Trilha Sonora

4 de setembro de 2013

[Dia do Livro] Sugestão: "Encontros com Paco Buey" (UFMT, 2013)


Prezados,

Foi lançado, no dia 10/09/2013, o livro Encontros com Paco Buey (EdUFMT, 2013), organizado por Artemis Torres e Márcia Pasuch, integrantes do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

O lançamento integrou a programação do SEMIEDU 2013 (Seminário Internacional de Educação da UFMT), como uma das atividades do III Ciclo de Debates "Movimentos Sociais e Educação: Alterglobalização e Descolonialidade".

Do livro, que tem o objetivo de divulgar no Brasil a obra do filósofo espanhol responsável pela difusão de autores como Marx e Gramsci, participam pesquisadores de várias partes do mundo, tais como:

- Araceli Mondragón González, do Departamento de Relaciones Sociales da Universidad Autónoma Metropolitana do México;

- Jordi Mir, coordenador do Centro de Estudios sobre Movimientos Sociales (CEMS), da Universitat Pompeu Fabra (UPF), de Barcelona, Espanha;

- Jorge Luis Acanda, professor do Departamento de Filosofia da Universidad de La Habana, Cuba;

- Manuel S. Almeida Rodriguez, Catedrático Auxiliar na Escuela de Ciencias Sociales y Humanas de la Universidad del Este, em Carolina, Porto Rico;

- Victor Ríos, Pesquisador do Centro de Estudios sobre Movimientos Sociales (CEMS), da Universitat Pompeu Fabra (UPF), Barcelona, Espanha.

Entre os brasileiros, além das organizadoras e outros professores da UFMT:

- Carlos Cortez Romero, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);

- Luiz Augusto Passos, coordenador, juntamente com Artemis Torres, do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE), da UFMT.

- Luiz Sérgio Henriques, editor do site Gramsci e o Brasil.

E, por fim, minha colaboração, representando o NUFIPE/UFF, com o capítulo dois, intitulado: "Buey: um filósofo da práxis para o século XXI".

Fica aqui, portanto, nossa sugestão de leitura para o Dia do Livro, que comemorou-se no dia 29/10/2013.

Att. Marcos Marques de Oliveira
Prof. Sociologia IEAR/UFF


Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...