Trilha Sonora

Temas de Pesquisa em FES [Mestrado em Educação/1-2016]

UFF – Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa da Disciplina: Temas de Pesquisa em FES
Professor: Marcos Marques de Oliveira

Quinta-feira (09h às 12h)


OBJETIVOS:
Apresentação dos temas de investigação dos docentes da Linha de Pesquisa Filosofia, Estética e Sociedade (FES). E aperfeiçoamento dos pré-projetos de pesquisa discentes, em articulação com as outras duas disciplinas obrigatórias em curso.

                    

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA:

1. Gênese e desenvolvimento da Educação Brasileira: um olhar weberiano
·         - OLIVEIRA, M. M. de. As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 945-958, out./dez. 2004. Link: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v12n45/v12n45a03.pdf>.

Textos-complementares:
·         - OLIVEIRA, M. M. de. O Desenvolvimento da Ação Sindical do Ensino Privado Brasileiro. Rio de Janeiro. PREAL - Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina; FGV - Fundação Getúlio Vargas, 2001 (Caderno de Documentos).
·         - OLIVEIRA, M. M. de. Os empresários da educação e o sindicalismo patronal: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista (SP): EDUSF, 2000.

2. A Sociologia da Educação no Brasil: os pioneiros e a Escola Paulista de Sociologia
·         OLIVEIRA, M. M. de. Florestan Fernandes. Recife (PE): Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores - INEP/MEC). Link: <http://www.dominiopublico.gov.br>.

Textos-complementares:
     ·     OLIVEIRA, M. M de. O articulista Florestan: democracia e educação em tempos de neoliberalismo. (149-200). In: FÁVERO, Osmar (Org.). Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas (SP) - Niterói (RJ): Autores Associados - EDUFF, 2005.
·         - OLIVEIRA, M. M. de. Elementos para a constituição de uma pedagogia socialista a partir dos escritos "jornalísticos" de Florestan Fernandes. (191-220). In: NAJJAR, Jorge; FERREIRA, Sueli Camargo. Educação se faz (na) política. 2ª ed. Niterói (RJ): EDUFF, 2015.

3. A Teoria da Reprodução: o impacto da obra de Pierre Bourdieu no Brasil
·  - OLIVEIRA, M. M. de. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Virtual En_Fil [Encontros com a Filosofia], v. 3, n. 5, p. 1, 2015. Link: <http://en-fil.net/ed5/conteudo/archives/ed005_Marcos.pdf>.

Textos-complementares:
·         - NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Ano XXIII, n. 78, pp. 15-36, abr 2002. Link: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf>.
·         - BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.

4. Temas contemporâneos em Filosofia, Estética e Sociedade
·       -  OLIVEIRA, M. M. de. O projeto político-pedagógico da terceira via. Achegas.Net. Niterói, n. 14, dez. 2003. Link: <http://www.achegas.net/numero/quatorze/marcos_marques_14.htm>.
·        -  OLIVEIRA, M. M. de. Cidades-totais: o (nada) sublime espaço pós-moderno. São Paulo (SP): Ideias&Letras, 2015.
·        - OLIVEIRA, M. M. de. Buey: um filósofo da práxis para o século XXI. In: TORRES, Artemis; PASUCH, Márcia Cristina Machado (Orgs.). Encontros com Paco Buey. Cuiabá (MT): EDUFMT, 2013.
·         - SEMERARO, Giovanni. Intelectuais orgânicos em tempos de pós-modernidade. Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 70, p. 373-391, set./dez. 2006. Link: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v26n70/a06v2670.pdf>.
·         - REIS, Ronaldo Rosas. Trabalho e conhecimento estético. Link: Trabalho, Educação e Saúde, v. 2 n. 2, p. 227-250, 2004. Link: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v2n2/02.pdf>.
·         - D’ANGELO, Martha. A modernidade pelo olhar de Walter Benjamin. ESTUDOS AVANÇADOS 20 (56), 2006. Link: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n56/28637.pdf>.

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