Trilha Sonora

10 de outubro de 2013

[Política da Educação] Próximas aulas (28/10, 04/11 e 11/11) e avaliação


Prezados alunos,

Após o recesso do dia 14/10 (Dia do Servidor - Antecipação) e a Agenda Acadêmica no dia 21/10, retornaremos às aulas no dia 28/10, dando continuidade ao tópico "Estado e sociedade no desenvolvimento do capitalismo", debatendo o texto "Fundamentos da política e da sociedade brasileiras", de José Murilo de Carvalho (que está na pasta).

Como leitura complementar, sugerimos estes dois artigos publicados no jornal O Globo:

- "Complexocracia", de Francisco Bosco.

- "Discurso de abertura na Feira de Livros de Frankfurt", de Luiz Ruffato.

A seguir, no dia 04/11, assistiremos ao filme "Jango", de Silvio Tendler, que trata de um dos principais personagens da política brasileira do século XX. A partir deste filme, teremos o seguinte exercício avaliativo:

- "Minha visão de Brasil". Resenha reflexiva a ser entregue no dia 11/11/2013.

O que é uma resenha?

- Abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado [o filme], descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Pode ser texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.

E, enfim, também no dia 11/11/2013, daremos início ao tópico "Políticas sociais no Brasil: da modernização passiva (1930-1989) ao neoliberalismo (1990-2002)", com base nos textos de Carlos Nelson Coutinho e Virgínia Fontes, indicados na bibliografia, e que podem ser acessados aqui.

Até lá!

Prof. Marcos Marques









Nenhum comentário:

[Agenda] II Seminário "Sistema de Cotas na Educação Pública"

Inscrições abertas para o II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, que acontecerá na UERJ de 22 a 24 de maio de 2024. Estaremos lá...