OBJETIVO
Contribuir para a construção de uma análise crítica das relações sociais, especialmente as que permeiam as questões educacionais, através do referencial teórico fornecido pelas principais correntes sociológicas pioneiras que buscaram investigar a gênese de nossa contemporaneidade.
PROGRAMA
Atividade I
- Apresentação.
→ Anuja. Índia, 2025. 23 min. Direção: Adam J. Graves.
Atividade II e III
1. A sociologia como disciplina científica
- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Introdução: a sociologia como disciplina. In: BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar, 2010. (pp. 09-22)
Material auxiliar:
- REINACH, Fernando. A educação, do ponto de vista biológico. O Estado de S. Paulo, Vida&, pág. A20, 29 mar. 2007.
- SELL, Carlos Eduardo. A Destruição dos clássicos da sociologia: democratização ou homogeneização? Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 13, e-rbs.1057, 2025.
→ O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.
→ O que é pós-modernidade? Com Zygmunt Bauman. Brasil, 2016. 03 min. Realização: Fronteiras do Pensamento.
[Avaliação I: Estudo Dirigido]
Atividade IV
2. Adam Smith: a gênese de um sistema "social"
- SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Volume I). SP: Nova Cultural, 1996.
PS: Leitura dos capítulos 1, 2, 3 e 4.
Material auxiliar:
- MIGLIARINI, Maximiliano Rodríguez. A influência da teoria ética de Adam Smith no joven Engels. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(14), 55–86.
→ Adam Smith. Vídeo da UNIVESP, 2015.
→ Perdoai-nos as nossas ofensas. EUA, 2022. Direção: Ashley Eakin.
Atividade V
3. As críticas conservadoras ao novo sistema: o nascimento das "Ciências Sociais"
- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período Republicano. Diálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.
Material auxiliar:
- REIS, Helena Esser. A Democracia Como Processo: política e educação no pensamento de Tocqueville. Revista Contexto & Educação, 24(82), 97–110.
→ Pedreira de São Diogo. Brasil, 1962. 20 min. Direção: Leon Hirszman.
→ Especial Igreja Positivista. Brasil, 2020. 30 min. Realização: TV Alerj.
→ A última religião - Documentário sobre o Positivismo no Brasil. Brasil, 2015. 50 min. Direção: Hugo Pinto.
[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
Atividades VI
4. O materialismo histórico-dialético de Marx e Engels
- OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.
Material auxiliar:
- LUKÁCS, George. Carta sobre o estalinismo. Civilização Brasileira, caderno especial nº 1, nov. 1967. (Tradução de Leandro Konder).
- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Sundermann, 2017.
→ Karl Marx conversa com Adam Smith. Oposições entre o marxismo e o liberalismo clássico. Netmundi.org: Arte, Cultura e Filosofia, 2017.
Atividades VII
5. Marxismo(s) e pensamento educacional
- TONET, Ivo. Marxismo, Educação e Pedagogia Socialista. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, nº. 1, p. 37-46, jun. 2016.
[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]
Material auxiliar:
- FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (Re)Produção. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, nº 17, 2014.
- MELLO, Antônio Reis Lopes. Uma leitura do texto de Adorno: “Educação após Auschwitz”. Estudos – Revista da Faculdade Ciências Humanas da Unimar, v.1, 1997.
- SOUZA, José Crisóstomo. O elogio de Marx ao empreendedorismo. A terra é redonda, 17/11/2024. Acesso em 20/12/2024.
→ A crise do mundo socialista. 42 min. Documentário de José Willian Visentini (Geografia, USP), 1995 (?).
→ Vai pra Cuba, Eduardo! 50 min. Documentário de Juliana Baroni (ICL, 2024).
Atividades VIII
6. O funcionalismo-positivista de Durkheim
- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
Material auxiliar:
- OLIVEIRA, Marcos Marques de; BASTOS JUNIOR, Nevaldo Leocádia. A Sociologia na Pedagogia: ciência, política e ensino nas obras de Durkheim e Bourdieu. (pp. 195-210). In: Pedagogia e formação de professores: olhares, reflexões e experiências em foco. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2019,
→ Émile Durkheim. Vídeo da UNIVESP, 2012.
Atividade IX
7. A sociologia compreensiva de Max Weber
- RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max Weber. Revista do Serviço Público, 57(2), p. 267-282, 2014.
Material auxiliar:
- WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
- BORDA, Erik Wellington Barbosa. A sociologia, o racismo e o silêncio: Du Bois e a Escola de Atlanta. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v. 7, nº 2, jul-dez, 2017, pp. 515-521.
- SELL, Carlos Eduardo. Weber hoje: entrevista com Carlos Eduardo Sell. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP. Macapá, v. 13, n. 3, p. 427-450, jul./dez. 2020.
→ Max Weber e o espírito do capitalismo. Vídeo da Casa do Saber, 2023.
→ W. E. B. Du Bois: um clássico da sociologia moderna? Intervenção de Matheus Gato (Unicamp). 08 min. Nexo Jornal, 2021.
Atividade X
8. A (re)produção do social em Bourdieu
- CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.
Material auxiliar:
- NOGUEIRA, Cláudio; NOGUEIRA, Maria Alice. Os Herdeiros: fundamentos para uma sociologia do ensino superior. Educação & Sociedade, 36 (130), jan-mar, 2015.
- OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. A recepção de Bourdieu na sociologia da educação brasileira. Teorias, métodos e pesquisa educacional. Cadernos de Pesquisa, n º 51, 2021.
- OLIVEIRA, Marcos Marques. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Virtual En_Fil, Ano 3, nº 5, jul. 2015.
→ Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre Charles. Corte: Educação e reprodução social.
[Avaliação I: Estudo Dirigido - Nova Chance]
Atividade XI
- Avaliação II: Prova Objetiva.
Atividade XII
9. Questão de gênero: pioneiras do pensar sociológico
(Avaliação III: Seminários)
Conjunto 1
- SIMAS, Raquel. Olympe de Gouges. (pp. 39-52). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
- ABREU, Maria. Sojourner Truth. (pp. 67-74). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
- CAMPOS, Luna Ribeiro; DAFLON, Verônica Tostes. Harriet Martineau. (pp. 75-94). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
- CAMPOS, Luna Ribeiro. Flora Tristan. (pp. 95-110). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
Atividade XIII
SEMANA DO IEAR/UFF
Atividade XIV
9. Questão de gênero: pioneiras do pensar sociológico
(Avaliação III: Seminários)
Conjunto 2
- MELO, Hildete Pereira de Melo; MORANDI, Lucilene Morandi. Harriet Taylor Mill. (pp. 111-124). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
- DIOGO, Luciana. Maria Firmina dos Reis. (pp. 137-148). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
- MARINGOLO, Cátia Cristina Bocaiúva. Anna Julia Cooper. (pp. 161-176). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
- VIEIRA, Giulle. Marianne Weber. (pp. 237-256). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.
Atividade XV
- Avaliação do Curso & Resultados Finais / VS
AVALIAÇÃO (Pesos):
– Estudo Dirigido (2) + Prova Objetiva (5) + Seminários (3) / VS .
– Presença (75%).
CONTATOS:
BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com
E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário