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"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
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4 de outubro de 2017

[Política e Organização da Educação no BrasiI] Estudo dirigido a ser entregue no dia 20/10/2017

Resultado de imagem para pioneiros da educação nova

Alun@s,

Segue o exercício avaliativo a ser entregue no próximo dia 20/07/2017.

Em grupos de 4 (quatro), após a inspiradora leitura da entrevista do historiador italiano Lori Zanatta ("América Latina precisa sair da ideia mágica de redenção"), respondam as seguintes perguntas:

1. Como José Murilo de Carvalho, no texto base do primeiro tópico do curso, define os conceitos de "mandonismo", "coronelismo" e "clientelismo"? 

2. De que forma este mesmo autor relaciona estes conceitos com a conformação sócio-histórica brasileira?

3. Segundo José Murilo de Carvalho, no mesmo texto em questão, a natureza da dominação no Brasil se funda na expansão lenta do poder do Estado, que aos poucos penetra na sociedade e acaba por englobar as classes via patrimonialismo, clientelismo, coronelismo, populismo e, ainda, corporativismo. Você concorda com está análise? Qual seria outra hipótese conclusiva? Justifique.

- Sugestão de leitura complementar e contraditória: "Escravidão, e não corrupção, define sociedade brasileira", de Jessé Souza.

4. Segundo o cientista social Fernando Haddad, no texto analítico anexado ao "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova", de 1932, os escolas-novistas brasileiros insistiam na relevância da educação pública para o desenvolvimento da democracia em nosso país. Para tanto, ressaltavam a necessidade de difundir na opinião pública a consciência da importância primordial da complexidade dos problemas de educação brasileira. Além disso, defendiam a hipótese de que sociedades que desejassem ser "modernas" deveriam instituir um sistema de ensino para toda a população, a cargo do Estado e de forma gratuita, com base nos princípios da laicidade, do espírito crítico e da metodologia científica. Isto, de acordo com este ponto de vista, só seria possível se fossem formuladas e implementadas políticas públicas de longo prazo que pudessem ser protegidas, cada vez menos, dos interesses partidários, paroquiais e corporativos. Levando em conta a história da Educação no Brasil desde então, podemos afirmar que a proposta dos Pioneiros foi vitoriosa? Justifique sua resposta, apresentando uma argumentação que possa explicar o porque do sucesso (ou não) desta empreitada por uma Educação Pública no Brasil, condizente com os pressupostos de uma sociedade mais desenvolvida, justa e igualitária.

Qualquer dúvida, ao dispor. 

Inclusive na próxima sexta-feira, 06/10/2017, quando nos encontraremos para a próxima aula em que vamos debater dois tópicos do nosso curso: "Tempos de Capanema: centralização e descentralização na política educacional da Era Vargas"; e "A nossa primeira LDB (1961): o público e o privado na Educação Brasileira".

Até lá!


Prof. Marcos Marques de Oliveira

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