UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE / INSTITUTO DE
EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO / IEAR-UFF
PEDAGOGIA / GEOGRAFIA / POLÍTICAS PÚBLICAS
[Sexta-Feira, 14h às 18h]
[Sexta-Feira, 14h às 18h]
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA / 2018-1
Prof. Marcos Marques de Oliveira
EMENTA:
História do sistema nacional de educação no Brasil.
Políticas públicas de educação no Brasil. Relações entre público e privado.
Centralização e descentralização. Documentos oficiais: diagnósticos e discursos
normativos. Sistema nacional de educação e sistema nacional de avaliação.
Objetivos proclamados, financiamento e objetivos reais na política educacional.
Temas atuais da educação no Brasil.
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
0. Estado
e sociedade no desenvolvimento do capitalismo no Brasil.
CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo:
Uma Discussão Conceitual. Dados
[online]. 1997, vol.40, n.2.
NICOLAU, Jairo. Os quatro fundamentos da competição política no Brasil (1994-2014), Journal of Democracy em Português, ano 6, vol1 1, p. 83-106.
NICOLAU, Jairo. Os quatro fundamentos da competição política no Brasil (1994-2014), Journal of Democracy em Português, ano 6, vol1 1, p. 83-106.
1. O
escola-novismo no Brasil: reformas para a constituição de um sistema nacional
de ensino no país.
2. Tempos
de Capanema: centralização e descentralização na política educacional da Era
Vargas.
SCHWARTZMAN, Simon [et al.]. Tempos de Capanema. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo e Editora Paz e Terra, 1984.
3. A nossa
primeira LDB (1961): o público e o privado na Educação Brasileira.
4. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura
militar.
5. Educação
e redemocratização: o processo constituinte de 1987.
6. A
Educação nos anos FHC: liberdade e flexibilização na “nova lei da educação”.
7. Recursos
para a Educação Básica: do FUNDEF ao FUNDEB.
8. Lula e a Educação: rupturas ou continuidades?
9. O
fetiche do diploma: as reformas universitárias dos governos Lula e Dilma.
10. Base
Nacional Curricular Comum: porquê e pra quem?
11. Plano
Nacional de Educação (2014-2024): o lugar do professor.
12. Escola
com ou sem partido?
13. Cotas:
para que te quero?
AVALIAÇÃO:
– Seminários + Prova
Individual.
– Verificação Suplementar (VS), para médias
entre 4,0 e 5,9.
– Frequência mínima: 75%.
CONTATOS:
Blog: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
/ E-mail: marcos_marques@id.uff.br
/ Facebook: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/BUARQUE, Cristovam. A revolução republicana na educação: ensino de qualidade para todos. SP: Moderna, 2011.
GÓES, Moacyr de, CUNHA, Luiz Antônio. O golpe na Educação. 11ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
OLIVEIRA, Marcos Marques. Terceiro setor, voluntariado e educação: os caminhos giddenianos para a privatização do público. In: Artemis Torres; Giovanni Semeraro; Luiz Augusto Passos. (Org.). Educação, fronteira política. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2006, v. , p. 37-48.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Os empresários da educação e o sindicalismo patronal: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista, SP: EdUSF, 2000.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Os empresários de educação básica e a nova divisão de trabalho da educação nacional. In: NEVES, Lúcia (Org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. SP: Xamã, 2002, v. , p. 235-255.
OLIVEIRA, Marcos Marques de. Os empresários de educação básica e a nova divisão de trabalho da educação nacional. In: NEVES, Lúcia (Org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. SP: Xamã, 2002, v. , p. 235-255.
VIEIRA, Sofia Lerche. A educação nas constituições brasileiras: texto e contexto. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 88, n. 219, p. 291-309, maio/ago. 2007.
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