Seguem as questões do Estudo Dirigido a ser entregue no dia 26 de outubro de 2014:
1. Quais foram, segundo Talcott Parsons, as três revoluções correspondentes aos processos estruturais que contribuíram para a consolidação das sociedades ocidentais? Descreva suas características principais.
2. Quais são as características do ensino jesuítico que predominou no Brasil Colonial? Qual foi, nesse sentido, o efeito da ausência da concorrência protestante na formação inicial do nosso sistema de ensino?
3. O que mudou com a vinda da Família Real Portuguesa no panorama cultural do Brasil Colonial? De que maneira esse fato contribuiu para os debates sobre o papel da Educação no Brasil Imperial?
4. O que mudou com o advento da República? Tivemos, finalmente, o fim do “dualismo” educacional vigente nos regimes anteriores?
5. Qual foi o principal efeito da “Revolução de 1930” no campo educacional? Como a Igreja Católica se posicionou frente às realizações dos governos de Getúlio Vargas?
6. Que fato novo surgiu ao final do Estado Novo que impactou a correlação de forças no campo do ensino privado? Qual foi o seu principal significado?
Att. Marcos Marques
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