sobre as diversas formas de sociabilização, exclusão, integração, desigualdade social e controle social.

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
1. A Sociologia como disciplina científica
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar.

2. Capitalismo: a gênese de um sistema "social"
SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973.
BALBACHEVSKY, Elizabeth. Stuart Mill: liberdade e representação. In: WEFFORT, Francisco. Os clássicos da política - Burke, Kant, Hegel, Tocqueville, Stuart Mill, Marx. 10ª ed. SP: Ática, 2004. (pp. 191-199).

3. A crítica materialista, histórica e dialética de Karl Marx: ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada
MARX, Karl; ENGELS, Friederich. Manifesto do Partido Comunista. POA: L&PM, 2009.
OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.

4. A contribuição funcional-positivista de Émile Durkheim: a crise civilizatória de uma sociedade "individualista"
DURKHEIM. Émile. As regras do método sociológico. SP: Abril, 1973. (Os Pensadores).

5. A lição compreensiva de Max Weber: a crise civilizatória de uma sociedade "racionalizada"
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 4ª ed. SP: Martin Claret, 2009.

6. Outras heranças "sociológicas": Bourdieu, Gramsci e Mannheim
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 6ª ed. RJ: Lamparina, 2007.

Bibliografia Complementar:
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 4ª ed. SP: Martins Fontes, 1993.  
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico.  RJ: Bertand Brasil, 1989.
COHN, Gabriel. Sociologia: para ler os clássicos. RJ: Livro Técnico e Científico, 1997.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4ª ed. POA: L&M, 2001.
OLIVEIRA, Marcos M. de (et al.)(Org.). Gramsci e os movimentos populares. Niterói, RJ: EDUFF, 2011.
MANNHEIM, Karl e STEWART, W. Introdução à Sociologia da Educação. SP: Cultrix/EDUSP, 1972. MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 38ª ed. SP: Brasiliense, 1994.
TOURAINE, Alain. Em defesa da sociologia. RJ: Zahar, 1976.

filmografia:
Eles não usam Black-tie. Brasil, 1981. 120 min. Direção: Leon Hirszman.
Martinho Lutero. Alemanha, 1953. 105 min. Direção: Irving Pichel.
Pedreira de São Diogo, 1962. 20 min. Direção: Leon Hirszman.

avaliação:
– Duas Provas Individuais.
– Verificação Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
– Frequência mínima: 75%.

Blog: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com / E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/

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