UFF – Programa
de Pós-Graduação em Educação
Programa da
Disciplina: Temas de Pesquisa em FES
Quinta-feira (09h às 12h)
OBJETIVOS:
Apresentação
dos temas de investigação dos docentes da Linha de Pesquisa Filosofia, Estética
e Sociedade (FES). E aperfeiçoamento dos pré-projetos de pesquisa discentes, em
articulação com as outras duas disciplinas obrigatórias em curso.
EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:
1. Gênese e desenvolvimento da Educação
Brasileira: um olhar weberiano
· - OLIVEIRA,
M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras
tentativas de organização do ensino. Revista
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12,
n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004. Link: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v12n45/v12n45a03.pdf>.
Textos-complementares:
· - OLIVEIRA,
M. M. de. O Desenvolvimento da Ação
Sindical do Ensino Privado Brasileiro. Rio de Janeiro. PREAL - Programa de
Promoção da Reforma Educativa na América Latina; FGV - Fundação Getúlio Vargas,
2001 (Caderno de Documentos).
· - OLIVEIRA,
M. M. de. Os empresários da educação e o
sindicalismo patronal: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do
Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista (SP): EDUSF, 2000.
·
OLIVEIRA,
M. M. de. Florestan Fernandes. Recife
(PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores -
INEP/MEC). Link: <http://www.dominiopublico.gov.br>.
Textos-complementares:
· - OLIVEIRA,
M. M de. O articulista Florestan: democracia e educação em tempos de
neoliberalismo. (149-200). In: FÁVERO, Osmar (Org.). Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas (SP) -
Niterói (RJ): Autores Associados - EDUFF, 2005.
· - OLIVEIRA,
M. M. de. Elementos para a constituição de uma pedagogia socialista a partir
dos escritos "jornalísticos" de Florestan Fernandes. (191-220). In:
NAJJAR, Jorge; FERREIRA, Sueli Camargo. Educação
se faz (na) política. 2ª ed. Niterói (RJ): EDUFF, 2015.
3. A Teoria da Reprodução: o impacto da
obra de Pierre Bourdieu no Brasil
· - OLIVEIRA,
M. M. de. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre
Bourdieu. Revista Virtual En_Fil
[Encontros com a Filosofia], v. 3, n. 5, p. 1, 2015. Link: <http://en-fil.net/ed5/conteudo/archives/ed005_Marcos.pdf>.
Textos-complementares:
· - NOGUEIRA,
Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu:
limites e contribuições. Educação &
Sociedade, Ano XXIII, n. 78, pp. 15-36, abr 2002. Link: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf>.
· - BOURDIEU,
Pierre. A reprodução: elementos para uma
teoria do sistema de ensino. 2ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
4. Temas contemporâneos em Filosofia,
Estética e Sociedade
· - OLIVEIRA,
M. M. de. O projeto político-pedagógico da terceira via. Achegas.Net. Niterói, n. 14, dez. 2003. Link: <http://www.achegas.net/numero/quatorze/marcos_marques_14.htm>.
· - OLIVEIRA,
M. M. de. Cidades-totais: o (nada)
sublime espaço pós-moderno. São Paulo (SP): Ideias&Letras, 2015.
· - OLIVEIRA,
M. M. de. Buey: um filósofo da práxis para o século XXI. In: TORRES, Artemis;
PASUCH, Márcia Cristina Machado (Orgs.). Encontros
com Paco Buey. Cuiabá (MT): EDUFMT, 2013.
· - SEMERARO,
Giovanni. Intelectuais orgânicos em tempos de pós-modernidade. Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 70, p.
373-391, set./dez. 2006. Link: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v26n70/a06v2670.pdf>.
· - REIS,
Ronaldo Rosas. Trabalho e conhecimento estético. Link: Trabalho, Educação e Saúde, v. 2 n. 2, p. 227-250, 2004. Link: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v2n2/02.pdf>.
· - D’ANGELO,
Martha. A modernidade pelo olhar de Walter Benjamin. ESTUDOS AVANÇADOS 20 (56), 2006. Link: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n56/28637.pdf>.
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