_________________________

"Sem dúvida, a Sociologia não valeria uma hora de trabalho... se não fosse para se atribuir a tarefa de restaurar às pessoas o significado de sua própria ação". [Pierre Bourdieu]
_________________________

6 de novembro de 2013

Revista EnFil, Nº 2: "Pensamento Filosófico no Brasil"


Saiu o novo número de En-Fil, uma publicação semestral da UFF sob a responsabilidade do Núcleo de Filosofia, Política e Educação (NUFIPE).

Nesta segunda edição, os artigos são referentes às palestras que compuseram as principais atividades de extensão desenvolvidas pelo NUFIPE no primeiro semestre de 2013: os Encontros com Filosofia; e o curso de extensão “Pensamento Filosófico no Brasil“, destinado a professores das redes pública e privada ligados aos respectivos sindicatos das categorias, assim como a alunos da UFF.

Temos os seguintes textos:

- A filosofia latino-americana: pano de fundo do pensamento filosófico brasileiro, de Giovanni Semeraro (FEUFF; PPG-Educação/UFF).

- Contribuições de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda ao Pensamento Social Brasileiro, de Miriam Alves de Souza (IEAR/UFF).

- Marxismo e Pensamento Social Brasileiro: as contribuições de Caio Prado Júnior e Florestan Fernandes, de Marcos Marques de Oliveira (IEAR/UFF; PPG-Educação/UFF).

- Alguns aspectos do movimento de ideias do ISEB (1955-1964), de Rodrigo Lima Ribeiro (NUFIPE/UFF).

Ontologia do Oprimido e síntese dialética freireana: contribuições de Paulo Freire ao pensamento latino-americano, de Diego Chabalgoity (NUFIPE/UFF).

- O projeto Integralista, de José Antônio Sepúlveda (FEUFF).

A filosofia do “não ser”: uma abordagem histórico-filosófica da Filosofia da libertação (1960-1977), de Sérgio Turcatto (NUFIPE/UFF).


Já na rubrica “Diversos“, três outros artigos com reflexões sobre práticas educativas e sociais:

Da Escola para a  Aldeia – seis movimentos de aproximação com Agamben, de Maria Beatriz Albernaz (ISERJ).

Mafalda e a imprescindível crítica do real na aula de História, de Carlos Eduardo Rebuá (NUFIPE/UFF).

Sobre a “Tradutibilidade” de Gramsci e algumas transformações sociais na Itália e no Brasil, de Rocco Lacorte, Percival Tavares, Maria França e Sônia Leitão (NUFIPE/UFF).


E na seção "Intercâmbios“, temos a colaboração do Prof. Dr. Fabio Frosini, da Universidade de Urbino, com o ensaio "Democrazia Mito e Religione: Il Machiavelli di Gramsci tra Georges Sorel e Luigi Russo", além do artigo "Capacità Linguistica e Patologia Schizofrenica" do Prof. Dr.Rocco Pititto da Universidade Federico II di Napoli.

Incluímos, enfim, uma entrevista com o Prof. Domenico Losurdo, publicada originalmente na revista Opera Mundi, e colocamos à disposição o link da palestra "A luta de classes: uma história política e filosófica", que foi oferecida pelo ilustre filósofo italiano na FEUFF, no dia 04/10/2013.

Att. Marcos Marques de Oliveira
Pesquisador do NUFIPE/UFF


Nenhum comentário: