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"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
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18 de julho de 2012

III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação


Acontece no Campus da Praia Vermelha, UFRJ, o III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, com o tema "Problemas contemporâneos da educação no Brasil e em Portugal: desafios à pesquisa".

Veja a programação:

25 de Julho
9.00h/12.30h 
ABERTURA
MESA “DESIGUALDADE, EQUIDADE E POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO”.  

Participantes:
Teresa Seabra/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa/Portugal  
Mariane Campelo Koslinski/Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil
Nigel Brooke/Universidade Federal de Minas Gerais-Game/Brasil

Moderador: Márcio Costa/Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil

SESSÃO DE DISCUSSÃO DE TRABALHOS SOBRE DESIGUALDADE, EQUIDADE E POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO
1400h/17.00 h

Alan Stoleroff e Patrícia Santos/ISCTE-IUL/CIES-IUL, Lisboa/Portugal - O ciclo de vida profissional dos professores: uma conceptualização revista à luz das reformas educativas em Portugal

Carla Cibele Figueiredo - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal/Portugal - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, o papel dos peritos externos

Fernando Tavares Jr – Universidade Federal de Juiz de Fora/Brasil - Limites da expansão do ensino superior: Brasil e Portugal

Rebeca Contrera Ávila – Universidade de Campinas/Brasil - A Faculdade de Medicina da UNICAMP no contexto da feminização da profissão médica

Susana Batista - CESNOVA, FCSH-UNL/Portugal- O papel da avaliação na redistribuição de competências entre atores educativos. Contributos de reflexão a partir do caso português

Mariane Campelo Koslinski; Julia Tavares de Carvalho; Carolina Portela – Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil - Escolha da família e/ou escolha das escolas – Um estudo sobre os condicionantes da distribuição de alunos entre escolas da rede municipal do Rio de Janeiro

Moderador: Marilia Carvalho/Universidade de São Paulo/Brasil

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO – As Metodologias Quantitativas
18.30/20.00 h

M. Benedita Portugal Melo – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal “Como inquirir professores? Limites das técnicas de investigação baseadas na escrita em populações muito escolarizadas”


26 de julho
9.00h/12.30h
MESA “INFÂNCIA E JUVENTUDE: PROCESSOS EDUCATIVOS, SOCIABILIDADES E CULTURAS”

Participantes:
Manuela Ferreira/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal
Deise Arenhart/Universidade Federal Fluminense/Brasil
Glória Maria dos Santos Diógenes/Universidade Federal do Ceará/Brasil

Moderador: Paulo Carrano/Universidade Federal Fluminense/Brasil

SESSÃO DE DISCUSSÃO DE TRABALHOS SOBRE “INFÂNCIA E JUVENTUDE: PROCESSOS EDUCATIVOS, SOCIABILIDADES E CULTURAS”
14.00/17.00 h

Célia Cristina Cappucci Maia Negrão Caldas - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/Brasil - Cultura operária do ABC: O processo de socialização de um grupo de jovens metalúrgicos

Gabriel Lelis da Fonseca Ferreira e Carlos Alberto Lopes de Sousa – Universidade de Brasilia/Brasil - Crítica de uma Tipologia Moral da Escola Básica no Brasil Atual

Karen Polaz – Universidade de Campinas/Brasil - A educação das crianças em famílias de alta renda

Nadir Zago - Universidade Comunitária da Região de Chapecó/Brasil - Empregada doméstica e universitária: dimensões sócio-culturais e etapas de uma trajetória

Ricardo de Sequeira Lugó - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/Brasil - Diferenças e similaridades nos processos de socialização de jovens integrantes em organizações que buscam a preservação ou a subversão da ordem

Rosana Heringer – Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil - Expectativas sobre ingresso no ensino superior entre estudantes da Cidade de Deus, Rio de Janeiro - Faculdade de Educação

Moderador: Juarez Dayrell/Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO: as metodologias qualitativas
18:30/20.00 h

João Teixeira Lopes – Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal – “Retratos sociológicos mais do que uma técnica, um método”

José Manuel Resende – CESNOVA. FCSH. Universidade Nova de Lisboa/Portugal “A avaliação escolar à prova do olhar etnográfico: questões, limitações e potencialidades”


27 de Julho
9.00h/12.30h
MESA “FAMÍLIA E ESCOLA; NOVAS TECNOLOGIAS, MIDIAS E NOVAS DINÂMICAS SOCIAIS”.

Participantes
Diana Dias de Carvalho/Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa/Portugal
Geraldo Romanelli/Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto/Brasil
Maria Luiza Canedo da Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil

Moderadora: Lea Pinheiro Paixão/Universidade Federal Fluminense/Brasil.


DISCUSSÃO DE TRABALHOS SOBRE “FAMÍLIA E ESCOLA; NOVAS TECNOLOGIAS, MIDIAS E NOVAS DINÂMICAS SOCIAIS”.
14.00/17.00 horas

Elias Evangelista Gomes - Universidade de São Paulo/Brasil - Sociologia da educação do povo: uma análise sobre a dimensão socializadora do marketing político brasileiro

Eva Gonçalves - CesNova da FCSH/Universidade Nova de Lisboa/Brasil - Interação Escola-Família, parceria ou mera aproximação? – as políticas educativas europeias

João Amado, Isabel Freire, Armanda Matos, Cristina Vieira, Teresa Pessoa - Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa/Portugal - O Cyberbullying e a Escola: uma análise da situação em Portugal

Maria José Braga Viana – Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil - O bom desempenho escolar e alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte: Elementos para o aprofundamento da compreensão do "sucesso" escolar em meios populares

Sérgio Luiz Alves da Rocha - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos - Alunos, professores, leituras e imagens: um estudo sobre a leitura em uma escola publica do Rio de Janeiro

Wânia Maria Guimarães Lacerda – Universidade Federal de Viçosa/Brasil - Escolha do estabelecimento de ensino e ecologia do quase-mercado escolar de Viçosa (MG) -

Moderador: Maria da Graça Setton/Universidade de São Paulo/Brasil

SESSÃO DE LEVANTAMENTO DE CONCLUSÕES E DE AVALIAÇÃO DO III COLÓQUIO LUSO-BARSILEIRO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DE PROPOSTAS PARA O FUTURO
18.30/20.00 h


ARTIGOS APROVADOS, QUE SERÃO DISTRIBUÍDOS, E APRESENTADOS ORALMENTE NA AUSÊNCIA DE ALGUM DOS TRABALHOS PREVIAMENTE  RELACIONADO.

TEMA “Desigualdade, equidade e políticas de responsabilização”.

Julio Cesar Bezerra - FAPESP - Burocracia, Escola, Estado: agentes burocráticos ou os “dentes da engrenagem”

TEMA “Infância e juventude: processos educativos, sociabilidades e culturas” .

Karla Righetto Ramirez de Souza – Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil - Refletindo sobre a contemporaneidade da infância: as crianças do consumo


TEMA “Família e escola; novas tecnologias, midias e novas dinâmicas sociais”.

Amanda Prado de Oliveira - Universidade de São Paulo/Brasil - Jovens de camadas populares inseridos em uma escola de elite: alianças e conflitos

Fatima Ivone de Oliveira Ferreira; Lucia Regina Goulart Vilarinho – Universidade Estácio de Sá/Brasil - Tornar-se visível: sociedade do espetáculo e relacionamentos digitais entre jovens

Mais informações: http://www.coloquiolusobrasileiro.com/



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