_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

12 de outubro de 2011

Educação do Campo: Textos para os Seminários

Prezad@s,

No link da Revista Marco Social V. 12 (nº 1, julho 2010), dedicada ao tema "Educação do Campo", editada por mim e publicada pelo Instituto Souza Cruz, estão os seguintes artigos:

- ALVES, Gilberto Luiz. Tendências da educação no campo. Marco Social, vol. 12, nº 1, julho 2010. (pp. 16-19).

- MUNARIM, Antonio. O cenário de construção de uma política pública de Educação do Campo. Marco Social, vol. 12, nº 1, julho 2010. (pp. 08-13).

- ARROYO, Miguel. Educação do Campo: movimentos sociais e formação docente. Marco Social, vol. 12, nº 1, julho 2010. (pp. 12-15).

Já o meu artigo "Jovens rurais em movimentos de alternância: aproximações gramscianas", foi publicado em duas versões.


Uma está no livro Gramsci e os movimentos populares. E a mais recente (veja link acima) no site do XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, realizado de 6 a 11 de setembro de 2011, na UFPE, em Recife-PE, e apresentado no Grupo de Trabalho "Educação e Desigualdade Social" (GT 25).

Por fim, nesse link pode ser encontrado o meu artigo "A educação que nasce da luta pela terra" (Marco Social, vol. 07, agosto 2005, pp. 52 - 57), que trata da Escola Nacional Florestan Fernandes, uma iniciativa do MST (Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Att. Marcos Marques

Nenhum comentário: