_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

22 de maio de 2014

[Agenda] Educação do Campo no Brasil: um diálogo com alfabetizadores das classes populares


Prezad@s,

Segue o material indicado para a próxima aula de sábado (24/05/2014), na Pós-Graduação (Especialização) "Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares", do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF).

Objetivo:
A partir de um breve diagnóstico da escolarização no campo brasileiro, estimular a reflexão crítica coletiva sobre algumas práticas políticas e pedagógicas que visam o chamado "desenvolvimento sustentável" do meio rural, especialmente as engendradas pelos movimentos sociais campesinos, que tem por base o (re)conhecimento dos interesses sociais e das características culturais das diversas populações que compõem e habitam as áreas não urbanas desta nossa nação.

Textos-Base:
- OLIVEIRA, Marcos Marques de. A educação que nasce da luta pela terra. Revista Marco Social, vol. 07, agosto 2005. (pp. 52 - 57).

- OLIVEIRA, Marcos Marques de. Jovens rurais em movimentos de alternância: aproximações gramscianas. Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares, Faculdade de Educação da UFF, Niterói (RJ), setembro 2010. (Apresentação/Seminário).

- SOUZA, Maria Antônia. Educação do Campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Revista Educação e Sociedade, Campinas (SP), vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008.

Até lá!

Marcos Marques

Nenhum comentário: