Trilha Sonora

[2018-1] Organização da Educação Brasileira

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE / INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO / IEAR-UFF
PEDAGOGIA / GEOGRAFIA / POLÍTICAS PÚBLICAS
[Sexta-Feira, 14h às 18h]

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA / 2018-1
Prof. Marcos Marques de Oliveira

EMENTA:
História do sistema nacional de educação no Brasil. Políticas públicas de educação no Brasil. Relações entre público e privado. Centralização e descentralização. Documentos oficiais: diagnósticos e discursos normativos. Sistema nacional de educação e sistema nacional de avaliação. Objetivos proclamados, financiamento e objetivos reais na política educacional. Temas atuais da educação no Brasil.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

0. Estado e sociedade no desenvolvimento do capitalismo no Brasil.

1. O escola-novismo no Brasil: reformas para a constituição de um sistema nacional de ensino no país.

2. Tempos de Capanema: centralização e descentralização na política educacional da Era Vargas.

3. A nossa primeira LDB (1961): o público e o privado na Educação Brasileira.

4. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar.

5. Educação e redemocratização: o processo constituinte de 1987.

6. A Educação nos anos FHC: liberdade e flexibilização na “nova lei da educação”.

7. Recursos para a Educação Básica: do FUNDEF ao FUNDEB.

8. Lula e a Educação: rupturas ou continuidades?

9. O fetiche do diploma: as reformas universitárias dos governos Lula e Dilma.

10. Base Nacional Curricular Comum: porquê e pra quem?

11. Plano Nacional de Educação (2014-2024): o lugar do professor.

12. Escola com ou sem partido?  

13. Cotas: para que te quero?

AVALIAÇÃO:
 Seminários + Prova Individual.
Verificação Suplementar (VS), para médias entre 4,0 e 5,9.
Frequência mínima: 75%.

CONTATOS:
Blog: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com / E-mail: marcos_marques@id.uff.br / Facebook: http://www.facebook.com/groups/sociologiaiearuff/


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BUARQUE, Cristovam. A revolução republicana na educação: ensino de qualidade para todos. SP: Moderna, 2011.

CURY, Carlos Roberto Jamil. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação: Lei 9.394/96. - 10. ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

FARIA, Lia; SOUZA, Donaldo. Reforma do Estado, Descentralização e Municipalização do Ensino no Brasil: A Gestão Política dos Sistemas Públicos de Ensino Pós-LDB 9.394/96. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.12, n.45, p. 925-944, out./dez. 2004.

GHIRALDELLI JR. Paulo. História da Educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.

GÓES, Moacyr de, CUNHA, Luiz Antônio. O golpe na Educação. 11ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. 

OLIVEIRA, Marcos Marques. Terceiro setor, voluntariado e educação: os caminhos giddenianos para a privatização do público. In: Artemis Torres; Giovanni Semeraro; Luiz Augusto Passos. (Org.). Educação, fronteira política. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2006, v. , p. 37-48.

OLIVEIRA, Marcos Marques de. Os empresários da educação e o sindicalismo patronal: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista, SP: EdUSF, 2000.

OLIVEIRA, Marcos Marques de. Os empresários de educação básica e a nova divisão de trabalho da educação nacional. In: NEVES, Lúcia (Org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. SP: Xamã, 2002, v. , p. 235-255.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação. 6ª. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

VIEIRA, Sofia Lerche. A educação nas constituições brasileiras: texto e contexto. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 88, n. 219, p. 291-309, maio/ago. 2007.


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