_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

15 de outubro de 2014

Dia do Professor: agradecimentos.

"A fase inicial foi dura para mim e para os estudantes. Como todo professor jovem, eu não estava preparado para ensinar em cursos de graduação.
Esses cursos, ao nível introdutório, requerem professores de longo tirocínio, maduros no trato com a matéria e com o ensino. Ora, eu estava também reaprendendo.
Em conseqüência, excetuando-se um curso semestral de comentário crítico de 'As regras do método sociológico', que dei em 1945, professei cursos inevitavelmente indigestos, nos quais os 'meus pontos de chegada' se convertiam nos 'pontos de partida' dos estudantes.
[...] Aos poucos, esse tipo de ensino conturbado e perturbador foi desaparecendo: ao digerir as minhas leituras e ao compreender melhor as minhas próprias funções docentes tornei-me um professor mais experiente e competente.
Então, já podia encarar o estudante e o ensino de sociologia de outra maneira".
(FERNANDES, Florestan. A sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1977. p. 176-177).

Aos mestres, meu agradecimento por ter me tornado o que hoje sou.
Às minhas vítimas, meus atuais alunos, meu agradecimento pela paciência com esse aprendiz.
Marcos Marques

Nenhum comentário: