Trilha Sonora

13 de setembro de 2013

Domenico Losurdo novamente no Brasil


Para as conferências "Liberalismo, emancipação e os mitos modernidade", está de volta ao Brasil o filósofo marxista Domenico Losurdo, amigo e colaborador do nossoNUFIPE/UFF. O intelectual italiano, da Universidade de Urbino, preside desde 1988 Internationale Gesellschaft Hegel-Marx für Dialektisches Denken, sendo também embro fundador da Associação Marx Século XXI.

Sua obra, traduzida internacionalmente, abrange debates profundos sobre a relação crítica entre marxismo e a tradição liberal, com destaque para análises sobre o futuro do comunismo chinês e o combate aos míticos "libertários" do pensamento liberal e, inclusive, de filósofos "radicais" como Nietzsche.

Nas conferências acima, seu objetivo é demonstrar que os liberais, ao longo do século XX, realizaram uma verdadeira operação ideológica visando "provar" que a democracia e a cidadania modernas teriam sido resultados da evolução gradual e sem traumas.

Segundo Losurdo, "os pais da democracia e da cidadania" foram, quase sempre, contrários ao sufrágio universal e às lutas populares e revolucionárias que visam a eliminação das principais cláusulas de exclusão existentes nos séculos XIX e XX: censitárias, nacionais (coloniais), raciais e de gênero.

Nessa nova vinda ao Brasil, Losurdo lança o livro "O pecado original do século XX".

As conferências, abertas ao público, ocorrerão nos seguintes locais:

- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Dia: 01/10/2013 (terça)
Horário: 19 horas
Local: Sala 100 do Prédio Novo

- Unicamp
Dia: 02/10/2013 (quarta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp

Já no dia 04/10/2013, Losurdo estará na Faculdade de Educação da UFF para uma reunião fechada com os membros do NUFIPE/UFF.

Att. Marcos Marques
Prof. de Sociologia (IEAR/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (FEUFF)
Pesquisador do NUFIPE/UFF

Conheça os livros de Losurdo lançados no Brasil


Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...