_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

9 de novembro de 2010

Debate sobre juventude no IEAR

Prezad@s,

Só para lembrar: no dia 12 de novembro, próxima sexta-feira, às 19h, o IEAR vai receber Paulo Carrano, professor da FEUFF, para falar sobre "Os jovens e a cidade: identidades e práticas culturais em Angra de tantos reis e rainhas".


Nesse estudo, fruto de sua tese de doutorado, realizada enquanto lecionava no antigo NEAP, Carrano identifica a cidade como espaço social de práticas educativas. Trabalha, portanto, como estamos vendo nas aulas de Sociologia, com um conceito de educação ampliado, na qual a dinâmica da vida cultural acaba por incorporar os relacionamentos sociais que ocorrem para além das práticas concebidas para gerar aprendizagens.


No que tange à juventude, ela é vista - também como vimos nas aulas - como um modelo geracional para toda a sociedade e não apenas como uma definição etária.


E para os que moram - e estudam - em Angra dos Reis, será extremamente relevante ouvi-lo falar de sua pesquisa de campo sobre os relacionamentos dos jovens em seus grupos de lazer na cidade que hoje nos abriga.


Por fim, vale reforçar o que sugere a tese de Carrano: a necessária invenção de rituais culturais públicos que favoreçam o encontro entre os diferentes grupos juvenis, como forma de ampliação da solidariedade social e fortalecimento da cultura pública democrática.


Ou seja, o encontro será uma ótima oportunidade para reforçar o que estamos trabalhando na disciplina: o "mito" de supervalorização da escola precisa ser combatido justamente para que ocorra a sua refuncionalização nas condições hodiernas de existência.


Afinal, lembrando o velho Marx, os espaços educativos da sociedade civil - onde o concreto opera - não devem ser desprezados para uma verdadeira transformação revolucionária de qualquer sociedade.


Para quem se dispuser, clique aqui para conhecer o "Observatório Jovem", outra bela iniciativa do professor Carrano, destinada à divulgação de estudos sobre o tema da juventude. Lá, inclusive, pode-se fazer o download de sua tese.


Até sexta.


Abs, Marcos Marques

Nenhum comentário: