Sugestões de leitura...

Sugestões de leitura...
Visite o site da Amazon

Sociologia da Educação I [2025.1]


OBJETIVO

Contribuir para a construção de uma análise crítica das relações sociais, especialmente as que permeiam as questões educacionais, através do referencial teórico fornecido pelas principais correntes sociológicas pioneiras que buscaram investigar a gênese de nossa contemporaneidade.


PROGRAMA

Atividade I

- Apresentação.

Anuja. Índia, 2025. 23 min. Direção: Adam J. Graves.


Atividade II e III

1. A sociologia como disciplina científica

- BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Introdução: a sociologia como disciplina. In: BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. RJ: Zahar, 2010. (pp. 09-22)


Material auxiliar:

- REINACH, Fernando. A educação, do ponto de vista biológicoO Estado de S. Paulo, Vida&, pág. A20, 29 mar. 2007.

SELL, Carlos Eduardo. A Destruição dos clássicos da sociologia: democratização ou homogeneização? Revista Brasileira De Sociologia - RBS, 13, e-rbs.1057, 2025. 

  O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil - Debate com Simon Schwartzman e Elizabeth Balbachevsky. Brasil, 2021. 46 min. Realização: Fundação Fernando Henrique Cardoso.

→ O que é pós-modernidade? Com Zygmunt Bauman. Brasil, 2016. 03 min. Realização: Fronteiras do Pensamento.

[Avaliação I: Estudo Dirigido]


Atividade IV

2. Adam Smith: a gênese de um sistema "social"

- SMITH, Adam. A riqueza das nações. (Volume I). SP: Nova Cultural, 1996. 

PS: Leitura dos capítulos 1, 2, 3 e 4.


Material auxiliar:

- MIGLIARINI, Maximiliano Rodríguez. A influência da teoria ética de Adam Smith no joven EngelsPÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(14), 55–86.

→ Adam Smith. Vídeo da UNIVESP, 2015.

→ Perdoai-nos as nossas ofensas. EUA, 2022. Direção: Ashley Eakin.


Atividade V

3. As críticas conservadoras ao novo sistema: o nascimento das "Ciências Sociais"

- OLIVEIRA, Claudemir Gonçalves de. A matriz positivista na Educação Brasileira: uma análise das portas de entrada no período RepublicanoDiálogos Acadêmicos, Volume 1 – Numero 1. Edição Outubro/Janeiro de 2010.


Material auxiliar:

- REIS, Helena Esser. A Democracia Como Processo: política e educação no pensamento de TocquevilleRevista Contexto & Educação, 24(82), 97–110.

→ Pedreira de São Diogo. Brasil, 1962. 20 min. Direção: Leon Hirszman.

Especial Igreja Positivista. Brasil, 2020. 30 min. Realização: TV Alerj.

A última religião - Documentário sobre o Positivismo no Brasil. Brasil, 2015. 50 min. Direção: Hugo Pinto.

[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


Atividades VI

4. O materialismo histórico-dialético de Marx e Engels

- OLIVEIRA, Marcos Marques. Ascensão e "queda" do sistema da propriedade privada: o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. Palestra para o Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (IEAR/UFF), 21 mar 2012.


Material auxiliar:

- LUKÁCS, George. Carta sobre o estalinismoCivilização Brasileira, caderno especial nº 1, nov. 1967. (Tradução de Leandro Konder).

- MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do Partido Comunista São Paulo: Sundermann, 2017.

→ Karl Marx conversa com Adam Smith. Oposições entre o marxismo e o liberalismo clássico. Netmundi.org: Arte, Cultura e Filosofia, 2017.


Atividades VII

5. Marxismo(s) e pensamento educacional

- TONET, Ivo. Marxismo, Educação e Pedagogia SocialistaGerminal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 8, nº. 1, p. 37-46, jun. 2016.

[Escolha de temas dos grupos de trabalho para os seminários]


Material auxiliar:

- FERRARO, José Luís Schifino. Althusser, Educação, Estado e (Re)ProduçãoRevista Contemporânea de Educação, v. 9, nº 17, 2014.

- MELLO, Antônio Reis Lopes. Uma leitura do texto de Adorno: “Educação após Auschwitz”Estudos – Revista da Faculdade Ciências Humanas da Unimar, v.1, 1997.

SOUZA, José Crisóstomo. O elogio de Marx ao empreendedorismoA terra é redonda, 17/11/2024. Acesso em 20/12/2024.

→ A crise do mundo socialista. 42 min. Documentário de José Willian Visentini (Geografia, USP), 1995 (?).

→ Vai pra Cuba, Eduardo! 50 min. Documentário de Juliana Baroni (ICL, 2024).


Atividades VIII

6. O funcionalismo-positivista de Durkheim

- FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).


Material auxiliar:

- OLIVEIRA, Marcos Marques de; BASTOS JUNIOR, Nevaldo Leocádia. A Sociologia na Pedagogia: ciência, política e ensino nas obras de Durkheim e Bourdieu. (pp. 195-210). In: Pedagogia e formação de professores: olhares, reflexões e experiências em foco. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2019, 

→ Émile Durkheim. Vídeo da UNIVESP, 2012.


Atividade IX

7. A sociologia compreensiva de Max Weber

- RAMOS, Guerreiro. A sociologia de Max WeberRevista do Serviço Público, 57(2), p. 267-282, 2014.


Material auxiliar:

- WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BORDA, Erik Wellington Barbosa. A sociologia, o racismo e o silêncio: Du Bois e a Escola de AtlantaContemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v. 7, nº 2, jul-dez, 2017, pp. 515-521.

- SELL, Carlos Eduardo. Weber hoje: entrevista com Carlos Eduardo SellPRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAPMacapá, v. 13, n. 3, p. 427-450, jul./dez. 2020.

→ Max Weber e o espírito do capitalismo. Vídeo da Casa do Saber, 2023.

→ W. E. B. Du Bois: um clássico da sociologia moderna? Intervenção de Matheus Gato (Unicamp). 08 min. Nexo Jornal, 2021.


Atividade X

8. A (re)produção do social em Bourdieu

- CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiroRevista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, pp. 63-85, ago 2001.


Material auxiliar:

- NOGUEIRA, Cláudio; NOGUEIRA, Maria Alice. Os Herdeiros: fundamentos para uma sociologia do ensino superiorEducação & Sociedade, 36 (130), jan-mar, 2015.

- OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Camila Ferreira da. A recepção de Bourdieu na sociologia da educação brasileira. Teorias, métodos e pesquisa educacionalCadernos de Pesquisa, n º 51, 2021.

- OLIVEIRA, Marcos Marques. Filosofia, política e educação na obra sociológica de Pierre BourdieuRevista Virtual En_Fil, Ano 3,  nº 5, jul. 2015.

→ Pierre Bourdieu: a sociologia como esporte de combate. França, 2002. 140 min. Direção: Pierre Charles. Corte: Educação e reprodução social.

[Avaliação I: Estudo Dirigido - Nova Chance]


Atividade XI

- Avaliação II: Prova Objetiva. 


Atividade XII

9. Questão de gênero: pioneiras do pensar sociológico 

(Avaliação III: Seminários)

Conjunto 1

-  SIMAS, Raquel. Olympe de Gouges. (pp. 39-52). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

-  ABREU, Maria. Sojourner Truth. (pp. 67-74). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

- CAMPOS, Luna Ribeiro; DAFLON, Verônica Tostes. Harriet Martineau. (pp. 75-94). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

CAMPOS, Luna Ribeiro. Flora Tristan. (pp. 95-110). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.


Atividade XIII

SEMANA DO IEAR/UFF 


Atividade XIV

9. Questão de gênero: pioneiras do pensar sociológico 

(Avaliação III: Seminários)

Conjunto 2

-  MELO, Hildete Pereira de Melo; MORANDI, Lucilene Morandi. Harriet Taylor Mill. (pp. 111-124). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

- DIOGO, Luciana. Maria Firmina dos Reis. (pp. 137-148). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

- MARINGOLO, Cátia Cristina Bocaiúva. Anna Julia Cooper. (pp. 161-176). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.

- VIEIRA, Giulle. Marianne Weber. (pp. 237-256). In: DAFLON, Verônica Tostes; CAMPOS, Luna Ribeiro. Pioneiras da Sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói (RJ): EdUFF, 2022.


Atividade XV

- Avaliação do Curso & Resultados Finais / VS


AVALIAÇÃO (Pesos):

– Estudo Dirigido (2) + Prova Objetiva (5) + Seminários (3) / VS .

– Presença (75%).

 

CONTATOS:

BLOG: http://sociologiadaaeducacao-iear.blogspot.com

E-MAIL: marcos_marques@id.uff.br


Nenhum comentário:

(Agenda) Questões sobre ética em pesquisa