_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

10 de dezembro de 2016

[Sociologia da Educação II] Como educar na pós-modernidade?

Prezad@s,

Como combinado ontem, realizaremos, na próxima semana, em 16/12/2016, os seminários correspondentes ao tópico 4 do nosso curso, "Temas contemporâneos em Sociologia da Educação".

Lembro que os textos estão disponíveis no programa da disciplina.

E, em 23/12/2016, iniciaremos o tópico 5, "Educação e pós-modernidade: insumos para a reflexão".

Para esse dia, o texto indicado é "Cidades-totais: o (nada) sublime espaço pós-moderno", de minha autoria, que pode ser encontrado em  .

Aos interessados, segue também link de uma resenha sobre a obra publicada no Diário do Nordeste, pela jornalista Iracema Sales.

[Baseado no pensamento de Jameson, o sociólogo Marcos Marques consegue identificar a transição da modernidade para esse fase posterior – chamado por alguns teóricos de pós-modernidade –, tendo como uma das principais características a transformação da cultura em produtos, que circulam em um mercado sem o menor constrangimento. Pertinente a análise de Marcos Marques, uma vez que os primeiros estudos acerca da controversa “pós-modernidade” tiveram lugar na arquitetura].

#cidades-totais
#marcosmarques
#diariodonordeste
#fredericjameson
#slavojzizek
#miltonsantos
#pós-modernidade




Nenhum comentário: