Trilha Sonora

25 de fevereiro de 2011

Novo livro: "Florestan Fernandes", na Coleção Educadores (MEC)


Prezad@s,

Acaba de ser lançado meu último trabalho: "Florestan Fernandes", um dos volumes da Coleção Educadores, editada pelo MEC em parceria com a UNESCO e a Fundação Joaquim Nabuco.

Os 63 volumes estão sendo distribuídos, nesse início de ano letivo, para milhares de escolas públicas de Educação Básica. A coleção, que integra as comemorações dos 80 anos de criação do Ministério da Educação, vai também para todas as bibliotecas públicas do país - além de universidades, faculdades de educação e secretarias estaduais e municipais da área.

Com o objetivo de fornecer subsídios teóricos para o aperfeiçoamento do processo pedagógico e das políticas públicas da Educação, integrando também as iniciativas do governo federal de formação inicial e continuada de professores das redes públicas estaduais e municipais, a Coleção Educadores reúne textos de nomes expressivos da literatura mundial, tais como Jean Piaget, Johann Pestalozzi, Ortega y Gasset, Sigmund Freud, Jean-Jacques Rousseau, Georg Kerschensteiner, Heitor Villa-Lobos, Paulo Freire, Fernando de Azevedo, Cecília Meireles, Darcy Ribeiro e, como já dito, o nosso Florestan Fernandes. Inclui, ainda, um índice com os educadores biografados e dois manifestos que fazem parte da história da educação brasileira: o dos "Pioneiros", de 1932; e o da "Campanha Nacional em Defesa da Escola Pública", de 1959.

Escrito por especialistas nacionais (Carlos Roberto Jamil Cury, Zaia Brandão, Celso Beisiegel, Clarice Nunes, Sofia Lerche Vieira, Maria Ciavatta e, entre outros, Maria de Lourdes Fávero) e estrangeiros (Bernard Jolibert, Herman Rörhs, Juan Sánchez, Louis Legrand, Attilio Monasta, Alberto Munari e, entre outros, Michel Soëtard), cada volume traz uma apresentação do ministro da Educação, Fernando Haddad, um ensaio sobre o autor, a trajetória de sua produção intelectual na área, uma seleção de textos e uma cronologia biográfica. Na última parte, a bibliografia do autor e as principais obras sobre ele.

Por ser uma edição não comercial, não será vendida. Porém, todas as obras estão disponíveis gratuitamente para download no site www.dominiopublico.com.br.

Inclusive, a minha pequena contribuição, fruto - ainda - de minha tese "O articulista Florestan: ciência e política como base de uma pedagogia socialista", defendida, em 2006, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, sob a orientação do professor Giovanni Semeraro.

Para ler, é só baixar aqui.

Forte abraço,

Marcos Marques de Oliveira
Prof. de Sociologia da Educação
Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF

PS: Clique aqui para mais informações.

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...