_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

24 de fevereiro de 2015

[Livro] A concepção ontológica na obra de Paulo Freire

Diego Chabagolty, doutor em Educação pela UFF, está publicando sua tese sobre o tema acima.

O livro tem como objetivo realizar uma investigação acerca da concepção de ontologia presente na obra de Paulo Freire. Procura mostrar que o entendimento dos pressupostos ontológicos da práxis educativa freiriana é indispensável para a compreensão crítica de seu pensamento.

O trabalho se justifica por se tratar de uma questão crucial para a compreensão da proposta do educador popular brasileiro, mas pouco explorada, dada a quase inexistência de pesquisas sobre o tema, sobretudo na utilização de matrizes marxistas sobre seu ideário.

Freire é reconhecida referência para movimentos sociais e populares e a compreensão de sua obra ressente de estudos que busquem tornar mais claras as relações existentes entre os princípios ontológicos de suas propostas educativas e o entendimento marxista da totalidade e da ontologia do ser social.

Quem quiser um exemplar, é só contribuir para a confecção do livro, através do seguinte depósito bancário:

Bradesco
ag 6764 
c/c 0550155-5
cpf 076.445.547-85
R$ 40,00

Depois enviar para o e-mail do nosso companheiro: .

E, claro, aguardar a produção e o envio.

Att. Marcos Marques

Nenhum comentário: