Trilha Sonora

3 de dezembro de 2012

Weber e a Sociologia da Educação

Prezados Alunos,

Segue uma dica de leitura complementar para a nossa próxima aula, cujo tema será "A sociologia compreensiva de Max Weber: crise civilizatória de uma sociedade racionalizada".

O texto é "Max Weber e a Sociologia da Educação", de Carlos Eduardo Sell, professor do curso de pedagogia da FEBE (Fundação Educacional de Brusque) e do mestrado profissionalizante de gestão em políticas públicas da Univali.

Publicado na revista Contrapontos, o artigo de Sell destaca a contribuição do sociólogo Max Weber para os estudos educacionais, destacando sua tipologia das formas de educação e sua visão da evolução histórica das formas de educação, caracterizada como um progressivo processo de racionalização, na qual a educação assume cada vez mais um aspecto técnico.

Tem, portanto, bastante sintonia com o texto de Alberto Tosi Rodrigues ("Sociedade, educação e desencantamento"), indicado como leitura obrigatória, e colabora como ponto de partida para a compreensão da obra futura que iremos analisar: "Os empresários da educação e o sindicalismo patronal", de minha autoria.

Até sexta!

Marcos Marques

Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...