Trilha Sonora

Sociologia da Educação II [2018-1]

IEAR/UFF – CURSO DE PEDAGOGIA
PROGRAMA DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PROFESSOR: MARCOS MARQUES DE OLIVEIRA

3º Período de pedagogia / Sexta-feira (18h às 22h)


OBJETIVO:
Estimular a reflexão crítica sobre a Sociologia da Educação desenvolvida no Brasil, assim como sobre as interpretações contemporâneas relativas à escola, aos sistemas de ensino e a outros mecanismos de socialização.
 

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:

1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano

• OLIVEIRA, M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004. Link: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v12n45/v12n45a03.pdf>.

Textos-complementares:

• OLIVEIRA, M. M. de. O Desenvolvimento da Ação Sindical do Ensino Privado Brasileiro. Rio de Janeiro. PREAL - Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina; FGV - Fundação Getúlio Vargas, 2001 (Caderno de Documentos).

• OLIVEIRA, M. M. de. Os empresários da educação e o sindicalismo patronal: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista (SP): EDUSF, 2000.


2. A Sociologia da Educação no Brasil: os pioneiros e a Escola Paulista de Sociologia

• OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC). Link: <http://www.dominiopublico.gov.br>.

Textos-complementares:

 • MARTINS, Carlos Benedito. Encontros e desencontros da Sociologia da Educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 53, pp. 161-169,  Oct.  2003. Link: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v18n53/18085.pdf>.

• OLIVEIRA, M. M de. O articulista Florestan: democracia e educação em tempos de neoliberalismo. (149-200). In: FÁVERO, Osmar (Org.). Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas (SP) - Niterói (RJ): Autores Associados - EDUFF, 2005.

• OLIVEIRA, M. M. de. Elementos para a constituição de uma pedagogia socialista a partir dos escritos "jornalísticos" de Florestan Fernandes. (191-220). In: NAJJAR, Jorge; FERREIRA, Sueli Camargo. Educação se faz (na) política. 2ª ed. Niterói (RJ): EDUFF, 2015.


3. A Teoria da Reprodução: o impacto da obra de Pierre Bourdieu no Brasil

• NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Ano XXIII, n. 78, pp. 15-36, abr 2002. Link: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf>.

Textos-complementares:

• OLIVEIRA, M. M. de. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Virtual En_Fil [Encontros com a Filosofia], v. 3, n. 5, p. 1, 2015.

• BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.


4. Outras escolas sociológicas: Chicago e Frankfurt

• BECKER, Howard S. Outsiders: estudos da sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

• ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995. 



5. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação

• ARENHART, Deise. Contribuições de Florestan Fernandes ao estudo das culturas infantis. Link: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16553/16553.PDFXXvmi=>. Acesso em 25/04/2016.

 • BRANDÃO, Zaia. A dialética micro/macro na Sociologia da Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 113, pp. 153-165, julho 2001. Link: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a08n113.pdf.

• CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias. Porto Alegre, ano 4, n. 8, jul/dez 2002. Link: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16.pdf>.

• COSTA, Márcio da; SILVA, Graziella. Amor e desprezo: o velho caso entre Sociologia e Educação no âmbito do GT14. Revista Brasileira de Educação, n. 22, Rio de Janeiro, Jan./Apr. 2003. Link: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a10.pdf>.

• Da SILVA, Felipe Lima. Lendo alteridades, forjando identidades à luz da Segunda Escolástica: Antônio Vieira, um jardineiro de almas selvagens. Brasiliana - Journal for Brazilian Studies, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 33-57, jan. 2017. ISSN 2245-4373. Available at: http://ojs.statsbiblioteket.dk/index.php/bras/article/view/22853.

• MELO, Maria Benedita Portugal e. Escolhas escolares e opções profissionais: entre a família, a escola e os amigos. Que papel desempenham os media? Sociologia da Educação. Revista Luso Brasileira. Ano 2, n. 4, dez 2011. Link: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/18784/18784.PDFXXvmi=>.

• OLIVEIRA, M. M. de. O projeto político-pedagógico da terceira via. Achegas.Net. Niterói, n. 14, dez. 2003. Link: <http://www.achegas.net/numero/quatorze/marcos_marques_14.htm.

• OLIVEIRA, M. M. de. Cidades-totais: o (nada) sublime espaço pós-moderno. São Paulo (SP): Ideias&Letras, 2015.

• OLIVEIRA, M. M. de. Buey: um filósofo da práxis para o século XXI. In: TORRES, Artemis; PASUCH, Márcia Cristina Machado (Orgs.). Encontros com Paco Buey. Cuiabá (MT): EDUFMT, 2013.

• SETTON, Maria da Graça J.; VALENTE, Gabriela. Religião e educação no Brasil: uma leitura em periódicos (2003-2013). Cadernos de Pesquisa, 46(160), 410-440. Link: https://dx.doi.org/10.1590/198053143529.


FILMOGRAFIA:
Martinho Lutero. Alemanha, 1953. 105 min. Direção: Irving Pichel.
Florestan Fernandes – O mestre. Brasil, 2004. 50 min. Direção: Roberto Stefanelli.
Metrópolis. Alemanha, 1927. 148 min. Direção: Fritz Lang. 


AVALIAÇÃO:
– Estudo Dirigido + Seminários + Prova Individual.
– Verificação Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
– Freqüência mínima: 75%.


CONTATOS:
Blog: https://sociologiadaeducacao-iear.blogspot.com.br/
E-mail: marcos_marques@id.uff.br
Facebook: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/

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