Prezad@s,
Segue, como prometido, o estudo dirigido sobre a transição do tópico 1 ("Aprendendo a pensar sociologicamente") para o tópico 2 ("As diferentes matrizes sociológicas") do nosso curso, levando em conta, especialmente, os artigos selecionados de Anthony Giddens e Karl Mannheim e, claro, o filme "Lutero".
As questões:
a) Como Giddens define “Sociologia”?
b) Como Mannheim apresenta o estudo do fenômeno educacional?
c) Quais ciências perfazem os “fundamentos pedagógicos” e de que forma a Sociologia se apresenta nesse cenário?
d) Quais os desafios, na perspectiva de Mannheim, para uma educação que se quer “democrática”?
e) A partir do que vimos no filme "Lutero", sobre a contribuição da Reforma Protestante para a derrocada da sociedade medieval, qual os efeitos que podemos listar da ausência da concorrência protestante na formação original do nosso sistema de ensino?
Para ajudar nessa última questão, segue link para o artigo "As origens da educação no Brasil: da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino", de minha autoria, publicado na revista Ensaio, da Fundação Cesgranrio.
A idéia é que vocês leiam os artigos com essas questões em mente e, depois da próxima aula, entreguem as respostas escritas.
E, na pasta, mais dois artigos para a próxima aula:
BALBACHEVSKY, Elizabeth. Stuart Mill: liberdade e representação. In: WEFFORT, Francisco. Os clássicos da política - Burke, Kant, Hegel, Tocqueville, Stuart Mill, Marx. 10ª ed. SP: Ática, 2004. (pp. 191-199).
SMITH, Adam. A divisão do trabalho / O princípio que dá origem à divisão do trabalho. In: A riqueza das nações - Investigações sobre sua natureza e suas causas. (Coleção Os Pensadores). SP: Abril, 1973. (pp. 41-51).
Abs, Marcos Marques
Prof. Sociologia da Educação I
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Informativo das Disciplinas de Sociologia do IEAR-UFF / Prof. Marcos Marques de Oliveira
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